Buscar

REVISÃO - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - SIMULADOS 
Quando se observam os fatos tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação 
1 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a ideia da reforma social sofre uma modificação drástica com a obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir: 
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia. 
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão. 
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno. 
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação. 
Agora, assinale a alternativa correta:
A - Afirmativas I e II apenas.
2 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Com Wundt, nasce a Psicologia, como ciência à parte e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia". 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, primeira escola de pensamento psicológico, analise as afirmativas a seguir:
 I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem no EUA , onde permaneceu em evidência por cerca de 20 anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo. 
D Afirmativas I e II apenas.
3 - Leia o fragmento de texto a seguir.
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil". 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características:
Estágio sensório-motor 
Estágio pré-operatório 
Estágio operacional concreto 
Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética. Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo. Estágio operacional concreto 
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano. Estágio sensório-motor 
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem. Estágio pré-operatório 
Agora, marque a sequência correta: B 4 – 3 – 1 – 2.
4 - Leia o fragmento de texto a seguir.
"[Para Piaget,] no construtivismo, o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da equivalência e não da identidade. Por isso, o conhecimento só pode ser visto como um 'tornar-se' e não como um 'ser'. Em uma perspectiva adulta, formal, já constituída (ainda que em constante reformulação), sabemos, por exemplo, que há um conhecimento sobre leitura e 
escrita a ser transmitido". 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a teoria construtivista de Piaget, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) O método construtivista trata-se de uma teoria ou um método criado por Piaget para aplicação em sala de aula. 
II. ( ) Os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget podem auxiliar o professor a planejar suas aulas. 
III. ( ) A mais conhecida teoria derivada dos preceitos de Piaget chama-se psicogênese da língua escrita. 
IV. ( ) O chamado construtivismo piagetiano popularizou-se nas escolas brasileiras por volta de 1980.
C F – V – V – V.
5 - Leia o fragmento de texto a seguir.
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade". 
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico. 
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. ( ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do 
desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin. 
D V – F – V – F.
6 - Leia o fragmento de texto a seguir.
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A 
consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky 
“ O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘ A consciência como um problema da psicologia do comportamento ...’ A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência". 
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos. 
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
A V – F – V.
7 - Leia o fragmento de texto a seguir.
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
B V – F – V.
8 - "A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros". 
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional 
2. Sensório-motor e projetivo 
3. Personalismo 
4.Categorial 
5. Puberdade e adolescência 
( ) Estágio que sem rompem a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas. 
( ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros. 
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas. 
( ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança. 
( ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior. 
Agora, marque a sequência correta: C 5 – 3 – 1 – 4 – 2
9 - Considere a seguinte citação:
"Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação".
Tendo em vista as proposições teóricas de David Ausubel, apresentadas no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação ntegrativa às suas respectivas características: 
1. Organizadores prévios 
2. Diferenciação progressiva 
3. Reconciliação integrativa 
( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula.
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo/objeto do conhecimento.
( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido/ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno. 
B 3 – 2 – 1.
10 - Considere a seguinte afirmação: 
 
"O modelo proposto por Ausubel exige a incorporação de novos conceitos e informações em uma estrutura cognitiva que se organiza de uma forma particular. O paradigma da transferência aplica-se aqui e transferência refere-se ao impacto da experiência prévia sobre a aprendizagem atual". 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, leia e analise as assertivas a seguir: 
I. Segundo a teoria ausubeliana, a estrutura cognitiva é organizada de forma hierárquica, fato que deve ser levado em consideração pelos professores. 
 
II. De acordo com a teoria ausubeliana, na base da pirâmide organizativa, devem estar sempre os conteúdos de ordem mais abrangentes, inclusivos.
III. Conforme as proposições teóricas de Ausubel, a identificação dos conceitos mais abrangentes da disciplina é um desafio aos professores. 
 
IV. A partir da teoria de Ausubel, sabe-se que a Zona de Desenvolvimento Proximal acaba por definir as funções que ainda não amadureceram, nas quais o professor deve atuar.
Estão corretas as afirmativas: 
 A I, II e III apenas.
11 - Considere o seguinte extrato de texto:
"Para Rogers, 'ensinar e transmitir conhecimento tem sentimento num meio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito do homem moderno, é de que vive num meio continuamente em mudança', e essa função tal qual foi descrita torna-se inadequada para o nosso tempo". 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro -base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Rogers propõe que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e... C significativa.
12 - Considere o seguinte excerto de texto:
"Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais". 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro -base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Rogers no contexto educativo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas: 
I. ( ) No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolhas.
II. ( ) Mesmo que o aluno seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor permanece sendo aquele que transmite os conhecimentos e é detentor do saber. 
III. ( ) Na teoria de Rogers, o autoaprendizado, na psicoterapia e na sala de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social o mais importante. 
Agora, assinale a sequência correta: C V – F – F.
u” dos “outros”, do que é interno o
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A 
consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A 
consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vy

Continue navegando