Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Considerando sua trajetória pessoal como estudante, tente se lembrar como eram seus professores. Você diria que eram tradicionais? Progressistas? Democráticos? Tinham posicionamento crítico e libertador, ou eram autoritários? E os professores “A” e “B” apresentados? Qual é a tendência educacional de cada um deles? Por quê? *Responda a questão em formato de resposta-texto
Pessoalmente, estudei em um colégio público federal e tive professores que seguiam tanto a tendência tradicional quanto a progressista. Acredito que o corpo docente mesclado seja um reflexo de um colégio que, apesar de ser um colégio antigo e considerado "de tradição", tem alunos de classes, gêneros e etnias muito diversificados, contribuindo para um encaminhamento mais progressista.
A tendência pedagógica tradicional visa transmitir aos alunos os padrões, normas e modelos dominantes. Assim, o professor transmite uma "verdade absoluta", cujo conteúdo é desvinculado da realidade social de cada aluno. Sem dúvidas, o professor A segue essa tendência por adotar uma postura verticalizada, unilateral e autoritária dentro de sala.
A tendência pedagógica progressista visa promover a conscientização dos alunos apresentando os conteúdos de maneira contextualizada, compreendendo a realidade histórico-social dos mesmos. O professor B segue essa tendência já que busca um ensino horizontal, incentivando que a sala de aula seja um espaço de debate e diálogo.

Outros materiais