Buscar

Funções Somestésicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Funções Somestésicas
SENTIDOS ESPECIAIS: visão, olfato, paladar, audição, equilíbrio. São todos sentidos que possuem seus receptores localizados em um único órgão.
SENTIDOS SOMESTÉSICOS: são os sentidos gerais, ou seja, sensações que não estão focalizadas em um único órgão, estando distribuído pelo organismo como um todo. São elas: tato, propriocepção, dor e temperatura. 
ATENÇÃO! Apesar de estarem no mesmo grupo de sentidos, são sensações que possuem receptores em diferentes órgãos.
- Tato: unimodal (recepção de estímulos físicos) - pele
- Temperatura: unimodal (recepção de estímulos químicos)
- Propriocepção: unimodal (recepção de estímulos físicos) - pele, músculos, tendões e ossos.
- Dor: polimodal (recepção de estímulos químicos e físicos) - pele e outros órgãos
*Síndrome do Membro Fantasma: a pessoa que teve um membro amputado, continua tendo sensações somestésicas do membro perdido. Essas sensações continuam sendo recebidas pelo SNC, porém, sem ter a recepção no SNP. Apenas 2% dos casos de amputação geram essa síndrome.
- Cortéx Somestésico: região do encéfalo que será responsável pela recepção e processamento das informações provenientes das sensações somestésicas. É a região do Giro Pós-Central.
Vias Ascendentes = sensações = Vias Aferentes (do SNP para o SNC)
Vias Descendentes = reflexos = Vias Eferentes (do SNC para o SNP)
- Sistema Quimiossensorial Trigeminal: sistema somestésico da face. Possui vias tanto aferentes (sensitivas) quanto eferentes (efetoras). Possui vários receptores (mecanoceptores, termoceptores e nociceptores) responsáveis por detectar estímulos químicos e físicos, constituindo as sensações de tato, dor, propriocepção e temperatura. 
Obs.: nos nervos e células nociceptoras existem receptores que se ligam às substâncias químicas gerando um potencial que será responsável por desencadear o potencial de ação e assim proporcionar a sensação somestésica. Uma forma de evitar as sensações é o uso da anestesia local, que irá agir sobre o nervo, bloqueando os canais de Na+, evitando a transposição de informações pela falta de potencial
*Pessoas que perdem os dentes possuem maior propensão a desenvolver o mal de Alzheimer
- Anestésico Geral: utilizado para maiores procedimentos cirúrgicos nos quais são necessários o bloqueio de uma maior área somestésica. Funciona diminuindo a percepção sensorial a partir da potencialização dos canais gabaérgicos do giro pós-central.
- Anestésico Volátil: utilização de gases como forma de anestesia, sendo uma forma mais fácil e por maior tempo do controle das sensações.
- Analgésicos: bloqueia apenas um temo de sensação somestésica, que é a dor. Usado em associação com os anestésicos (bloqueiam todas as sensações somestésicas) como forma de potencializar a inibição da dor.
- Dor: a dor sempre vem com uma resposta efetora, que na sua maioria é o aumento dos batimentos cardíacos.
- Reflexo: resposta efetora à um estímulo somestésico
- Medula Espinhal:
	- Raiz Ventral: região motora da medula
	- Raiz Dorsal: região sensorial da medula
- Receptores Unimodais:
 
 
 - Receptores Polimodais:
- Mecanorreceptores especializados na propriocepção:
Fuso Neuromuscular: presentes nos músculos esqueléticos; regulam o tônus muscular; reflexo miotático; controle da postura corporal.
Órgão tendinoso de Golgi: presentes na porção proximal dos tendões; regulam reflexo de proteção do estiramento do tendão.
Proprioceptores das articulações: informa posição das articulações e membros para o encéfalo.
- As vias ascendentes sensoriais:
	Via Coluna Dorsal – Lemnisco Medial (epicrítico)
	- Propriocepção e Tato
- As informações seguem pelo lado ipsilateral, sofrendo decussassão apenas na pirâmide do Bulbo
- Nessa via a transferência das informações são rápidas e precisas pois possuem axônios maiores e mielinizados, já que o tato e a propriocepção são sensações mais sofisticadas
Via Espinotalêmica (protopático)
	- Dor e Temperatura
	- Mais lateralizado
- Há a decussação já no início da medula espinal, seguindo as informações pelo lado contralateral
- Nessa via a transferência é mais lenta, pois as sensações de dor e temperatura são mais primitivas
- Vias Sensoriais: passa dorsalmente – periferia
- Vias Motoras: passa ventralmente
- Os neurônios somáticos podem ser primários, secundários, terciários ou quaternários, sendo determinados de acordo com a posição em que estão (primários são os primeiros que se ligam direto aos receptores, secundários são os segundos e assim por diante).
- As informações sensoriais são recepcionadas e encaminhadas ao córtex somatossensorial, onde se comunica com o córtex motor para realização do movimento. Sendo assim, controle motor = parte motora + parte sensorial.
- Homúnculo de Penfield desenho que mostra quanto de neurorreceptores existem nas diferentes regiões do corpo a partir do tamanho da região representada no homúnculo.
- A sensação tátil é dada por diversos receptores que podem ser mais superficiais ou mais profundas, ligadas à pelos, etc.
- Dermátomos: regiões da superfície cutânea inervadas pelos segmentos espinhais e pelas três divisões do trigêmeo.
- Os receptores sensoriais se unem em um só axônio que consiste no nervo que irá se dividir em dorsal e ventral na região da medula. No dorsal, há gânglios que são corpos celulares de neurônios.
- O processo de adaptação que é o processo em que depois de certo tempo sendo estimulado, a pessoa para de sentir a determinada sensação tátil. A cápsula do receptor motor se torna mais espessa e resistente aos estímulos táteis.

Outros materiais