Buscar

Periodontia (anatomia dental)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Periodontia
 Periferia do dente: osso, gengiva, fibras do lig. Periodontal, fibras colágenas (compõe as gonfoses).
 Periodonto de proteção (tec. Gengivais) e de inserção (osso alveolar, cemento e o ligamento).
 Gengivas: 
G. Marginal (ou livre) que acompanha o colo dentário, não é aderiada ao dente. Forma um sulco entre a gengiva e o dente (Sulco gengival, 0,69mm). Biótipo: gengiva marginal espessa ou delgada.
G. Inserida está apicalmente a g. marginal, inserida ao periósteo do osso alveolar. Epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado (queratina com células com núcleos-troca celulares rápidas). Resistencia a infecção bacteriana e impactos alimentares, lado externo tem queratina e lado interno não tem, ou seja, o interno está susceptível a bactérias.
G. Interdentária: papilas interdentárias presentes nas ameias formadas por g. marginal e inserida.
 Sulco gengival: entre a g. marginal e o dente. Tem 0,69mm de profundidade.
 A superfície da gengiva inserida tem aspecto de casca de laranja devido as interdigitações dérmicas (o tec. Conj. Penetra no epitelial p/ nutrir células distantes).
 Acima da gengiva (dentes superiores) está o tec. Conjuntivo (mucosa alveolar), é mais vermelha, pois não há queratina e é mais translucido (da para visualizar as veias).
 Epitélio juncional do dente que está acima do sulco gengival (dentes superiores) pode ser descolado do dente, tem comprimento de 1mm, apicalmente está a inserção conjuntiva onde as fibras periodontais vão se aderir ao dente. Juncional + Inserção = Espaço biológico que isola o meio bucal do espaço periodontal, barreira de microrganismos. 
 Papilas gengivais são aquelas que delimitam as curvas parabólicas que acompanham o colo dentário, cobre a parede e dão formato ao dente. O ponto de maior curvatura de uma curva parabólica é “zênite gengival” , ele é distalizado em incisivos centrais .. (não da pra ler, quem conseguir põe aqui).
 A gengiva inserida é mais larga nos dentes anteriores.
 Com o tempo a gengiva inserida tende a aumentar devido ao mov. Dos dentes que erupcionam um pouco por causa do desgaste, a gengiva o acompanha. A retração ocorre devido a inflamações por exemplo.
 Junção Muco-gengival entre a mucosa alveolar e a gengiva inserida.
 A presença de melanócitos é normal na gengiva inserida.
 A gengiva interdentária é mais delgada vestíbulo-lingualmente nos dentes anteriores, nos dentes posteriores ela é chamada de “cool” por aparência de sela.
 Espaço biológico é constituído por epitélio juncional (aderido ao dente), porção apical do epitélio gengival e inserção conjuntiva (entre o epitélio juncional e o osso alveolar). Está apicalmente ao sulco gengival e coronariamente ao osso alveolar. 2,04mm de comprimento.
 A aplicação de uma força externa mecânica descola o epitélio juncional do espaço biológico. A restauração descola-o definitivamente e abre o espaço biológico a bactérias.
 A parede interna da g. marginal, o epitélio juncional (10-20 camadas de células) e o cool gengival normalmente não são queratinizados.
 A inserção conjuntiva é formada por fibras que se ligam ao dente. As fibras podem ser dentogengivais circulares ou alveolodentais e de acordo com suas direções são horizontais, obliquas apicais e transseptais.
 Os fibroblastos presentes no tec. Gengival e no tec. Do lig. Periodontal produzem colágeno que mantem a firmeza do tec. Periodontal. Os fibroblastos são totipotentes, podendo se transformar em cementoblastos, osteoblastos, etc.
 Periodonto de inserção é formado pelo osso alveolar, lig. Periodontal e cemento radicular.
 Osso alveolar: cortical interna recebe as fibras do lig. Periodontal, a cortical externa é revestida por periósteo onde a gengiva inserida está aderida, crista do osso alveolar, ele é repleto de canais de volkman no osso alveolar propriamente dito (cortical interna), por onde passam vasos e nervos p/ mov. Da subst. fundamental amorfa.
 O cemento pode ou não receber fibras do lig. Periodontal, pode ainda ser acelular (primário) (dentes permanentes, nos terços mais coronários da raiz) ou celular (secundários) (terço apical de dentes permanentes e em dentes decíduos).
 Cemento acelular aumenta pela disposição de cálcio e fosforo do lig. Periodontal; o cemento celular cresce graças a presença de cementoblastos (fibroblastos diferenciados) que se adere a superfície do cemento e depositam matéria orgânica que é cristalizada (maior capacidade de crescer).
 Junção amelocementaria (colo) pode expor a dentina e provocar a sensibilidade ao frio (liquido se contrai), calor (liq. Dilata) ou ao doce (liq. Vai para glicose).

Outros materiais