Buscar

ações autonomas dpp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Habeas corpus
- NÃO PRECISA TER CAPACIDADE CIVIL NEM POSTULATÓRIA PARA A IMPETRAÇÃO. Só pessoa física, a não ser a pessoa jurídica que impetra em favor de pessoa física. 
- delegado de polícia e juiz de direito não podem impetrar em favor de outrem. Não se confunde com a já admitida hipótese de habeas corpus de ofício por juiz quanto a pessoa sujeita a sua competência jurisdicional. 
- é prescindível a referência ao nome da autoridade coatora, bastando a identificação de seu cargo. 
- não é possível hc contra indeferimento de liminar em outro HC, salvo em casos de flagrante ILEGALIDADE ou teratologia da decisão impugnada, sob pena de supressão de instancia. 
- não exige a lei a prévia oitiva do MP acerca de decisão sobre HC. 
- quando o promotor de justiça for a autoridade coatora cabe ao TJ a competência. HC contra ato de juiz de turma recursal de juizados especial, tem competência os Tjs estaduais, segundo o STF. 
- não mais se admite o Habeas corpus substitutivo, ou seja, havendo recurso cabível à decisão impugnada não cabe impetração de habeas corpus. 
- é vedada o habeas corpus tão somente quanto ao mérito nas medidas de vigência do estado de sítio em que se determine a obrigação de permanência em uma localidade, detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns e busca e apreensão em domicilio. Mas sim quanto à legalidade desses atos
- não é possível a intervenção do assistente de acusação quando o impetrado em favor do réu. 
- a não ser que esteja preso o paciente, não cabe rescisão para agilizar tramitação de processo penal. 
- desnecessária a intervenção do MP se a autoridade coatora não for o MP, impetrado este frente ao juiz, mas intervirá se impetrado em tribunal.

Continue navegando