Buscar

exercicio cadeia de suprimentos

Prévia do material em texto

1 -  COMENTE UM POUCO SOBRE AS INFORMAÇÕES USADAS PELO ( WMS, TMS, ERP )
O WMS é uma peça fundamental da cadeia de suprimentos, ele funciona como um banco de dados onde são registrados, imediatamente à medida que acontecem, todas as movimentações dentro do armazém. Para coletar essas informações, podem ser usados diversos mecanismos como códigos de barra e sensores, nesse sistema vemos: Recebimento e conferência, Movimentação, Reabastecimento , Expedição, Armazenagem e separação.
O TMS é um software para as transportadoras controlarem as informações de fretes, entregas, roteiros, desempenho dos motoristas e veículos, rastreamento das mercadorias, emissão de conhecimentos eletrônico de carga e outros documentos fiscais, ele trás uma melhoria na qualidade e produtividade em todo o processo transportar.
O ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.
2 - COMENTE UM POUCO SOBRE TIPOS DE INFORMAÇÕES QUE ESTÃO PRESENTES NA CODIFICAÇAO.
A vantagem da codificação é que elas podem ser identificadas rapidamente, e sem risco de erros, através das barras codificadas, com uma seqüência numérica que representa a sua origem, fabricante e características do produto. Outro método para localizar as mercadorias são o uso das Etiquetas inteligente ( DFID), é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas.
3 - COMENTE UM POUCO SOBRE A ESTRATÉGIA DE DESCONSOLIDAÇÃO DE CARGAS PARA ATENDER AS EXIGENCIAS DO MARKETING.
Após as mercadorias passarem pelo processo de Consolidação e Transporte chega a etapa de Desconsolidação, aquele grande volume de cargas fracionadas são separadas e encaminhadas ao seu destino final. Nesta etapa ocorre o descarregamento e a roteirização da carga.
4 - O NÍVEL DE SERVIÇO É IMPERATIVO PARA A MANUTENÇÃO DOS CLIENTES ATUAIS E PROSPECÇÃO SEGURA DOS NOVOS. ASSIM COMO ADMINISTRADORES PODEMOS UTILIZAR EM NOSSA GESTAO A ESTRATÉGIA DA CONSOLIDAÇAO DE CARGAS. COMENTE UM POUCO SOBRE OS BENEFÍCIOS DESTA ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE SUPRIMENTOS.
a consolidação de cargas possibilita o acondicionamento de um ou vários lotes em um container por exemplo, ao invés de transportar por inúmeras vezes determinadas cargas com pequenas quantidades, a estratégia é adiar o embarque até atingir a capacidade máxima de acomodação, assim em uma única viagem vários lotes seriam transportados, tal estratégia permite reduzir os custos com transportes. Porém essa ação pode gerar efeitos negativos no nível de serviço, o prazo de entrega é um dos fatores que pode ser afetado, pois enquanto a embarcação está a aguardando preencher toda sua capacidade o prazo está correndo, e se o responsável não se atentar ao prazo consequentemente irá entregar fora do período estabelecido.
A consolidação de cargas consiste em criar grandes carregamentos, a partir de vários outros pequenos, a fim de obter economia, em outras palavras, as cargas consolidadas representam nada mais do que a combinação de volumes e produtos remetidos por diferentes clientes, que possuam mesmas condições de entrega e rota a ser percorrida. Quanto maior o volume da carga consolidada, maior costuma ser a economia ou a vantagem em termos de custo, mas, devemos olhar também o nível de serviço oferecido, se está de qualidade e com um bom fluxo, manter os transportes com maior disponibilidade de estoque, processamento mais rápido de pedidos e menor perda ou dano de transporte, tempo médio de entrega, variabilidade do tempo de entrega, informações sobre o atendimento do pedido (rastreabilidade), serviços de urgência, resolução de reclamações, políticas de devolução, procedimentos de cobranças, esses entre outros recursos oferecidos geralmente, afetam positivamente aos clientes e, logo, às vendas.
5 - COMO ADMININSTRADORES TEREMOS QUE FAZER TODOS OS DIAS A "ORAÇAO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS" : Entregar o produto correto, para o cliente correto, nas quantidades corretas, no local correto, do modo correto, a um nível de serviço aceitável e custo mínimo. RRR, ESTA "ORAÇÃO"  NAO É NADA MAIS QUE O CONCEITO DE LOGÍSTICA. ENTÃO, SE TEMOS POR MISSAO ESSE DESAFIO, COMENTE UM POUCO SOBRE OS TIPOS DE ARMAZÉNS MODERNOS  NA CADEIA DE SUPRIMENTOS, COMO TRABALHAM, POR QUE SURGIRAM. COMENTE AQUI SOBRE ( CROSDOCKING, TRANSIT POINT E MERGE IN TRANSIT ).
CROSDOCKING: funciona assim, as mercadorias não ficam armazenadas, pois o fornecedor as encaminha para o lojista, que por sua vez, faz uma conferência para ver se está tudo certo, embala e já as envia para o seu cliente. Nesse tipo de Armazém existe muitos fornecedores e muitos clientes.
TRANSIT POINT: opera como uma instalação de passagem, recebendo as mercadorias e separando-os para os locais de entrega. Uma característica desse sistema é que os produtos recebidos já têm os destinos definidos, ou seja, já, estão pré-alocados aos clientes e podem ser imediatamente expedidos para entrega local. Esta é uma diferença entre a armazenagem tradicional. Nesse tipo de Armazém existe poucos fornecedores e muitos clientes.
MERGE IN TRANSIT: consiste na coordenação dos fluxos de componentes, gerenciando o respectivo lead time de produção e transporte, para que estes sejam consolidados em instalações próximas aos mercados consumidores, no momento de sua necessidade, sem implicar em estoques intermediários, exigindo, portanto uma coordenação muito rigorosa. Nesse tipo de Armazém existe poucos fornecedores e muitos clientes e trabalham com produtos específicos.
6 - OMENTE UM POUCO SOBRE AS NOVIDADES TRAZIDAS PELO BROKER, COMO OPERA E COMO CONSEGUE OTIMIZAR O FLUXO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS.
Broker é um terceiro operacional que realiza vendas em nome de uma ou mais indústrias, alguns atuam apenas com as vendas, alguns outros vão além e também assumem os processos de armazenagem, entrega, cobrança e ainda serviços pós-venda. Existem alguns tipos de brokers que fazer atividades distintas, como:
*Broker vendedor: O broker que realiza apenas a venda.
*Broker distribuidor: O broker que realiza a venda e um operador logístico faz as distribuições.
*Broker atacadista: O broker responsável pela venda,controle de estoque,armazenagem, separação de pedidos e distribuição.
Resumo: Broker é uma empresa que presta serviços à indústria para cuidar das vendas, promoções, merchandising, pesquisas, créditos e cobrança, armazenamento e distribuição junto as lojas de varejo.
7 - COMENTE UM POUCO SOBRE OS TIPOS DE DEMANDA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS.
A cadeia de suprimentos tem o objetivo de planejar, administrar e controlar o fluxo de materiais desde o fornecedor de matérias primas até o consumidor final de forma eficiente e mais ágil possível, com essa sequencia de acontecimentos existe dois tipos de demanda. A demanda antecipada, nessa a venda é de acordo com o pedido do cliente, essa venda antecipada é boa para quem produz, pois irão produzir a quantidade exata sem ter prejuízo (só é ruim quando não ocorre o fluxo). A demanda postecipada, nessa a produção não sabe ao certo o pedido do cliente, e é dado uma chande para o mercado rever a compra, pois o importante é gerar o fluxo para que ambas as partes vendam.
Demanda Antecipada- consiste na produção de produtos,onde as vendas são planejadas antecipadamente, através de uma previsão de vendas.
Demanda postecipada- consiste em produzir o produto e tentar vender, caso não ocorra o esperado em relação as vendas, dá-se uma nova chance ao ao mercado de vender o produto, (nessa demanda corre o risco de ser refém de informação errada). mesmo que o produto volte para o setor de fabricação, devido não ter saída do produto,o mesmo terá como vantagem continuar com o produto sem precisar fabrica-lo novamente e ter a possibilidade de vender novamente ao seu cliente.
uma boa para evitar surpresas como essas seria adotar o método: VMI- trabalhar a demanda á partir da necessidade do consumidor.

Continue navegando