Buscar

Avaliando o Aprendizado 1/2/3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708654068)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmativas a seguir:
 I - O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir.
 II - Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica.
 III - O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais.
 IV - É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico:
		
	
	I e II
	 
	I e IV
	
	I, II e IV
	
	II e IV
	
	I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709058045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através somente da educação formal e da educação religiosa.
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados sem possibilidade de mudança.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708649701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
		
	
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	 
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709201769)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O que diferencia a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política?
		
	
	A Ciência Política privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Antropologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	A Sociologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades. A Antropologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	Não se diferenciam. Antropologia, Sociologia e Ciência Política privilegiam igualmente os aspectos culturais da sociedade, o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais e aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Ciência Política estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Sociologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709081922)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	 1a Questão (Ref.: 201708592386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os métodos qualitativos são muito utilizados nas Ciências Sociais. Qual a vantagem de utilizar estes métodos?
		
	 
	Garantem a qualidade da pesquisa.
	
	Permitem utilizar indicadores quantitativos.
	
	Permitem pesquisas de abrangência nacional.
	
	Permitem a interação do pesquisador com grupos sociais reduzidos.
	
	Facilitam o uso da estatística.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708483278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de sociedade desenvolvido na Sociologia dá ênfase à:
		
	
	ideia de que a vida social é resultado da intervenção de forças divinas.
	
	noção de indivíduo como o vetor mais forte na relação indivíduo-sociedade.
	 
	força do fato social na constituição do indivíduo, definindo modos de pensar, agir e sentir.
	
	ideia de que a sociedade se resume ao somatório das ações individuais.
	
	inexistência de uma qualidade específica dos fenômenos sociais que os diferencie daqueles de ordem individual.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709201755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia,cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta.
		
	
	O exercício do poder é uma questão ideológica que não está contemplada pelas Ciências Sociais.
	 
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das Ciências Sociais contemporâneas.
	
	Com exceção dos europeus, nenhum outro povo gerou uma identidade cultural própria.
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico surgido apenas no século XXI.
	
	Segundo as Ciências Sociais, a sociedade ocidental não possui diversidade étnica-cultural.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709168643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compreensão do conceito de cultura é uma preocupação intensa em diversas áreas do conhecimento; a Antropologia define a cultura como a vida total de um povo, ou seja, é a herança social que o indivíduo recebe do grupo ao qual pertence. A cultura tem alguns símbolos que representam estes valores. Todos os itens abaixo representam um tipo de símbolo cultural, exceto:
		
	
	idioma;
	 
	estatísticas;
	
	religião.
	
	músicas;
	
	festas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709072795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ueap 2011) Quanto ao objetivo da sociologia, analise as afirmativas que seguem: I. A sociologia deve se preocupar em somente explicar a sociedade. II. A sociologia tem como função encontrar soluções para a vida social. III. A sociologia tem como função buscar explicações para os problemas sociais. IV. A sociologia tem como única função encontrar soluções para a vida social. V. A sociologia tem também o papel de comparar as sociedades e proceder a classificação das mesmas.
		
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas I e V são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras.
	 
	Apenas as alternativas II, III e V são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras.
		
	 1a Questão (Ref.: 201709292490)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 80 do século passado, quando a influência dos países ocidentais mais ricos, em especial os Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial. Nesse contexto, se impõe o reconhecimento e o respeito às diferenças, buscando a convivência de culturas diversas numa mesma sociedade. A essa postura de não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo, dá-se o nome de:
		
	 
	multiculturalismo
	
	egocentrismo
	
	relativismo
	
	etnocentrismo
	
	mundialização
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709081888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O pensamento de Karl Marx é um marco na história da sociologia, Marx na sua analise da sociedade mostra como a nova ordem econômica, o capitalismo produziu uma nova ordem social injusta, já que o novo padrão econômico não trouxe benefícios para todos os homens. 
A partir das aulas ministradas assinale a única alternativa que não faz parte da reflexão marxista:
		
	
	A mercadoria é o resultado da atividade humana princípio da produção.
	
	A mais-valia é uma reflexão sobre a exploração da força de trabalho.
 
	 
	O Estado, na sociedade capitalista, representa os interesses dos proletariados.
	
	O materialismo histórico é um método de para estudar o processo econômicos das sociedades.
	
	Dentre todos os grupos oprimidos economicamente ao longo da história das sociedades o único que tem possibilidade de vencer a luta é o proletariado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709127356)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa correta: ¿Fifa cria cartilha polêmica para estrangeiros e acaba criticando o Brasil (...)Entre elas está a falta de pontualidade para os compromissos e a flexibilidade dos horários no País. Dessa forma, a Fifa também faz críticas aos atrasos nas obras dos estádios do Mundial. "No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios", diz o texto. Os costumes dos brasileiros no trânsito, nas filas e nas casas noturnas também fazem parte da cartilha de Joseph Blatter. Dos dez tópicos, apenas um é positivo, quando a Fifa sugere aos turistas experimentar o açaí¿ (texto extraído do site do jornal O Estado de São Paulo).
		
	
	Pode-se afirmar que o texto não traz juízos de valor, apenas mostra a realidade do País
	 
	Pode-se afirmar que o texto revela um comportamento etnocêntrico já que mostra=-se bastante simpático aos brasileiros.
	 
	Pode-se afirmar que o texto revela comportamento etnocêntrico já que faz juízo de valor em relação aos brasileiros, sem procurar entender o contexto em que tais comportamentos ocorrem
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultural já que revela preconceito com a nossa cultura.
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultura já que procura mostrar as diferenças entre nossa cultura e as demais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708492324)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos. (...) E há de se entender o seguinte: que um príncipe, e especialmente um príncipe novo, não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião." (MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 74-75.). A partir das metáforas propostas por Nicolau Maquiavel, pensador italiano renascentista, considere as afirmativas sobre a noção do poder próprio ao governante. I. A legitimidade e a autoridade fundamentam o poder. II. O poder encontra seu fundamento exclusivamente no uso da força. III. A sobrevivência da dominação reside na crença das virtudes extraordinárias do líder ou sua legitimidade para o cargo. IV. Os fins podem justificar os meios, para resolver conflitos na disputa pelo poder. Estão de acordo com o pensamento de WEBER apenas as afirmativas:
		
	
	III e IV.
	
	I e III.
	
	II e III.
	 
	I e IV.
	
	I e II.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709126756)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo ¿encurtasse¿ as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm Sobre o processo de Globalização é correto afirmar: I - Colapso do comunismo acelerou o processo de globalização, bem como a globalização interferiu no colapso do comunismo. II ¿ O avançostecnológicos (ex. cabos de fibra ótica) e Infra-estrutura das telecomunicações (ex. satélites) contribuem para o avanço do processo de Globalização. III - Integração da economia global (ex. economia da informação/ transnacionais), bem como o crescimento dos mecanismos de governo como por exemplo a governança transnacionais (União Europeia) fazem parte do processo de Globalização.
		
	
	Somente a frase III está correta
	
	Somente as frases I e II estão corretas
	 
	Todas as opções estão corretas
	
	Somente II está correta
	
	Somente as frases II e III estão corretas

Continue navegando