Buscar

Plexos Nervosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLEXO CERVICAL
Consiste em ramos cutâneos e musculares dos ramos anteriores dos nervos C1 – C4 e algumas fibras nervosas de C5. Situa – se profundamente ao músculo esternocleidomastóideo e anteriormente aos músculos escaleno médio e levantador da escápula. Os ramos cutâneos desse plexo inervam áreas na cabeça, no pescoço e no tórax. Os ramos musculares inervam músculos do pescoço, como o omo – hioideo e esternohióideo, gênio – hioideo, tirei – hioideo e esternotireoideo e músculos do pescoço e do ombro, como o esternocleidomastoideo, escalenos, levantador da escápula e trapézio, além do diafragma. O nervo frênico, o maior nervo deste plexo, oferece suprimento nervoso motor total ao diafragma.
PLEXO BRAQUIAL
É maior e mais complexo que o plexo cervical. Os nervos do membro superior originam – se do plexo braquial, estendem – se da região cervical para a axila e fornecem fibras motoras e sensoriais. A porção supraclavicular do plexo braquial está localizada no trigono lateral do pescoço, enquanto a porção infraclavicular encontra-se na axila. É formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinais de C5 a C8 e T1, e situa –se entre os músculos escalenos anterior e médio. Por vezes há uma pequena contribuição de c4 na formação plexular. Esses ramos ventrais, a partir de suas origens, apresentam um entrelaçamento de fribras nervosas, constituindo – se em um verdadeiro emaranhado, o que permite denomina – los de plexo.
PLEXO LOMBOSSACRAL
É constituído pelas raízes ventrais dos nervos espinais de T12, L1,L2, L3, L4, L5, S1, S2, S3, S4.Na sua trajetória, subdivide – se em uma porção lombar (plexo lombar), formada de T12 a L4, e uma porção sacral (plexo sacral), constituída de L4 a S4.
PLEXO LOMBAR
É formado pelos ramos anteriores dos nervos L1 a L3 e pela maioria dos ramos anteriores de L4, ele também recebe uma contribuição do nervo T12. Está localizado no interior do músculo psoas maior e corresponde à porção superior do plexo lombossacral. É comumente constituído pelas divisões anteriores dos quatro primeiros nervos lombares, podendo receber uma contribuição do último nervo torácico em 50% dos casos.
PLEXO SACRAL
Localiza – se anteriormente ao músculo piriforme, sobre a parede posterior da pelve. É constituído pelo tronco lombossacral e raízes ventrais dos nervos espinais S1. S2, S3, S4
PLEXO COCCÍGEO
É formado por um pequeno ramo descendente do ramo ventral de S4, ramos ventrais de S5 e o nervo coccígeo sendo responsável por inervar a pele da região do cóccix.
A parte inferior dos ramos ventrais do quarto e do quinto nervo sacrais e nervos coccígeos forma o pequeno plexo coccige, que consiste em duas alças sobre a superfície pélvica dos músculos coccígeos e elevador do anus. Projeções são emitidas para esses músculos, e os nervos anococcigeos suprem a pele entre o anus e o cóccix.
Os nervos da região torácica são os únicos que não vão participar dos plexos nervosos, a medida que ele sae do forame intervertebral, ele vai se distribuir, o ramo anterior desse nervo espinhal, eles vão se distribuir pelos espaços intercostais e vão inervar a pele e os músculos das estruturas do tronco, então a região torácica não vai participar com excessão do 1 que é o T1 que vai participar da formação do plexo braquial, tirando a região torácica, os nervos da região cervical vão formar ao lado da região lateral da cervical, pegando o nervo de c1,c2,c3,c4 com algumas contribuições de c5 vamos ter a formação do plexo cervical que vai inervar principalmente, estruturas do pescoço, pele e músculos do pescoço.
Logo abaixo do plexo cervical vamos ter a formação do plexo braquial ele vai ser formado pelos ramos ventrais dos nervos espinhais de c5 a t1, os pelxos são entrelaçamentos dos nervos espinhais quando eles saem lá do ramo ventral, eles vão dar ramos para cima para baixo, alguns vão se misturar e depois que ocorre a formação do plexo nervoso, os nervos vão se distribuir, e não vão mais ser chamados por c1,c2, agora eles vão ter nomes específicos 
Na região lombar vamos ter os ramos ventrais de L1-L4 que vão formar o plexo lombar e os ramos ventrais de L4- S4, alguns autores chamam lomsacral juntos ele vai inervar estruturas do membro inferior e estruturas pélvicas
Partindo do plexo braquial, temos alguns nervos terminais, o nervo axilar que vai sair do plexo braquial do fascículo posterior e vai passar por tras do cólo cirúrgico do úmero, ele inerva 2 músculos o deltoide e o redondo menor e também a pele sob aquela região, ele esta em c5 e c6.
O nervo radial também tem origem no fascículo posterior do plexo braquial, vai sair da região posterior, ele vai passar atrás do úmero, no sulco do nervo radial, ele desce vai até a região próximo ao epicôndilo lateral do úmero, na região do cotovelo, e nessa região ele faz uma divisão vai da um ramo profundo que vai inervar os músculos extensores do punho e dedos, e seu ramo superficial vai passar próximo ao músculo braquioradial e vai descer ate a região da mão, la no dorso da mão e forma os ramos digitais que vão inervar a pele nessa região da mão, o nervo radial vai inervar todos os músculos da região posterior do braço e do antebraço C5 a T1, passa pela região posterior do braço, inerva o musculo tríceps braquial, ancôneo, continua seu trajeto inferiormente, no antebraço ele vai inervar todos os músculos extensores, braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, supinador, extensor ulnar do carpo, extensor dos dedos.
O nervo mediano saindo do

Outros materiais