Buscar

Glicídios: Fonte de Energia e Função Estrutural

Prévia do material em texto

Glicídios
Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono. 
As principais funções do Glicídios:
São a fonte primária de energia para as células: essas moléculas podem ser quebradas/degradadas em reações catabólicas, liberando energia para o funcionamento das células.
Possuem função estrutural, como a celulose, componente principal das paredes celulares de células vegetais, e a quitina, componente das paredes celulares de fungos e do exoesqueleto dos artrópodes.
Os glicídios têm funções no reconhecimento e sinalização celulares.
Os glicídios podem ser divididos em três tipos principais:
Monossacarídeos: são os glicídios mais simples, constituídos de 3 a 7 átomos de carbono, como a glicose, a frutose e a galactose. Não podem ser quebrados em glicídios menores pelo processo digestório. O prefixo mono indica que consistem de apenas uma molécula. Têm a seguinte fórmula molecular: (CH2O) n.
Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos. Exemplos:
*Sacarose (glicose + frutose): é o açúcar de cozinha. O tal "açúcar invertido" nada mais é do que a sacarose quebrada em seus dois monossacarídeos constituintes. 
*Lactose (glicose + galactose): presente no leite.
*Maltose (glicose + glicose): encontrado no malte, material utilizado na produção da cerveja, proveniente da dessecação da cevada.
Polissacarídeos: formados pela união de centenas ou milhares de monossacarídeos. Tendo como principais polissacarídeos:
*Amido: reserva energética das plantas, constitui parte importante da alimentação humana. 
*Glicogênio: reserva energética dos animais. É uma versão menos ramificada da amilopectina do amido, sendo também um polímero de glicose. Na medida em que uma célula vai precisando de energia, são liberadas unidades de glicose do glicogênio (o mesmo vale para o amido).
*Celulose: componente das paredes celulares de células de plantas. Também é um polímero de glicose e pode ser utilizado como alimento por animais em cujos sistemas digestórios se encontrem micro-organismos simbiontes produtores da enzima celulase, capaz de digerir a celulose.
*Quitina: componente das paredes celulares de fungos e dos exoesqueletos dos artrópodes.
Observação: Reserva energética quer dizer que as moléculas de monossacarídeos que o constituem são armazenadas nas células ligadas em sequência formando o polissacarídeo.
Os principais glicídios: 
- Glicose: é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos. 
- Sacarose: também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo. 
- Amido: glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia. 
- Celulose: tem a função de formar as paredes das células dos vegetais

Continue navegando