Buscar

02 Exercicios CORRIGIDO Dir Empresarial II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

02 Aula: DIREITO EMPRESARIAL II 	Rosy
Caso Concreto: Marluce e João são sócios de uma sociedade limitada no ramo de
restaurantes fast food’s. Marluce se encontra adoentada e deseja se retirar da sociedade.
Pergunta-se: A sociedade limitada composta por dois sócios será extinta de pleno direito
com a retirada de um deles?
RESP
Pode por até 180 dias – art. 1033, IV, CC e pode transformar em epmpresa individual ou empresa de responsabilidade pelo art. 1033, p único, CC.
Da Sociedade Personificada
Art. 1.033. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer:
IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias;
Parágrafo único. Não se aplica o disposto no inciso IV caso o sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da sociedade sob sua titularidade, requeira no Registro Público de Empresas Mercantis a transformação do registro da sociedade para empresário individual, observado, no que couber, o disposto nos arts. 1.113 a 1.115 deste Código .
Parágrafo único. Não se aplica o disposto no inciso IV caso o sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da sociedade sob sua titularidade, requeira, no Registro Público de Empresas Mercantis, a transformação do registro da sociedade para empresário individual ou para empresa individual de responsabilidade limitada, 
Questão Objetiva 01: Em relação às sociedades LIMITADAS empresárias é possível afirmar que:
tem somente caráter estatutário. = NÃO = CARÁTER CONTRATUAL –ART. 1052 / 1055 / 981
Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Art. 1.055. O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados
II) seus sócios somente poderão contribuir para formação do capital social com dinheiro, bens ou direitos, jamais com serviços. = ART. 1055, § 2º, CC = CERTO.
Art. 1.055. O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
§ 2o É vedada contribuição que consista em prestação de serviços.
 III) poderão adotar somente denominação, seguida da palavra limitada. = NÃO ART 1158
Art. 1.158. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura.
IV) sua personalidade jurídica autônoma só nasce com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial. = ART 1066 E 983 CC. SIMPLES É NO REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS. COMO O ENUNCIADO ESPECIFICA QUE ESTÁ PERGUNTANDO SOBRE SOCIEDADE EMPRESÁRIA, A RESPOSTA ESTÁ CORRETA (SE NÃO ESPECIFICASSE ESTARIA ERRADA, PORQUE TAMBÉM CABE PARA SOCIEDADE SIMPLES.
Art. 1.066. Sem prejuízo dos poderes da assembléia dos sócios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de três ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não, residentes no País, eleitos na assembléia anual prevista no art. 1.078.
Art. 983. A sociedade empresária deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, não o fazendo, subordina-se às normas que lhe são próprias.
**SOMENTE é correto o que se afirma em:
A) I e II;
B) I e III;
C) II e III;
D) RESP II e IV;
E) III e IV.
Questão Objetiva 02: No estudo do capital social nas sociedades limitadas e
obrigações dos sócios, observamos que:
A) A sociedade responde até o limite do capital social pelas obrigações contraídas em
seu nome. = 391 CC E 591 CPC = DIRETA E INTEGRAL
Art. 391. Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor.
Art. 591. O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigações, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restrições estabelecidas em lei.
B) RESP Em regra, os sócios respondem pelas obrigações da sociedade até o limite do valor das cotas por eles subscritas, embora sejam solidariamente responsáveis pela integralização do Capital Social. = ART 1055, § 1 CC
Da Sociedade Personificada
Art. 1.055. O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
§ 1o Pela exata estimação de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os sócios, até o prazo de cinco anos da data do registro da sociedade.
C) Somente em caso de falência da sociedade, o sócio remisso pode ser responsabilizado pelos demais sócios, pelo valor que faltar para a integralização da respectiva cota. = ERRADO, ART 1004 CC, SÓ DE ESTAR EM MORA ESTÁ RESPONSABILIZADO.
Art. 1.004. Os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-lo, nos trinta dias seguintes ao da notificação pela sociedade, responderá perante esta pelo dano emergente da mora.
Parágrafo único. Verificada a mora, poderá a maioria dos demais sócios preferir, à indenização, a exclusão do sócio remisso, ou reduzir-lhe a quota ao montante já realizado, aplicando-se, em ambos os casos, o disposto no § 1o do art. 1.031
D) Somente os administradores, respondem, solidariamente, pela integralização de todas as cotas não inteiramente integralizadas. = ERRADP; P AD, ´PDE SER SÓCIO OU NÃO SÓCIO = ART 1061 CC
Art. 1.061. A designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de 2/3 (dois terços), no mínimo, após a integralização. 
E) Os sócios nunca respondem pelas obrigações da sociedade, pois na limitada não se aplica a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica. = LÓGICO QUE SE APLICA O ART 50 CC
Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

Outros materiais