Buscar

CASOS CONCRETOS 13 e 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO: 13
Caso Concreto: Dentro do estudo de Direito Empresarial, temos a alienação do ativo da empresa, onde o juiz, ouvido o administrador judicial ordena a alienação de acordo com os incisos do artigo 142 da Lei 11.101/2005. Assim, caracterize as 3 modalidades de alienação do ativo. 
No leilão por lances orais haverá uma convocação aberta ao público para os interessados comparecerem no dia e local determinados para fazer lances orais com o intuito de adquirir os bens ofertados, sendo que a própria legislação falimentar determina que devam ser obedecidas as regras do Código de Processo Civil sobre o assunto. Já na proposta fechada, os interessados entregarão envelopes lacrados no cartório, a serem abertos pelo juiz, no dia, hora e local designados. Diante das propostas apresentadas, o serventuário lavrará um auto, assinado pelos presentes, identificando o vencedor e juntando as propostas aos autos. Por fim, a legislação admite o pregão como uma modalidade híbrida entre as duas anteriores. Nesta modalidade, há uma primeira fase na qual são entregues propostas fechadas. A partir dessas propostas, serão selecionados aqueles que apresentarem proposta de pelo menos 90% da maior oferta para participar do leilão. O juiz ordenará a notificação dos ofertantes, cujas propostas atendam ao referido, para comparecer ao leilão, que será a segunda fase do pregão.
Questão Objetiva: Considerando as normas vigentes em Direito Falimentar sobre a alienação dos bens, analise as afirmativas abaixo:
 I - Uma das formas de alienação dos bens é a alienação dos bens individualmente considerados. 
II - Uma das formas de alienação dos bens é a alienação da empresa, com a venda de seus estabelecimentos em bloco;
III - A alienação da empresa terá por objeto o conjunto de determinados bens necessários à operação rentável da unidade de produção, que poderá compreender a transferência de contratos específicos. 
D) apenas a alternativa IV está incorreta; 
CASO CONCRETO: 14
 Pedro Silva, administrador judicial pela primeira vez no processo de Falência da sociedade empresária QWE Indústria e Comércio de Artigos Esportivos LTDA, pergunta a você especialista em Direito Falimentar questionando como será feito o pagamento de sua a remuneração enquanto administrador judicial. 
De acordo com o que estabelece o artigo 84, I da Lei 11.101/05, as remunerações devidas ao administrador judicial têm natureza de crédito extraconcursal, sua remuneração é recebida prioritariamente e antes dos credores concursais que formam o quadro geral de credores. 
Assim, em primeiro lugar, devem ser pagos os créditos prioritários relativos às despesas necessárias para o andamento do processo e para quitação de créditos trabalhistas considerados dignos de pagamento imediato. Após, devem ser pagas as restituições em dinheiro e então deverão ser pagos os chamados créditos extraconcursais, sendo o administrador o 1º da fila.
Questão Objetiva: (Prova Magistratura - MG - 2009 - Adaptada). No procedimento estabelecido pela Lei 11.101/2005, a restituição em dinheiro será precedida do pagamento: 
A) dos créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 salários-mínimos por trabalhador;

Outros materiais