Buscar

Av1 Planejamento de Carreira e Sucesso

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0917_AV1_201402009356 » PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	 1a Questão (Ref.: 201402239121)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No conteúdo apresentado na disciplina, ao se perguntar ao aluno se ele estava preparado para o ensino superior, sua resposta levou em conta mais seus sentimentos e opiniões e menos os dados estatísticos disponibilizados pelos órgãos de acompanhamento da Educação Brasileira. Porém, que informação foi apresentada aos alunos quanto ao estado atual do desempenho escolar brasileiro?
		
	
	Conforme dados do MEC/INEP, a taxa de reprovação no ensino médio em 2012 foi de 12,2% e de abandono 9,1%, o que sinaliza para um conjunto de alunos despreparados para o Ensino Superior.
	 
	Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimentos adequados de matemática é de 17% e de português 27%, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que nos mostra que os jovens sabem menos do que deveriam.
	 
	Apenas 51,1%, ou seja, quase a metade da população de jovens de 19 anos, concluíram o Ensino Médio, de acordo com dados do SAEB/INEP, de 2011, consequentemente reduzindo o contingente em condições de cursar um Ensino Superior.
	
	A média de alunos por turma no Ensino Médio foi de 31,4%, em 2012, de acordo com informações do IBGE/INEP, o que nos mostra um pequeno contingente de alunos em condições de seguir ao Ensino Superior.
	
	A Taxa de Escolarização no Ensino Médio, a partir dos dados do IBGE, relativos a 2011 foi de apenas 51,6%, ou seja, 48,4% de alunos do Ensino Médio não conseguem atingir os desempenhos esperados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402246804)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em referencia à carência de qualidade da educação básica , em especial do ensino médio assinale a resposta correta.
		
	 
	Segundo o IDEB, ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa
	
	Matemática e língua portuguesa são as únicas matérias que podem medir o desempenho escolar
	
	Segundo o MEC, no final do Ensino Fundamental, os alunos com conhecimento considerado inadequado poderão se nivelar aos outros alunos quando entrarem para a faculdade.
	
	Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado inadequado fica entre 30 e 40 % em todas as disciplinas.
	 
	Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado inadequado fica entre 45 e 60 % no caso de Matemática e de Língua Portuguesa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402257356)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na atualidade, o desenvolvimento de uma rede social se tornou quase que uma obrigatoriedade. Na Universidade encontramos a oportunidade de expandir nossa rede social mesmo que online. Das alternativas a seguir assinale a única alternativa que não constitui numa razão para se estabelecer essa rede:
		
	 
	A construção da rede criará uma série de oportunidade de lazer e diversão.
	 
	A rede desenvolve nossa habilidade de conviver e compartilhar com pessoas diferentes;
	
	A rede pode envolver professores que podem orientar seu caminho acadêmico;
	
	A construção da rede pode incluir colegas de sala que serão futuros contatos profissionais;
	
	A rede pode se constituir em uma série de futuros contatos pessoais;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402250461)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tendo como base a análise do ensino superior, assinale a afirmativa que NÃO corresponde a associação conceito versus definição.
		
	
	Vocaciona-se o bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica.
	
	Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento.
	 
	Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: Bacharelado e Licenciatura.
	 
	O curso Tecnológico possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica a preparação para atuar em uma determinada área.
	
	Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402247359)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os alunos dos cursos superiores precisam de dedicação e compromisso para aproveitar os conhecimentos oferecidos e cumprir as metas de aprendizagem. O curso, como todas as ações que executamos, tem começo, meio e fim, portanto, os alunos devem:
		
	
	cumprir os requisitos governamentais
	
	entender os critérios de execução
	
	redigir textos curtos
	
	dedicar-se integralmente ao curso
	 
	gerenciar seu tempo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402184994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcelo é um estudante com capacidade de interpretar intenções, temperamentos, motivações e desejos de seus outros colegas. No convívio em grupo, responde adequadamente, com respeito e ética, mostrando, em relação ao estudo das inteligências múltiplas, o predomínio da inteligência
		
	
	espacial.
	 
	interpessoal.
	
	intrapessoal.
	
	naturalista.
	
	lógico-matemática.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402248262)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com o objetivo de viabilizar o acesso dos alunos nas Universidades particulares e diminuir a evasão e a inadimplência, o Ministério da Educação criou um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Que programa é este?
		
	
	Consórcio Educativo.
	 
	Fies.
	
	Bolsa Família.
	
	Empréstimo Consignado.
	
	Crédito Educativo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402248336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O grande segredo de uma vida financeira equilibrada é manter um controle de gastos e de receitas, de forma a ter o primeiro menor do que o segundo. Esta conduta viabiliza uma geração de recursos livres para possibilitar a realização de investimentos. Diante dessa afirmativa, marque a opção que colabora para a geração do resultado acima descrito.
		
	
	Manter um controle das contas a pagar mensalmente e pedir empréstimos que possam cobrir o total de gastos, sempre que for necessário.
	 
	Manter um controle efetivo sobre os gastos e compará-los constantemente com os valores recebidos para permitir o acompanhamento do resultado líquido e esta diferença mantida.
	
	Realizar o controle de receitas ou ganhos não é uma atividade que colabore para uma vida financeira equilibrada, pois, o mais importante é o controle sobre as despesas.
	
	Solicitar recursos externos a ponto de cobrir o total das despesas realizadas a cada mês, sempre observando a taxa de juros contratada.
	
	Controlar as despesas e as receitas no que diz respeito à data para garantir que sejam pagas sem juros, recorrendo aos parentes e amigos no caso de diferenças negativas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402243920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. O perfil do investidor pode ser classificado conforme suas características predominantes. Uma dessas características, por exemplo, é não ter medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. O perfil desse investidor pode ser denominado:
		
	
	Empreendedor
	
	Moderado
	
	Monopolista
	 
	Agressivo
	
	Conservador
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402250481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No mercado financeiro uma variávelimportante é conhecer o tipo de investidor de acordo com as suas caracteristicas dominantes. Para traçar este perfil as instituições financeiras fazem uso de formulários e questionários com perguntas que possam contribuir para determinar o perfil do cliente. Estas questões exploram os seguintes temas: idade do investidor, horizonte de investimento, tolerância a perdas, experiências anteriores com algum tipo de investimento, objetivo do investimento. Avalie as alternativas abaixo e escolha a que NÃO se enquadra na definição:
		
	
	O investidor moderado é aquele que não costuma ousar. Diversifica sua carteira de investimento, criando uma aplicação híbrida que contemple diversos tipos de risco, reduzindo o risco total.
	
	A caderneta de poupança é um dos exemplos de aplicação que um investidor conservador faz.
	 
	O investidor agressivo está disposto a correr riscos para obter mais ganhos, sendo assim, o mercado acionário não está entre os ativos escolhidos para aplicações.
	
	O investidor conservador prima pela segurança em seus investimentos, é avesso a perdas e buscam aportar seus recursos em investimentos de renda fixa.
	
	O investidor agressivo é adepto ao risco, procurando alavancar suas posições buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo.

Continue navegando