Buscar

ARTIGOS ECOMONIA

Prévia do material em texto

ECOMONIA: Artigos sobre economia nacional
Priscila da Silva Vasconcelos
01129581
Na contramão da crise, agronegócio deve puxar PIB brasileiro
Publicado em 12/04/2017 10:34
 
12213
“Com a divulgação do novo Boletim Focus, do Banco Central, na última segunda-feira (10), fica a dúvida: quem irá puxar o crescimento do PIB, previsto em 0,4% pelas instituições financeiras participantes do relatório semanal do BC?”
“Com previsão de safra em 217 milhões de toneladas na temporada 2016/17 contra 186 milhões no período anterior, conforme o índice Indicador Brasil, da Expedição Safra, tudo indica que vai sobrar para o campo salvar a lavoura.”
Bibliografia: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/189993-na-contramao-da-crise-agronegocios-deve-puxar-pib-brasileiro.html#.WPEltkXyu1s
Opinião:
Com este recuo da economia brasileira, queda de vendas no comercio, entre outros problemas, o agronegócio apresenta um ‘’fio de esperança’’ para o PIB nacional. Especialistas afirmam que o clima deste período foi o mais favorável em anos para o plantio, lembrando também do aumento da tecnologia e investimento na área. 
BB, Bradesco, Itaú e Santander anunciam redução de taxas de juros
“Após o Comitê de Política Monetária (Copom) baixar a taxa básica de juros da economia brasileira, de 12,25% para 11,25% ao ano, nesta quarta-feira (12), Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander anunciaram que também vão reduzir as taxas de juros cobradas dos clientes.
Na última reunião do Copom, em fevereiro, os bancos adotaram a mesma estratégia e anunciaram quedas nas suas taxas de juros minutos após o anúncio do Banco Central.”
Bibliografia:
http://g1.globo.com/economia/noticia/bancos-repercutem-reducao-do-corte-de-juros-anunciado-pelo-copom.ghtml
Opinião:
Com o desemprego, quedas nas vendas, “crise financeira”, os bancos estão buscando formas de aquecer novamente a economia nacional. Diminuindo as taxas de juros da mais possibilidade de compra aos clientes, sendo assim, a economia volta a se movimentar favorecendo ambas as partes.
Mercado espera maior crescimento para País em 2017
Pesquisa do BC mostra que a projeção para o PIB no próximo ano passou para 1,10%. Para 2016, expectativa é de recessão menor
“Os economistas agora esperam para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 um crescimento de 1,10%. Até a semana passada, essa projeção era menor, de 1,0%. Entre os três setores da economia, o que mais deve apresentar expansão é a agropecuária.”
Bibliografia: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/07/mercado-espera-mais-crescimento-para-pais-em-2017
Opinião:
Como já dito anteriormente, um dos setores que apresenta mais potencial de crescimento é o da agricultura, o que pode afetar, e muito, na melhora do PIB nacional. Pesquisas mostram que consumidores estão mais confiantes na diminuição da inflação e aumento da restrição orçamentária, melhorando assim todo o cenário da economia.
Explosão das cifras no futebol torna esporte possível alvo de terroristas
“Nos últimos tempos, as altas cifras que envolvem o futebol, aliadas à popularidade do esporte, hoje considerado um verdadeiro negócio, podem ser um fator a mais para colocá-lo na mira dos terroristas, conforme avalia o professor de sociologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, José Clemente de Souza Neto.”
Bibliografia:< http://noticias.r7.com/internacional/explosao-das-cifras-no-futebol-torna-esporte-possivel-alvo-de-terroristas-12042017>
Opinião:
Outro setor que também colabora muito para o aquecimento da economia é o futebol. Jogadores com salários altíssimos, torcedores apaixonados que não medem esforços para ver seu time em campo, tudo isso movimenta o cenário econômico. Atualmente, este crescimento vem chamando atenção não só de economistas e amantes do futebol, mas também de terroristas que estão procurando estes locais para atacar pessoas consideradas mais “influentes”.
Exportação de carne supera Operação Carne Fraca e vendas sobem em março
“A industria brasileira de carde bovina registrou resultado positivo nas exportações em março, com um faturamento de US$ 501 milhões e o embarque de mais de 125 mil toneladas. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o desempenho representa um crescimento de 22% da receita e 20% do volume exportado, na comparação com fevereiro.”
Bibliografia: http://www.infomoney.com.br/mercados/agro/noticia/6348951/exportacao-carne-supera-operacao-carne-fraca-vendas-sobem-marco
Opinião:
Mesmo com a imagem “manchada” a carne nacional continua sendo um dos principais produtos de exportação. O Brasil ainda é o líder mundial no setor de exportação de carne, e esses estudos recentes mostram que mesmo após o escândalo da operação carne fraca, as exportações voltam a se destacar com o faturamento elevado em comparação com o mês anterior.
Balança comercial tem superávit recorde em março
“Com o fortalecimento de produtos brasileiros no exterior, a balança comercial de março foi recorde para o mês. As exportações superaram as importações em US$ 7,14 bilhões, o que deu ao País um resultado inédito e 61,2% superior ao alcançado no ano passado.”
“Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e foram divulgados nesta segunda-feira (03). Segundo a pasta, todos os grandes grupos de produtos registraram crescimento de vendas no mês.”
Bibliografia: < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/04/balanca-comercial-tem-superavit-recorde-em-marco>
Opinião:
Dizemos que a balança comercial esta favorável quando o número de exportações (venda) é maior do que o numero de importações (compra). A matéria acima mostra que os produtos brasileiros estão sendo bem valorizados no exterior, dentre estes produtos estão minério de ferro, petróleo e carne. Com a exportação em alta, aquece a economia, aumentando também os indicadores de crescimento do país.

Continue navegando