Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Macaé/RJ
Projeto Interdisciplinar aplicado ao Curso de Recursos Humanos 
PROINTER II
Acadêmico: Alberth Soares Pereira Machado RA: 0106002408
Acadêmico: Filipe Oliveira Nazário			 RA: 6251135580
Acadêmico: Keiciara Larissa Aníbal Silva		 RA: 0106022001	
Acadêmico: Marcele Leite Faustino Q. Lima 	 RA: 05611845770	
Acadêmico: Michele Leite Faustino Magalhães RA: 5496324994
Tutor de Ensino a Distância EAD: 
Carla Castro
Tutor de Ensino Presencial:
Adriano Silva Henrique
Macaé – RJ 
2017
Acadêmico: Alberth Soares Pereira Machado RA: 0106002408
Acadêmico: Filipe Oliveira Nazário			 RA: 6251135580
Acadêmico: Keiciara Larissa Aníbal Silva		 RA: 0106022001	
Acadêmico: Marcele Leite Faustino Q. Lima 	 RA: 05611845770	
Acadêmico: Michele Leite Faustino Magalhães RA: 5496324994
Tutor de Ensino a Distância EAD: Carla Castro
Tutor de Ensino Presencial: Adriano Silva Henrique
PROINTER II
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina PROINTER – Projeto Interdisciplinar.
Tutor de Ensino a Distância EAD:
Carla Castro
Macaé – RJ
1
 2017
______________________________
1 Empresa fictícia.
2 Atualmente não há organograma definido.
Sumário
1 INTRODUÇÃO	4
2 DESENVOLVIMENTO	5
2.1 Descrição da organização	5
2.2 Descrição do produto ou serviço	6
2.3 Análise swot ou PFOA	7
2.4 Levantamento de campo	8
2.5 Resultados	9
2.5.1 Propostas de melhorias	9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
REFERÊNCIAS	11
ANEXOS	12
1 INTRODUÇÃO
 O ritmo de crescimento das grandes cidades, o desenvolvimento ao longo dos séculos tem provocado escassez dos recursos naturais, esse processo tem intensificado os impactos ambientais já visíveis a qualquer ser humano, o que antes acontecia gradativamente está se acerando devido à ação do homem. 
Neste contexto surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, aborda o tema meio ambiente estratégico e urgente, isto é, a partir desse momento, o homem começa a entender a importância da reformulação de práticas ambientais diferentemente do homem no período da Revolução Industrial, onde os recursos eram abundantes e a preocupação com o desgaste do meio ambiente não existia. 
Estudos comprovam que a população está usando 20% a mais do que o planeta é capaz de repor, o fator de maior peso é o da energia principalmente em países desenvolvidos o que significa q e é preciso fazer algo para conter este avanço e rápido. 
Diante deste cenário escolhemos para a implantação e elaboração do sistema de 
Gestão Ambiental o Grupo Pão de Açúcar (GPA).
2.4 Levantamento de campo
2.4.1 Política socioambiental da organização:
- Qual o posicionamento da organização em relação à questão socioambiental?
A gestão do impacto ambiental faz parte dos pilares da estratégia de sustentabilidade do GPA, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das suas atividades e seguir as normas ambientais reguladoras, assim como busca contínua por tecnologias, ferramentas e metodologias que possam proporcionar uma redução no uso de recursos naturais, tais como água e energia, a fim de tornar seu negócio cada vez mais responsável.
- Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores? E comprometimento?
O GPA promove e incentiva que seus clientes façam escolhas de modos mais justos de consumo, bem como possam praticar o respeito ao meio ambiente por meio da redução do desperdício e da destinação adequada dos resíduos, como o programa de logística reversa destinada aos clientes. 
- Existe uma política socioambiental definida na organização? Se sim, qual? Descreva.
O GPA foi pioneiro na publicação de uma política pública para controlar toda a cadeia produtiva de carne bovina que abastece suas lojas, a Política Socioambiental de Compra de Carne Bovina tem como objetivo combater o impacto da produção pecuária sobre o desmatamento do bioma Amazônia.
- Quais são os tipos de resíduos produzidos pela organização?
Grande parte do resíduo das lojas do varejo alimentar é orgânica, e outra grande parte são resíduos sólidos recicláveis como papelão, plástico, plástico bolha, papel branco, madeira e restos de material da área de recuperação de eletroeletrônicos.
- Quais atividades realizadas pela organização podem ser consideradas sustentáveis? 
Foram implementa uma série de ações visando reduzir o impacto do seu consumo de energia realizando automação do sistema de ar condicionado, troca da iluminação por LEDS e outras lâmpadas mais eficientes, segmentação dos circuitos, automação e colocação de portas nos equipamentos de frio alimentar (freezer) para reduzir as perdas térmicas. 
O uso racional da água é um dos temas mapeados pela área de Gestão de Riscos da Companhia. Novas lojas são construídas já com sistema para reuso e aparelhos redutores de vazão nas torneiras.
- Existe alguma legislação municipal que aborde a responsabilidade ambiental na qual a organização se enquadre? Se sim, qual?
- Qual o nível de capacidade do pessoal? 
Todas as capacidades são monitoradas juntamente com o Comitê de Desenvolvimento com foco em resultados. 
Uma das formas de fomentar a adaptação dos funcionários aos conhecimentos se dá em forma de treinamento. O investimento em capacitação técnica ambiental e de desenvolvimento humano dos funcionários é muito importante para ampliar sua visão sobre o processo de mudança, transformando o conhecimento em vantagem competitiva. 
 - Há capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)?
Sim, o time de Sustentabilidade forma um grupo com que se reporá ao Comitê de 
Centro de 
Distribuição 
Loja 
Cliente 
9 
 
Desenvolvimento sustentável e juntos foram um bloco de resultados e novas soluções para as próximas estratégias da companhia.
2.5 Resultados
A partir das informações obtidas no levantamento de campo, foi analisado a real situação da empresa frente a questão socioambiental e elaborado um plano de ação contemplando os seguintes passos: 
2.5.1 Propostas de melhorias
A partir do que foi desenvolvido na Etapa 1 (Relatório Parcial), o grupo deverá elaborar um Plano de Ação com três propostas de melhorias e/ou implementação de ações ou programas de caráter socioambiental para ser aplicado junto à organização estudada. Nesse sentido, o grupo deverá cumprir os seguintes passos: 
1. Identificar os problemas que a empresa enfrenta em relação a sua gestão socioambiental. 
2. Propor soluções de melhorias e/ou implementação. 
3. Justificar os motivos que levaram a escolha dessas propostas. Alguns exemplos de melhorias e/ou implementação: 
- Coleta seletiva de resíduo sólido; 
- Captação de água de chuva; 
- Captação de energia solar; 
- Horta comunitária; 
- Programa de distribuição de agasalhos/alimentos para a comunidade;
- Programas envolvendo redes sociais; 
- Programas de microcrédito; 
- Programas de incentivo à educação, entre outros.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta unidade estudada possui grande abertura para que se possa implementar novas formas de melhorias na Gestão Ambiental, utilizando técnicas de gestão. 
A forma atual de entender a gestão ambiental remete ao conjunto de ações preventivas e paliativas para minimizar os efeitos ambientais da atividade humana. A gestão ambiental é antes de tudo a gestão do comportamento humano, tanto dentro como fora das organizações, por isso a organização precisa ir além do seu ambiente produtivo em busca de novas tecnologias que possam beneficiar não somente a organização, mas também a comunidade. 
Com tudo isso, concluímos que o Sistema Gestão Ambiental faz parte de um esforçoIntegrado e contínuo de toda cadeia produtiva de uma empresa na busca da excelência ambiental, que consiste na conquista de um Sistema de Gestão de Resíduos Industriais em que todos os seus processos são feitos de forma que não causem impactos ao meu ambiente.
Apresentamos aos administradores os pontos críticos a serem considerados e as metas a serem alcançadas, e dessa forma agregar valor à empresa. 
REFERÊNCIAS
LIVROS***
CARAVANTES, Geraldo R., CARAVANTES, Cléudia B., KLOECKNER, Mônica C. Comunicação e comportamento organizacional. Porto Alegre: ICDEP - Instituto Caravantes, 2012. 
FRANÇA, Ana C. L. Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas. São Paulo: Saraiva, 2005.
GIL, Antonio C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2011.
TESE, DISSERTAÇÃO, MONOGRAFIA***
SOUZA, Andréia Pereira de. Participação de selênio na resistência à cardiopatia chagásica, 2003. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) – Biologia Parasitária, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003.
ARTIGOS DE REVISTA***
ROSA, A.do N.; SILVA, M.de A.; LUDWIG, A. Parâmetros genéticos e fenotípicos de pesos corporais ajustados pela curva de crescimento de animais da raça Nelore. Rev. Bras. Zootec., Viçosa, v.7, n.2, p.329-45, 1978.
ARTIGO DE INTERNET***
Autor, Sobrenome. Título do artigo. Disponível em: <website visitado>. Acesso em: dia/ mês/ ano. 
*** não há necessidade de especificar nas referências os títulos “Livros”, “Teses...”; apenas especifique as obras.
http://www.gpabr.com/pt/sustentabilidade/gestao-do-impacto-ambiental/
http://www.gpabr.com/pt/sustentabilidade/consumo-e-oferta-consciente/
http://www.gpabr.com/pt/noticias/resultados-da-politica-socioambiental-de-compra-de-carne-bovina/
ANEXOS