Buscar

CC 6 - Civil VI

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI - CCJ0017
Título	
SEMANA 6
Descrição	
Caso Concreto
Mariana é casada com Tiago pelo regime da comunhão universal de bens. Mariana morre sem filhos, deixando sua mãe e seus avós maternos. Como dever ser realizada a partilha dos bens deixados por Mariana?
R: Thiago receberá metade da herança, pois de acordo com o artigo 1829 inc. II na ausência de filhos é irrelevante o regime de bens. E a mãe de Mariana receberá a outra metade, os avós maternos não receberão nada, pois o ascendente em grau mais próximo, no caso a mãe da falecida, exclui os ascendentes em grau mais remoto, no caso em comento os avós maternos.
Questão Objetiva
Relativamente a ordem da vocação hereditária, assinale a alternativa correta:
Concorrendo à herança filhos do primeiro casamento e filhos do casamento atual do Autor da herança, os primeiros herdarão a metade do que os segundos herdarem.
Concorrendo à herança somente um avô materno e dois avós paternos, a cada um tocará um terço da herança.
Se concorrerem à herança somente um filho e três netos, filhos de filho pré- morto, aos netos conjuntamente caberá cota equivalente a cota do filho vivo.
incluem-se na sucessão legítima os colaterais em concorrência com o cônjuge
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Título: Sucessão e União Estável (aula 6)
Objetivo: Identificar os efeitos jurídicos dos direitos sucessórios conferidos a(o) companheiro(a).
Competências/Habilidades:
Compreender os pressupostos da vocação hereditária
Discutir a adequação do sistema sucessório atribuído à união estável Aplicar a caso prático
Desenvolvimento:
Guilherme, 40 anos e Lorena, 35 anos, vivem em união estável desde outubro de 2000. Da união nasceram dois filhos Gustavo, 8 anos e Luciana, 6 anos. A união não foi constituída por meio de escritura pública e, tão-pouco, escrito particular. Antes do estabelecimento da convivência Lorena possuía uma casa na Cidade de Florianópolis, imóvel que vendeu em 2005 e com o produto da venda adquiriu casa em Curitiba, na qual residia com a família. Guilherme, após o estabelecimento da convivência, em dezembro de 2001, adquiriu um carro com economias que vez decorrentes de salários recebidos durante aquele ano. Em janeiro de 2011, Lorena falece em virtude de grave acidente. Guilherme lhe procura para que providencie a partilha dos bens da companheira, mas lhe faz uma série de perguntas. Elabore um parecer explicativo a Guilherme, respondendo às suas perguntas:
O que é união estável e qual sua diferença com o casamento?
Uma vez que a união nunca foi constituída em documento público ou particular, pode-se afirmar que há regime de bens aplicável ao casal? Explique sua resposta e aponte seus efeitos.
Com a morte de Lorena, Guilherme terá algum direito sucessório sobre os bens por ela deixados? Explique sua resposta.
O sistema de sucessão estabelecido pelo Código Civil de 2002 para a união estável é adequado? Explique sua resposta apontando vantagens e desvantagens.
Lembre-se, você está elaborando um parecer, peça técnica, portanto, preocupe-se com a forma e com a objetividade das explicações a serem dadas.
Produto/Resultado: O aluno deve ter compreendido a ordem de vocação hereditária; os efeitos da sucessão na união estável e deve ser capaz de fornecer explicações em parecer com redação técnica, mas objetiva e simples.
Desenvolvimento

Continue navegando