Buscar

Aula nº6 teórica Revisão para prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ginástica Artística
Revisão
Estácio
-Revisão para prova
-Conclusão
Sumário
Estácio
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. 
Histórico
Estácio
 Egito antigo – executada nas ruas como forma de divertimento;
 Grécia – executada como forma de preparação física; 
 “De arte Ginástica” - Jerônimo Mercurialis (1569);
 Jean Henri Pestalozzi (1712-1778) – introduz a ginástica na escola;
 Séc. XVIII: Guts Muths, Amóros, Ling e Jahn (ginástica moderna)
 Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852) – precursor da GA.
Histórico
Estácio
. Solo;
. Paralelas;
. Cavalo com alças;
. Salto sobre o cavalo;
. Argolas; e
. Barra fixa
Provas Masculinas
Estácio
Estácio
. Solo;
. Paralelas;
. Cavalo com alças;
. Salto sobre a mesa;
. Argolas; e
. Barra fixa
Provas Masculinas
Estácio
Estácio
-Solo;
-Salto sobre a mesa;
Barras assimétricas; e
Trave
Provas Femininas
Estácio
Estácio
-Solo;
-Salto sobre a mesa;
Barras assimétricas; e
Trave
Provas Femininas
Estácio
Estácio
Principais competições:
JO;
Campeonato Mundial (todos os anos)
 Copa do Mundo (várias etapas por ano) – final realizada com os melhores das etapas
Regulamento
Estácio
Estácio
Crescimento da Ginástica Artística no Brasil 
Nos JO Londres 2012, Artur Zanetti conquista uma medalha de ouro nas argolas;
-Nos JO Rio 2016, o Brasil conquista 3 medalhas (2 prata e 1 de bronze) 
Histórico 
Estácio
Estácio
Força é a capacidade de gerar tensão muscular com (dinâmica) ou sem movimento aparente (estática). 
A força do tipo dinâmica apresenta duas ações musculares, concêntrica (trabalho positivo) e excêntrica (trabalho negativo). Na primeira, o músculo sofre tensão e se encurta e na segunda o mesmo músculo sofre tensão e se alonga. 
Já a força do tipo estática apresenta apenas uma ação muscular conhecida como isométrica. Esta gera tensão muscular sem movimento articular (GOBBI, VILLAR e ZAGO, 2005).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Resistência - qualidade física que permite um esforço contínuo, proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. 
A Resistência Aeróbica ou endurance caracteriza-se pela capacidade do indivíduo de sustentar um exercício realizado com intensidade baixa a moderada e longa duração, onde a energia necessária para a realização do exercício provém principalmente do metabolismo oxidativo. Equilíbrio entre o consumo e a absorção do oxigênio (steady-state). 
A Resistência Anaeróbica caracteriza-se pela capacidade de um indivíduo sustentar o maior tempo possível uma atividade de alta intensidade, em condições anaeróbicas, ou seja, em débito de oxigênio (TUBINO e MACEDO, 2006).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Flexibilidade - qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de promover lesão (DANTAS, 2005). Amplitude dos movimentos articulares (NAHAS, 2001)
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Coordenação - Capacidade de realizar uma tarefa que integre diferentes partes do corpo, ou seja, é a ação conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética, dentro de uma sequência de movimentos objetivos (WEINECK, 1991).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Velocidade - Capacidade de realizar movimentos sucessivos e rápidos de um mesmo padrão no menor tempo possível e apresenta-se de três formas: 
velocidade de reação: capacidade de um indivíduo responder o mais rápido possível o aparecimento de um estímulo esperado; 
2) velocidade de movimento de membros: é a habilidade de mover braços e pernas tão rápido quanto possível; 
3) velocidade de deslocamento: capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para outro realizando movimentos de um mesmo padrão (TUBINO e MACEDO, 2006).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Agilidade - Capacidade do indivíduo em realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. Capacidade de começar, parar e mover o corpo rapidamente em diferentes direções (TUBINO e MACEDO, 2006).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Equilíbrio - Capacidade de assumir e sustentar o corpo contra a lei da gravidade. Dividi-se em: 
Estático: equilíbrio conseguido em uma determinada posição; 
2)Dinâmico: equilíbrio conseguido durante o movimento; 
3) Recuperado: recuperação do equilíbrio em uma posição qualquer, depois de haver estado no ar (TUBINO e MACEDO, 2006).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Ritmo - Pode ser definido como a repetição regular e periódica de uma estrutura ordenada, ou simplesmente como dizia PLATÃO: ordenação do movimento (TUBINO e MACEDO, 2006). Está intimamente ligado a coordenação motora e a musicalidade. É responsável pela velocidade de execução dos movimentos. Em algumas atividades, manifesta-se em BPM, ou seja, os batimentos por minuto da música (COSTA, 1996). Segundo Gobbi, Villar e Zago (2005) é a capacidade física de gerar um movimento em determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular.
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Descontração ou relaxamento - Fenômeno neuromuscular resultante de uma redução na tensão da musculatura esquelética, com o objetivo de economizar energia. Atualmente, também faz uma abordagem de distensão mental. Pode ser total ou parcial. A primeira tem como exemplo a atividade física Ioga, que promove um relaxamento total, e a segunda promove um relaxamento diferencial (parcial), importante na atividade esportiva para melhorar o desempenho físico (TUBINO e MACEDO, 2006).
Qualidades Físicas
Estácio
Estácio
Posturas Básicas é a denominação dada às posições que o corpo assume na realização dos exercícios. 
São cinco essas posturas básicas: estendido, grupado, carpado, afastado e selado. 
-Estendido - é a postura na qual os segmentos corporais encontram-se alinhados; 
-Grupado - é a postura na qual acontece a flexão do quadril simultaneamente à flexão dos joelhos, com a aproximação destes ao tronco ou do tronco àqueles; 
-Carpado - é a postura na qual acontece a flexão do quadril com a aproximação simultânea das pernas estendidas ao tronco ou do tronco às pernas; 
-Afastado - é a postura na qual acontece o afastamento das pernas, de forma lateral ou longitudinal, com os joelhos estendidos, podendo haver ou não a flexão do quadril; 
-Selado - é a postura na qual acontece a hiperextensão da coluna. Habitualmente esta não é uma postura estática desejada na Ginástica Artística.
Posturas Básicas
Estácio
Estácio
Posturas Básicas (Revisão)
Estácio
Estácio
É a colaboração que uma pessoa ou a utilização de materiais oferecem ao executante na realização do exercício.
São divididos em:
Pessoal;
Material;
Metodológico; e
Psicológico
Auxílio-segurança aplicados na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Auxílio-segurança pessoal:
Deve ser entendido como o auxílio direto dado ao executante por um ou mais companheiros ou o próprio professor, sendo este um procedimento habitual nas sessões de aprendizagem e aprimoramento. 
Além da garantia da integridade física, o “auxílio-segurança pessoal” também objetiva a ajuda na realização de uma tarefa proposta, porém ainda não dominada completamente. Neste caso o “auxílio-segurança pessoal” acontece mais intensamente nos treinamentos cotidianos. 
Auxílio-segurança aplicados na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Auxílio-segurança material:
Santos (2013), define que segurança material é aquela oferecida pela escolha adequada do material a ser utilizado na realização das tarefas, além da forma como este material é disposto para os treinamentos ou competições e ainda, como se dá a utilização do mesmo.
Considerando o auxílio na realização das tarefas propostas, deve ser observada a possibilidade de utilização de meios auxiliares, sejam eles materiais ou pessoais, na facilitação da aprendizagem e/ou do aprimoramento dos exercícios da Ginástica Artística. 
Auxílio-segurança aplicados na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Auxílio-segurança metodológico:
-Este tipo de auxílio-segurança refere-se à metodologia aplicada no ensino das tarefas próprias da Ginástica Artística.
-Dentre as inúmeras possibilidades de ação, deve ser dedicada atenção especial às explicações das tarefas, dos procedimentos a serem adotados, não deixando de promover uma análise clara e objetiva do exercício a ser aprendido, sempre de forma dialética. 
-Desse modo, a tarefa pode ser apresentada e vivenciada de forma global, podendo então, ser segmentada e trabalhada parte a parte, caso a mesma ainda não tenha se efetivado. 
Auxílio-segurança aplicados na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Auxílio-segurança psicológico:
-É o auxílio que proporciona bem-estar psicológico na realização das tarefas propostas. Ele nunca acontece isoladamente. É gerado por procedimentos desenvolvidos nas aulas e engloba os outros três tipos de auxílio segurança.
Auxílio-segurança aplicados na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
-Parcial ou analítica – consiste no ensino do exercício em partes até a realização integral do mesmo. Parte-se das tarefas menos complexas para as mais complexas. Progressão pedagógica.
Global – consiste em analisar e executar o exercício completo, considerando a vivência do aluno, corrigindo as falhas de execução conforme elas surgem. 
Genética – consiste no enriquecimento e aperfeiçoamento da motricidade geral do indivíduo possibilitando interpretar e realizar uma variedade de tarefas em diversas situações, de forma que lhe seja permitido transformá-las, chegando à realização de novas tarefas, baseado em vivências anteriores. 
Concepções de ensino na GA (Revisão) 
Estácio
Estácio
Elementos materiais que facilitam o aprendizado, o aprimoramento dos exercícios, e os que também oferecem segurança aos atletas na execução dos exercícios da Ginástica Artística. 
1.Meios auxiliares para impulso 
2.Meios auxiliares para amortecimento 
3.Meios auxiliares para sustentação 
Meios auxiliares na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Meios auxiliares para impulso 
Possibilitam aos ginastas um aumento de impulso na realização dos exercícios nos diferentes aparelhos e no solo. 
Exemplo: 
A utilização do Mini tramp na aprendizagem do “Mortal para Frente”. 
Meios auxiliares na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Meios auxiliares para amortecimento 
Auxiliam os ginastas na finalização de algumas tarefas, principalmente nas acrobacias e nas saídas dos aparelhos, abrandando o choque da chegada do corpo ao solo ou numa retomada do aparelho. 
Exemplo: 
A utilização de um colchão fofo, de espuma, colocado em frente a um aparelho, para a finalização de um exercício ou sobre um aparelho, para atenuar o choque do corpo sobre o mesmo. 
Meios auxiliares na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Meios auxiliares para sustentação 
Oferecem sustentação aos ginastas durante a realização das tarefas propostas, isto é, são os que impedem o ginasta cair, auxiliam na sustentação ou atenuam a sua queda durante o exercício. 
Exemplo: 
A utilização de um cinto de segurança preso ao ginasta, na aprendizagem de um “Duplo Mortal” de saída na Barra. 
Meios auxiliares na GA (Revisão)
Estácio
Estácio
Matéria para a prova:
Precursor da GA;
Provas masculinas e femininas;
Qualidades físicas;
Posturas básicas;
Medalhas olímpicas conquistadas pelo Brasil;
Posturas básicas;
Auxílio segurança;
Concepções de Ensino na GA;
Meios auxiliares na GA
Estrutura de aula em GA 
Estácio
Estácio
- Publio, N. D. Evolução histórica da ginástica olímpica.
- Abtibol, L. G. Aprendizagem de ginástica olímpica
Referências Bibliográficas
Estácio
Estácio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando