Buscar

Matemática maia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Matemática maia
Os maias desenvolveram o conceito do zero séculos antes da Europa. Em certas ocasiões trabalhavam com somas até centenas de milhões. O sistema numérico maia, com o passar do tempo, foi se aprimorando, chegando a cálculos vigesimais que permitiam uma grande precisão e variedade matemática.
Os conhecimentos matemáticos permitiram que produzissem observações astronômicas extremamente precisas e seus diagramas dos movimentos da Lua e dos planetas são iguais ou superiores aos de qualquer outra civilização que tenha trabalhado com instrumentos óticos. O sistema de calendários maia era estável e preciso, notavelmente superior ao calendário gregoriano usado pelos espanhóis no século XVI. 
Se de longe parece mais uma pirâmide no meio do campo, olhando de perto podemos perceber a complexidade de sua construção e o brilhantismo que o povo maia apresentava. O Templo Kukulcán, que também pode ser chamado de Pirâmide de Kukulcán, foi construído no século XII d.C. Sua estrutura conta com nove patamares, quatro fachadas (cada uma com uma escadaria central) e, finalmente, um templo no patamar superior.
A construção do Templo Kukulcán foi detalhadamente pensada e estruturada, fazendo simbolismos àquilo que acreditavam. Por exemplo, são quatro escadarias que levam a um templo. Cada escadaria possui 91 degraus, logo 91 x 4 = 364 + 01 degrau que levava ao topo e que é comum a todas as escadarias = 365. Isto é, um degrau para cada dia do Haab, o calendário agrícola.
X DA QUESTÃO
Os maias eram grandes matemáticos, e isso pode ser visto no jeito como construíam suas pirâmides. El Castillo é inclinada em exatos 45º, e seus quatro lados são voltados para os pontos cardeais. Cada uma de suas escadarias tem 91 degraus e, contando a plataforma de cima como um último degrau, a soma é 365, o mesmo número de dias do calendário solar
• O topo dos templos podia ser decorado de duas maneiras: com cresterias, ornamentos que formavam o cume da pirâmide, ou, como em El Castillo, com adornos menores, chamados almenas
Em comparação com a pirâmide de Quéops no Egito, ou mesmo à pirâmide do Sol de Teotihuacán, as dimensões da pirâmide de Kukulcán são pequenas,[4] mesmo a pirâmide de Tikal (69,7 m) é mais alta. Salienta pelas suas características arquitetônicas, os seus simbolismos calendáricos e astronômicos.[5]
Os maias desenvolveram um sistema matemático peculiar que, diferentemente do nosso sistema decimal, baseava-se no número 20.
Eles utilizavam 20 algarismos para representar os números do zero ao dezenove, e a partir daí efetuavam cálculos matemáticos.
Os números eram representados por pontos e barras. Um ponto era equivalente a uma unidade e 5 unidades eram representadas por uma barra. O número zero era indicado por uma concha.
No sistema matemático maia, havia uma unidade principal (o tun) e seus múltiplos (como o katun – 20 tun – e o baktun – 400 tun ou 20 katun).
Diferentemente do sistema horizontal utilizado atualmente, os maias escreviam os números verticalmente. Por exemplo, o número 18 é escrito horizontalmente (o 8 à direita do um), mas os maias escreveriam esse número colocando 3 pontos (ou seja, 3 unidades) sobre 3 barras (cada barra equivalendo 5 unidades).
Segue abaixo o exemplo de escrita do número 4965 de acordo com o sistema matemático maia:

Outros materiais