Buscar

Simulado Mec dos solos 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCE0255_SM_201407385364 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 12/11/2017 09:33:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408389359)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as informações abaixo e escolha a alternativa CORRETA. 1 - O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio. 2 - Os solos grossos(areias e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. 3 - Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos, bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade, etc.
		
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 estão CORRETAS.
	
	Nenhuma afirmativa é CORRETA.
	
	Somente as afirmativas 1 e 2 estão CORRETAS.
	 
	Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 estão CORRETAS.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408200998)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas em relação à compactação de solos. Justifique as afirmações julgadas falsas.
		
	 
	O teor de umidade ótimo e a massa específica seca máxima tendem a aumentar, à medida que a energia de compactação aumenta.
	
	A verificação do teor de umidade em campo pode ser realizada de diversas formas, dentre elas: estufa, frigideira e speedy. O método da estufa é o mais utilizado por ser o mais rápido para determinação da umidade.
	
	O processo de compactação ocasiona a diminuição do índice de vazios do solo, e consequentemente a melhoria das propriedades hidráulicas e geomecânicas, como por exemplo, o aumento da permeabilidade do solo.
	 
	A compactação de solos é função de quatro variáveis principais, as quais são: massa específica seca; teor de umidade; energia de compactação; e tipo de solo, granulometria, presença de argilo-minerais.
	
	A compactação dos solos consiste no aumento da massa específica através da expulsão da água do solo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408439280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os movimentos de massa são fenômenos que possuem um grande poder destrutivo e de grande ocorrência nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Nesse sentido assinale a alternativa que o representa corretamente:
		
	
	Processos de intemperismo, fenômenos exclusivamente antrópicos, contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
	
	Processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais ou não, não contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
	
	Processos de intemperismo e erosão, fenômenos somente naturais, não contínuos de dinâmica interna, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
	 
	Processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais ou não, contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
	
	Processos de erosão, fenômenos exclusivamente naturais, contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408081827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compactação dinâmica é uma técnica aplicada para a densificação de depósitos de solo granular. Quis são os três fatores de que depende o grau de compactação alcançado.
		
	
	Número de golpes, dimensões do martelete, estrutura do sítio.
	 
	Peso do martelete, altura de queda, espaçamento entre os pontos.
	
	Dimensão do martelete, altura de queda, número de golpes.
	
	Preparo do martelete, escolha dos pontos, altura de queda.
	
	Preparo do terreno, peso do martelete, altura de queda.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408314631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma obra de terraplenagem, foi executado um aterro de aproximadamente 1,00 metro de altura. A norma estabelece que a execução de terraplenagem deve ser feita de camada em camada, de aproximadamente 20  centímetros de altura, até a cota projetada. No início da compactação deste aterro, a primeira camada,depois de compactada, apresentou os seguintes resultados: Massa específica de campo = 19,50 g/cm3 e a umidade = 12%.
Sabendo que os resultados de laboratório para o mesmo solos foi: Massa específica máxima de laboratório = 21 g/cm3 e umidade ótima = 9%.
Exigência da fiscalização é que: Grau de compactação (GC) >= 98% e a umidade ótima pode variar + ou -1%.
Dentre as alternativas abaixo, qual que estabelece o procedimento correto para atender a fiscalização?
		
	
	O Grau de Compactação deu 92,8%, menor que estabelecido pela fiscalização e a umidade foi acima do permitido. A solução é: aumentar a energia de compactação para expulsar a água dos vazios, ou seja, diminuir a umidade e consequentemente a massa específica de campo irá aumentar, e o grau de compactação estará dentro dos limites estabelecidos.
	
	O Grau de compactação e a umidade ótima estão dentro dos limites estipulados pela fiscalização, não há nada a ser corrigido. Liberar para próxima camada.
	 
	O Grau de Compactação deu 92,8%, menor que estabelecido pela fiscalização e a umidade foi acima do permitido. A solução é: escarificar a camada de solo que foi compactada e esperar secá-lo, ou seja, diminuir a umidade, e logo em seguida compactá-lo novamente. Fazendo assim, serão atendidos todos os parâmetros.
	
	Como a umidade ótima está dentro dos limites estabelecidos pela fiscalização e somente o Grau de compactação está abaixo (GC=92,8%), deve-se adicionar um pouco de água e em seguida compactá-lo. Fazendo assim, serão atendidos todos os parâmetros.
	
	O Grau de Compactação deu 92,8%, menor que estabelecido pela fiscalização e a umidade foi acima do permitido. A solução é: somente escarificar a camada de solo que foi compactada e esperar secá-lo, ou seja, diminuir a umidade. Fazendo assim, serão atendidos todos os parâmetros.

Outros materiais