Buscar

material da ed

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 1: 
Marcos foi internado na clínica médica por dor abdominal a esclarecer. Ao realizar o exame físico a enfermeira Juliana utilizou as quatro técnicas propedêuticas. Verificou abdome tenso e queixa de dor em quadrante superior esquerdo E, quando fez a palpação Marcos referiu “- Dói mais quando solta que quando aperta...”A ausculta percebeu que os ruídos estavam normais. Na inspeção identificou que o abdome estava abaulado. Qual das afirmativas abaixo reflete a descrição correta do exame físico abdominal do paciente:
C) Abdome globoso, tenso, RHA+, com descompressão brusca positiva em QSE
Exercício 2: 
Maria Lúcia está internada na clínica cirúrgica de um hospital do interior de São Paulo no 2º PO de Laparotomia com histerectomia. Tem um cateter venoso central em veia subclávia direita por onde recebe soro fisiológico. Apresenta incisão cirúrgica com drenagem de média quantidade de secreção serosanguinolenta. Analise as afirmações abaixo:
I.O curativo do cateter deve ser feito primeiro que o curativo da incisão cirúrgica.
II.Os curativos do cateter e da incisão cirúrgica podem ser realizados com clorexidine.
III.A cobertura do curativo da incisão cirúrgica pode ser feita com gaze estéril e micropore ou com filme transparente
IV.A manipulação do cateter deve ser realizada com luva estéril
Assinale a alternativa correta:
C) Apenas as alternativas I e III estão corretas
Exercício 3: 
Mário está internado na Clínica Médica de um hospital do interior de São Paulo há três dias por Acidente Vascular Encefálico + Broncopneumonia. Evolui consciente, orientado no tempo e no espaço, hemiplégico a D, dislálico e disfágico. Estável hemodinamicamente, dispneico, a ausculta pulmonar MV+ com roncos difusos e bilaterais. Abdome globoso, flácido, RHA+, recebe dieta por SNE, evacuações presentes. Diurese presente por SVD, refere não sentir vontade de urinar. MID edemaciado, com pulsos filiformes, pele fria e com presença de cianose em dedos. Com acesso venoso periférico em MSE. Pele ressecada e descamativa.. 
Você acredita que o uso da SVD ainda é necessário para esse paciente?
C) Não, pois o controle de débito não é necessário para esse paciente
Exercício 4:
Mariana é enfermeira em uma Clínica Cirúrgica, onde está internado o Srº João, diabético, que faz uso de insulina NPH 25 UI as 08:00. As 14:00 o auxiliar de enfermagem Julio relatou à Mariana que o valor de glicemia capilar do Sr João é 200 mg/dl. A prescrição médica mostra a seguinte relação: Se Dx 180-210 mg/dl aplicar 5 UI de insulina regular.
Baseado no caso acima e na tabela de picos de insulina analise as afirmações abaixo
Júlio deve aplicar a insulina regular PORQUE os picos de ação de insulina irão se sobrepor causando queda acentuada na glicemia, e possível hipoglicemia. E assinale a alternativa correta:
C) A primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira
Exercício 5: 
O enfermeiro Juliano identificou a Diagnóstico de Enfermagem: Constipação. Quais dos sinais e sintomas apresentados pelo Sr Cláudio não caracterizam esse diagnóstico?
D) Roncos a ausculta pulmonar
Exercício 6: 
Para Wanda A. Horta (1979) a operacionalização do Processo de Enfermagem é feito por meio de 06 fases: Histórico de Enfermagem, Diagnósticos de enfermagem, Plano Assistencial, Plano de Cuidados ou Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Prognóstico. A Taxonomia Nanda/NIC/NOC surgiu, mais tarde, como estratégias de operacionalização das diversas fases do processo. Assim, as Taxonomias NANDA, NIC e NOC referem-se a qual parte do processo de enfermagem, respectivamente:
C) Diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem
Exercício 7: 
Srº Jorge, 80 anos, está internado em uma unidade de clínica médica há três dias por Pneumonia. Está consciente, orientado, nervoso e preocupado com os familiares que ficaram em casa. Dispnéico, respira com suporte de oxigênio, apresenta tosse intensa com expectoração de secreção amarela escura em pouca quantidade. A ausculta pulmonar murmúrios vesiculares presentes com ruídos adventícios bilaterais. Perfusão periférica regular. Pouca ingesta alimentar e hídrica.
Quais os ruídos adventícios Luciana devem ter auscultados na avaliação do tórax do Srº Jorge
B) Roncos
Exercício 8: 
A infusão de drogas pela via endovenosa proporciona um acesso direto ao sistema circulatório. A forma de infusão contínua (venóclise) é definida para grandes volumes de solução parenteral a ser administrada em um período de 2 a 24 horas. (BorK, 2005). Quando um cliente estiver internado e receber solução parenteral em venóclise por veia periférica no MSD e você enfermeiro observar nas imediações do local da punção a presença de edema, calor, rubor e dor, ele está identificando a ocorrência de:
Flebite
Exercício 9: 
A necessidade de oxigenação é uma das mais importantes e vitais para a manutenção da estabilidade orgânica. Com relação aos princípios à oxigenação, assinale a alternativa correta. 
B) a administração de oxigênio é um procedimento terapêutico destinado a prevenir e a tratar a hipóxia, aumentando o conteúdo de oxigênio no sangue arterial. 
Exercício 10: 
Você foi visitar S. R. T. em seu domicílio e constatou que ele encontrava-se acamado, não havia feito a higiene matinal, apresentava paralisia de face, do braço e da perna do lado direito do corpo e era incapaz de formar palavras. Frente a esse quadro, é correto afirmar: 
A) S. R. T. está com hemiplegia à direita e disartria
Exercício 11: 
A Escala de Braden é utilizada para verificar o risco para o desenvolvimento de úlcera de pressão em pessoas internadas. A Escala atribui pontos aos diferentes aspectosque podem influenciar no surgimento de uma úlcera de pressão. O paciente JJH está internado na UTI por acidente vascular encefálico (AVE), não responde a ordens simples. Tem diurese por SVD e evacuações ausentes, também não apresenta edemas ou exsudato. É totalmente dependente da enfermagem. Tem SNE, recebendo dieta.
Qual o risco para o desenvolvimento de Úlcera de pressão que esse paciente apresenta?
D) Risco alto
Exercício 12: 
Sra Maria do Carmo, 87 anos tem Sonda Nasoenteral para receber alimentação. Quais dos cuidados abaixo não são cuidados para administração de dienta enteral em pacientes portadores de SNE 
D) Manter bolsa específica na ostomia
Exercício 13: 
Foi prescrita 300 miligramas de Vancomicina, via intravenosa de 12/12horas. Cada frasco-ampola contém 0,5 grama. Quantos ml devem ser aspirados para garantir a administração segura dessa droga? 
E) Reconstituir o medicamento em 10 mL de água destilada, aspirar 6 mL
Exercício 15: 
Luiza é portadora de alterações cardíacas há 10 anos. No caso dela, há um aumento das pressões no átrio direito durante a sístole ventricular. Ela relata apresentar desconforto respiratório quando realiza atividades que promovem esforço, distensão jugular e edemas em membros. Considerando a anatomia do coração assinale a resposta correta em relação a ausculta pulmonar dessa paciente:
B) Murmúrios vesiculares presentes com presença de estertores
Exercício 17: 
 Devemos preparar 500 ml de bicarbonato de sódio a 3%. Temos água destilada e bicarbonato em pó (1 saquinho = 1 g). Como proceder? 
C) Diluir 15 saquinhos de bicarbonato em 500 ml de água destilada
Exercício 18: 
Devemos diluir 4 ampolas de dobutamina em 230 ml de SF 0,9%de , para correr em 24 hs (contínuo), em BIC (bomba de infusão contínua). Dobutamina – frasco/ampola com 5 ml (50 mg/ml) em BIC.Em quantos ml/hora infundida a solução?
A) 10 ml/h
Exercício 19: 
Temos gentamicina 80 mg em ampola de 2 ml. Foi prescrito 60mg, quanto devo administrar?
E) 1,5 ml
Exercício 20: 
Calcule a quantidade de glicose que um paciente receberá durante o seu plantão de 6 horas visto que o mesmo recebe 10gts/min de SG 5%.
9 g
 
OBS: O 14 e o 16 eu não fiz.

Outros materiais

Outros materiais