Buscar

Reportagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Aplicativo Hand Talk facilita a comunicação entre professora e alunos na escola.
Fonte: http://overbr.com.br/apps/conheca-10-aplicativos-gratuitos-para-pessoas-com-deficiencia-pcd
Em uma escola bilíngue de São Paulo onde estudam mais de 500 alunos, os mesmos têm a oportunidade de ter aula de Língua Brasileira de Sinais (Libras). É um momento de aprendizagem muito importante para cada aluno, pois, eles aprendem a se comunicar a interagir com surdo/mudo de uma maneira prática e interessante através das aulas com a professora que é surda/muda, ou seja, ela só se comunica pela Língua Brasileira de Sinais.
Entre os métodos de aprendizagem utilizados pela professora está o aplicativo Hand Talk, liderado por um simpático intérprete 3D, o Hugo, “com ele é possível traduzir automaticamente texto e áudio para Língua de Sinais, de graça”. A professora utiliza o aplicativo no tablet ele é usado como um recurso de tradução para Libras, estreitando laços entre surdos e ouvintes, no caso a professora e os alunos.
Dessa forma a professora utiliza o aplicativo nas aulas para ensinar os pequenos a se comunicar e acaba sendo uma aula muito diferente pois ao contrário das aulas comuns em que as professoras chamam atenção dos alunos através da fala, a professora de libras como não fala e não escuta educa os alunos de outra forma: através do silêncio. 
Os alunos prestam bastante atenção aos sinais da professora, muitos já aprenderam o seu nome e até conseguem se comunicar fluentemente com a professora que se mostra muito contente com a evolução dos alunos e nos relata disse que: “para nós surdos e mudos não é fácil comunicar-se com as pessoas no dia-dia de forma correta (através da língua brasileira de sinais), porém, hoje vejo e penso que se todas as escolas pudessem oportunizar aula de libras para os alunos, não teríamos nenhuma dificuldade pois estaríamos fazendo e vivendo essa verdadeira inclusão”.
No mundo globalizado em que vivemos é preciso utilizar os aplicativos como ferramentas de aprendizagem no dia-a-dia. Percebemos o quanto é importante que a sociedade esteja preparada para essa inclusão, assim como citou a professora faz a diferença para que a vida deles seja mais fácil pois poderão se comunicar de igual forma com os outros. Não é uma tarefa fácil, mas, é preciso que as pessoas entendam que todos somos iguais, sendo assim a inclusão deve ser de todos.

Continue navegando