Buscar

22231731 Av2 Fundamentos Socioantropolgicos da Sade 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0283_AV2_201504455916 » FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201504455916 - ANIELLE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9003/UW
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2016 14:00:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201505344601)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o conceito de Grupos Sociais é um conceito importante para a Sociologia. Explique como são classificados os grupos sociais humanos pela Sociologia?
		
	
Resposta: Grupo social primário (ex: familia, amigos) e grupo social secundário (ex: colegas de trabalhos).
	
Gabarito: Os grupos sociais são classificados em: Primários (família, vizinhança), onde há forte vínculo emocional; Secundários (trabalho, exército etc.), mais formais e menos íntimos; De referência, que servem de modelo para ações individuais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505228391)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há vários fatores culturais envolvidos como determinantes epidemiológicos das doenças.Cite um deles e explique o porquê.
		
	
Resposta: Obesidade. A obesidade é vista de uma maneira diferente em cada grupo social de acordo com a sua cultura, ou seja, para um determinado grupo a obesidade significa saúde e para outro pode significar doença.
	
Gabarito: Gabarito: Fatores econômicos (Distribuição equitativa da riqueza produzida; renda suficiente para a garantia das condições mínimas de sobrevivência; principal fonte de renda (indivíduo, família ou grupo), fatores.Cite um deles e explique o porquê.Fatores econômicos (Distribuição equitativa da riqueza produzida; renda suficiente para a garantia das condições mínimas de sobrevivência; principal fonte de renda (indivíduo, família ou grupo) e outros.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505135620)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
		
	 
	Etnocêntrica.
	
	Relativista.
	
	Paranoica.
	
	Xenófoba.
	
	Preconceituosa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504645831)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Iniciada por Hipócrates, uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", a concepção fisiológica sustenta que:
I - As doenças têm origem em um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora do indivíduo.
II - As doenças são "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizar em várias das suas partes.
III - A doença é algo que fala de uma totalidade e não de particularidades, como órgãos corporais específicos.
IV - As doenças são produzidas por microorganismos, por processos mágico-religiosos ou castigos divinos.
Assinale a opção correta:
		
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	As afirmações II e IV estão corretas
	
	As afirmações III e IV estão corretas
	 
	As afirmações I e III estão corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505109012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As políticas públicas são formuladas levando em conta o interesse da coletividade. No caso específico das políticas públicas em saúde, a ênfase recai sobre seus principais determinantes: promoção, prevenção e recuperação. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades privadas relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação do setor privado para regular as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	 
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a subordinação do Estado aos interesses privados em atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504622713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cidadania passou a ser uma expressão da vida social na modernidade. Ela é um conceito:
		
	
	Que pressupõe apenas um conjunto de direitos.
	
	Que se refere apenas aos direitos políticos dos indivíduos.
	 
	Em permanente construção, que pressupõe um conjunto de direitos e deveres.
	
	Baseado na posição social dos indivíduos.
	
	Que pressupõe dependência dos indivíduos em relação ao Estado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505242449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Programa Bolsa Família é exemplo de erradicação de pobreza, afirma relatório da ONU. http://www.onu.org.br/ Publicado em 07/12/2011 Atualizado em 07/12/2011 O Programa Bolsa Família é um exemplo de política social:
		
	
	De combate ao analfabetismo
	
	De combate à riqueza
	
	De combate à criminalidade
	 
	De combate à miséria
	
	De combate à doença
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505242527)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Estou com uma dor no estômago, uma dor apertada, parece que estão torcendo o estômago... a dor de cabeça é em ferroada, parece que está entrando uma agulha." (Miriam, 51 anos, auxiliar de creche) "Tenho uma dor de cabeça que parece que tem um bicho que come dentro." (Terezinha, 36 anos, dona-de-casa) É comum o profissional da saúde se deparar com usuários que, quando solicitados a informar o que sentem, se expressam como nos casos citados acima por Jaqueline Ferreira, em O Corpo Sígnico. Nessas situações:
		
	
	O profissional de saúde (médico ou outro) deve levar em conta apenas os sintomas descritos pelo paciente, pois as sensações corporais experimentadas pelos indivíduos é que vão guiar as interpretações médicas de acordo com códigos específicos ao grupo dos usuários.
	 
	O profissional de saúde (médico ou outro) deve levar em conta os sintomas descritos pelo paciente, e também os aspectos constatados objetivamente - os sinais, pois as sensações corporais experimentadas pelos indivíduos e as interpretações médicas dadas a estas sensações serão feitas de acordo com códigos específicos a estes dois grupos.
	
	O profissional de saúde (médico ou outro) deve fazer de conta que leva em conta os sintomas descritos pelo paciente para evitar reclamações, pois esse tipo de usuário costuma criar problemas.
	
	O profissional de saúde (médico ou outro) não deve perder tempo com a descrição dos sintomas pelo paciente, que é de uma cultura inferior, e solicitarimediatamente exames onde as causas dos sintomas possam ser constatadas objetivamente e interpretadas de acordo com códigos médicos específicos.
	
	O profissional de saúde (médico ou outro) não deve levar em conta os sintomas descritos pelo paciente, e sim os aspectos constatados objetivamente - os sinais, pois os usuários não foram capazes de explicar as sensações corporais experimentadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505079039)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade capitalista de produção de consumo, onde a indústria cultural reproduz a ideologia da não repressão e "revela-se em todos os setores como liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa" (Horkheimer & Adorno, 1985, p. 156), a imagem corporal torna-se uma representação fundamental, porque é através dela que se ganha reconhecimento estético, saúde, bem-estar, fama e status social e financeiro. Dissemina-se a ideia de que o corpo é um objeto de propriedade particular no qual o sujeito tudo pode; no entanto  a sociedade capitalista omite que "esse tudo pode" é uma ilusão, pois ela impõe padrões para o ideal corporal, portanto o sujeito é mero executor das normas de consumo em seu próprio corpo; como afirma Ramos (2008), a ideologia da sociedade de consumo se inscreve no corpo. LIMA; BATISTA e LARA JUNIOR. A ideologia do corpo feminino perfeito: questões com o real. Revista Psicologia em Estudo. vol.18 no.1 Maringá Jan./Mar. 2013.
A partir da leitura do texto acima é possível afirmar que:
I - A moral subjacente a esse novo padrão estético vê o indivíduo como principal responsável por sua aparência física. 
II - Nesse novo padrão estético o corpo, apesar de aparentemente mais livre por seu maior desnudamento e exposição pública, é, na verdade, muito mais constrangido por regras sociais interiorizadas pelos seus portadores. 
III - Nesse novo padrão estético o corpo masculino, ao contrário do corpo feminino, escapa ao controle ideológico da sociedade de consumo.
		
	
	Apenas a afirmativa III é correta.
	 
	As afirmativas I e II são corretas.
	
	As afirmativas I e III são corretas.
	
	As afirmativas II e III são corretas.
	
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505247793)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ANOREXIA: MODELO ALERTA SOBRE A DOENÇA Por Jessica Moraes, http://www.vilamulher.com.br/ Muito já foi discutido sobre os momentos nada glamurosos das modelos que sofrem de anorexia. O caso de Georgina Wilkin, por exemplo, é de chocar. A jovem era mais uma dessas garotas em busca pelo seu espaço na carreira. Na época ela passava dias sem comer, chegando ao ponto de quase desmaiar. Seu agente chegou a dizer certa vez: "Georgina, o que você está fazendo para ficar assim? Continue fazendo isso". Aquelas palavras motivaram Georgina a emagrecer ainda mais. A modelo ficou tão magra que seu coração e seus rins quase pararam. "Meus lábios e dedos eram azuis porque eu estava tão magra que o meu coração estava lutando para bombear o sangue", declarou Georgina ao jornal "Daily Mail". ---- Vimos ao longo das aulas como fatores culturais e sociais contribuem para o surgimento, agravamento, proteção ou resolução de problemas no campo da saúde. A notícia acima corresponde a qual fator sócio-cultural?
		
	 
	Imagem corporal
	
	Papéis de gênero
	
	Higiene
	
	Fatores econômicos
	
	Religião

Continue navegando