Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Introdução
Parece ser estranha tal sensação, mas já percebeu que enquanto retiramos algo de dentro de uma vasilha cheia de água ou até mesmo quando estamos brincando dentro de uma piscina, temos a incrível sensação de que o que está mergulhado na água está mais leve? Por que tal fato ocorre? Será mágica?
Não, não é mágica. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima. Essa força é denominada de empuxo.
Denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. Assim, tendo uma visão já pré estabelecida do tema abortado, iniciamos nossos estudos.
Fundamentação teórica
O empuxo foi descoberto por Arquimedes (matemático e engenheiro grego, Arquimedes nasceu em Siracusa, na região da Magna Grécia), que descreve seu principio como sendo, todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado. O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
 E= md .g (1)
 md = µ. Vd  (2)
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega “mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (2) em (1) temos a equação para se calcular o empuxo:
 E= µ . Vd. g (3)
Descrição do experimento
 O desenvolvimento da experiência acontece da seguinte maneira: Inicialmente, prendeu-se o dinamômetro no tripé por meio de uma garra metálica e ajustou o mesmo.. Com o cilindro pendurado no dinamômetro, anotou-se o valor do força peso medido.
P:0,6N
 Depois de transferir-se água para a proveta, inseriu-se o sistema dinamômetro-cilindro, soltando a garra lentamente até que o cilindro ficasse imerso no nível de água desejado,e obtemos o seu Peso aparente.
Pap:0,18N
 Descoberto a força Peso e o Peso Aparente, temos a Força de Empuxo (Fe) através da fórmula :
 Fe = P – Pap
 
Em seguida, obtemos o valor da altura(h) e do diâmetro(D) do cilindro.
	------------------------------
	MM
	M
	Altura(h)
	72,04mm
	0,07204m
	Diametro(D)
	28,08mm
	0,02808m
A partir dos dados coletados no experimento e da compravaçao que o principio de Arquimedes obteve sucesso nessa experiência, iniciamos a resolução dos exercícios descritos em sala.
1-Calcular a densidade da agua. 
Densidade e mostrado como a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado (densidade = massa/volume).
Assim, calcular a densidade de líquidos e de sólidos regulares é fácil. Os líquidos podem ser “pesados” em uma balança, descobrindo sua massa, e medidos em algum cilindro graduado, como uma pipeta ou proveta, para descobrir seu volume. Depois é só jogar na fórmula da densidade.
Já os sólidos regulares podem também ser “pesados” na balança para se descobrir sua massa, o seu volume é dado por meio de fórmulas específicas.
No nosso caso,temos um solido regular(cilindro) que sua formula e obtida por:
V= .D²/4
V=3,14.(0,2808)².0,07204/4 V=44,6126.10.
=P-Pap/g.v 0,42/437.4711556 1,42.10kg/m.
2-qual o valor do empuxo(N)?
Como já visto e explico durante o desenvolvimento do trabalho, Empuxo e calculo por:
Fe = P – Pap
Fe=0,6N-0,18N 0,42N
Conclusão
A presença do empuxo é comprovado quando ocorre a alteração da massa do béquer com água ao adicionar o cilindro, onde aparentemente parece que é a massa do cilindro que é o responsável pelo aumento da massa, porém observamos que o cilindro esta preso por um fio e não toca na balança ou mesa. O que altera a massa é o empuxo que atua no sistema.
Como é possível observar há três forças atuando no sistema: o empuxo que atua sobre o cilindro para cima; o peso do cilindro apontando para baixo – contrário ao empuxo; a tensão do fio , que pode ser considerado como o peso aparente do cilindro.(Figura 4)
Fig. 4 Representações das forças atuantes no sistema