Buscar

ASPECTO SÓCIO ANTROPOLOGICO - contextualizada

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ASPECTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
POR JOSÉ EDIMÁRIO DOS SANTOS SOUZA
Atualmente lidar com a diversidade nas escolas é um grande desafio para o professor. Perceber as mudanças de comportamento de nossos estudantes tem sido cada vez mais desafiador para todos os docentes, sobre tudo no tocante da diversidade de gênero, raça, língua e classe econômica. 
Pensar sobre a identidade de gênero em nosso país está cada vez mais frequente pelas inúmeras violências que são registradas nos órgãos competentes.
A exemplo disto temos a homofobia que atenta sobre as orientações sexuais de ambos os gêneros, ou seja, para os leigos, a homossexualidade nada mais é que manifestações comportamentais que atentam contra a dignidade humana, assim sendo cria uma revolta nos conservadores que por sua vez utilizam da violência para inibir os mesmos. 
Com base nisso também podemos citar a questão do preconceito linguístico que de tal maneira, está associado as diferenças regionais desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. 
O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social. 
Uma outra problemática é o racismo que de forma cruel assombra nossa sociedade por longos anos. 
Desta forma o preconceito racial é caracterizado pelo ego discorrido de etnias diferentes, achando ser superior a outro, que por sua vez enfatiza o poder econômico sobre os subordinados, marcas de mais uma exclusão social. 
Faz-se necessário lançar mão da educação como prioridade para sanar essas problemáticas, vistas pelo contexto da desigualdade social, bem como a exclusão dos envolvidos numa sociedade que galga a passos lentos para uma convivência mais sólida e mais justa entre seus povos.

Continue navegando