APOL DE LUDICIDADE
18 pág.

APOL DE LUDICIDADE


DisciplinaLudicidade e Educação441 materiais7.486 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
A afirmação I é falsa, pois é um comportamento do leitor competente saber selecionar textos a partir de suas preferências. A afirmação II é verdadeira, pois um leitor competente consegue identificar o jogo de construção do sentido construído pelo autor. A afirmação III é verdadeira, pois o leitor competente sente-se desafiado por novos textos, utilizando-se das experiências de leituras anteriores como base para estabelecer um juízo crítico sobre o que leu (livro-base, p. 106-107).
	
	B
	F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F
	
	E
	V \u2013 F \u2013 F
Questão 2/10 - Ludicidade
Leia atentamente a seguinte afirmação:
\u201cPiaget e Vygotsky, autores que pesquisaram o desenvolvimento humano, nascidos no mesmo ano, os autores têm muito em comum em suas pesquisas. Piaget morreu muito depois de Vygotsky, que faleceu aos 36 anos de idade de tuberculose, logo, Piaget só teve acesso às ideias de Vygotsky após sua morte\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0220.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
A respeito das diferenças de pensamentos entre Piaget e Vygotsky, e de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. Vygotsky privilegia a maturação biológica e aceita os fatores internos sobre os externos.
II. Piaget acredita que o fator social interfere nas situações criadas pela imaginação da criança.
III. Para Vygotsky, a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança.
IV. Para Piaget cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Você acertou!
as afirmativas I e II são falsas, pois o correto seria: Piaget privilegia a maturação biológica e aceita os fatores internos sobre os externos. Vygotsky acredita que o fator social interfere nas situações criadas pela imaginação da criança. Já as questões III e IV estão corretas, pois: \u201cPara Vygotsky, a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança\u201d. \u201cPara Piaget cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação\u201d (livro-base, p. 54 e 57).
	
	D
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 3/10 - Ludicidade
Leia o seguinte trecho de artigo:
\u201cÉ também, com base na cooperação, que as crianças passarão a defender a igualdade em face da autoridade. No campo cognitivo, será esta a responsável por modificar as atitudes egocêntricas iniciais, permitindo a inserção da criança num sistema de reciprocidade lógica e interpessoal, isto é, de cooperação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIADO, Ana Paula Sthel; ROSSETTI, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, 2009. p. 88.
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica discute os jogos de cooperação e de regras. Marque a alternativa correta a respeito desse tema:
Nota: 10.0
	
	A
	O professor define as regras do jogo e encaminha as atividades de forma que o jogo e as regras não sejam questionados.
	
	B
	Enquanto alguns alunos não entenderem as regras do jogo, o professor mediador pode continuar o jogo com os demais alunos normalmente.
	
	C
	Os jogos de regras possuem conteúdos inerentes e podem auxiliar em várias áreas do currículo escolar.
Você acertou!
\u201cos conteúdos abordados no jogo estabelecem inúmeras relações e, nesse sentido, enfatizam o aspecto da estrutura, da relação, da forma sobre o conteúdo\u201d (livro-base, p. 115).
	
	D
	Os jogos de regras são ferramentas de avaliação que devem ser utilizados para análise do professor sobre o desempenho dos alunos.
	
	E
	Os jogos de cooperação não possuem regras, por isso, seus usos devem ser evitados como recurso pedagógico.
Questão 4/10 - Ludicidade
Leia a seguinte afirmação:
\u201cApesar de as crianças menos favorecidas economicamente viverem em situações de estresse e risco constantes, o lúdico pode vir a ser um instrumento de promoção de resiliência, conforme o seu emprego\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicol. estud., Maringá, 2005. p. 67.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O lúdico empregado para fins pedagógicos são momentos em que os professores utilizam o lúdico para planejar suas aulas e avaliar seus alunos.
	
	B
	O lúdico como forma de promover a resiliência é uma estratégia disciplinar, principalmente aos alunos indisciplinados.
	
	C
	Para que o lúdico tenha fins pedagógicos é fundamental que os professores saibam organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído.
Você acertou!
\u201cA fim de ampliar as concepções sobre o lúdico e começar a compreendê-lo dentro de um contexto na aprendizagem, é fundamental pensarmos sobre o papel do educador na organização de situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído\u201d (livro-base, p. 89).
	
	D
	A ludicidade é desenvolvida já nos primeiros anos de vida. Na idade escolar, a criança não possui mais essa capacidade. Por isso, o professor deve estimular o lúdico com fins pedagógicos.
	
	E
	As crianças menos favorecidas economicamente e que sofrem algum tipo de violência possuem pouca ou nenhuma capacidade de desenvolver a ludicidade.
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Atente para a seguinte afirmação:
\u201cImporta perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto,