Buscar

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - Resumo de Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, ao tratar sobre o conjunto cognitivo não é possível deixar de tratar de qual entre os conceitos a seguir?
B Desenvolvimento.
Com base no conteúdo das aulas e livro -base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
A F – F – V.
I – ( F ) O estágio sensório-motor se inicia por volta dos 2 anos da criança, sendo a linguagem a grande conquista intelectual desse estágio. 
II – ( F ) A criança deixa de ver o mundo pela matiz da percepção e passa a fazê -lo pelo uso da razão durante o estágio sensório motor.
 III –( V) O estágio sensório-motor é decisivo no desenvolvimento infantil, na medida em que é a base do universo prático que cerca a criança. 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
C Equilibração majorante.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?
A Epistemologia genética.
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base d a disciplina, é possível dizer que o enfoque sobre o qual W allon desenvolveu sua teoria foi chamado de...
A Interacionista.
Tomando como base as proposições de W allon sobre o “conjunto motor”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
B V – F – V.
I – (V ) Mais do que relacionado ao movimento do corpo, o conjunto motor diz respeito ao deslocam ento no tempo e às noções de espaço, bem como apoio para as emoções. 
II – (F ) O movimento da criança torna-se possível a partir do seu nascimento, que é quando o organismo pode autojustificar as necessidades do uso do movimento.
III –( V ) Ao imitar um movim ento, a criança passa antes por um período de W allon chama de incubação, pois a reprodução de um movimento não ocorre imeditamente.
Considerando a teoria psicanalítica, sobretudo na explicação do aparelho psíquico e do desenvolvimento hum ano que envolve, entre outras coisas, as fases, oral, anal, fálica e estágio genital, bem como o complexo de Édipo, identifique a alternativa que apresenta corretamente a contribuição da psicanálise para a educação.
E Com base na contribuição das ideias de Freud, é possível compreender e lidar com diferentes situações em sala de aula. O processo pedagógico pode se tornar mais atrativo e menos programado, de modo a despertar o desejo dos alunos pelo aprender.
Considerando estas afirmações, e a partir do conteúdo abordado na s aulas e no livro-base d a disciplina, a respeito do significado amplo do behaviorismo assinale a alternativa correta.
A Podem-se considerar como behaviorismo, de forma ampla, as teorias do comportamento inseridas na psicologia.
Com base no conteúdo das aulas e livro -base da disciplina, a respeito da Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir:
D II e IV apenas.
I – Na te oria de Piaget , conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II – Para desenvolver s ua teoria, Piaget baseo u-se na relação c ontinua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. 
III – Com o o foco teórico de Pi aget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. 
IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo.
Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
E F – V – V.
I – ( F ) O termo “defectologia” significa a capacidade que um a pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente à determinadas situações. 
II – ( V ) Os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados as pessoas com deficiência. 
III –( V ) A partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no li vro -base Teorias da Aprendizagem: u m encontro entre os pensamentos f ilosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?
C Professor.
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é po ssível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa, caracteriza-se como...
B Não diretivo
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: u m encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir:
D) II e IV apenas.
I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende. 
II – Para desenvolver sua teoria, P iaget baseou -se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. 
III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvi mento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. 
IV – Em suas pesquisas, Pia get questionou as teorias qu e afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro- base Teorias da Aprendizagem: u m encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
B V – F – V.
I – (V ) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem. 
II – ( F ) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola. 
III – ( V ) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos. 
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
D Sociais
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
C Equilibração majorante.
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de...
Interacionista.
Conforme o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos f ilosófico, pedagógico e psicológico , na teoria proposta por Vigotski, a li nguagem é uma das f unções psicológicas do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
C Inesgotável.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro -base Teorias da Aprendizagem: u m e ncontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?
Epistemologia genética
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: umencontro entre os pensamentos fil osófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
C - Idade Média.
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprend izagem: um encontro entre o s pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico , o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
C Equilibração majorante.
Com base nos conte údos das aulas e livro -base Teorias da Aprendizagem: um enco ntro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico , o que é a “autoatualizaçã o” proposta por Carls Rogers?
C É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançado.
De acordo os conte údos das aulas e livro -base Teorias da Aprendizagem: um enco ntro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico , como se chama a forma de organizar o ensino em diagr amas, qu e indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
A Mapa conceitual.
De acordo co m o conteúdo das aulas e o livro -base Teorias da Aprendizagem: u m encon tro entre os pensamentos f ilosófico, pedagógico e psicológico , o curso de Psicologia ainda não existia no tempo e m que Wallon fo i estudante universitário. Nesse conte xto, em qual curso graduou-se W allon
D Medicina.
Conforme os conteúdos da s aul as e livro- base Teorias da Aprendizagem: um enco ntro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico , Ausubel é um impo rtante representante da aprendiza gem significativ a, e, portanto, da psicologia...
C Cognitivista.

Outros materiais