Buscar

Cap 72

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cap. 72 – Energética Celular e Taxa Metabólica
Taxa Metabólica
Metabolismo corporal – totalidade das reações químicas em todas as células do organismo
Taxa metabólica – taxa de liberação de calor durante as reações
O calor é o produto final de quase toda a energia liberada no corpo: 35% da energia se transformam em calor, durante a formação do ATP. 27% atingem os sistemas funcionais, além da energia usada na atividade muscular, da armazenada nas ligações peptídicas, da despendida pelo coração, etc... todas se convertem em calor. (Exceção: trabalho externo)
Caloria: 1 “c” = quantidade de calor para elevar a temperatura de 1g de água, em 1º C. Já a “C” ou “Kcal” = 1000c
Metabolismo Energético
A ingestão energética se equilibra com o débito energético. Esse pode se dividir em funções metabólicas essenciais (TMB), atividades físicas, digerir, absorver, processar alimentos e manter a temperatura corporal. 
TMB – toda a energia requerida para a realização de todas as reações, quando a pessoa está em completo repouso. É responsável por 50% a 70% de todo o gasto energético dos sedentários. A variação na TMB dependem da quantidade de músculo esquelético e ao tamanho corporal. (declínio da tmb com a idade: perda de massa muscular e substituição por tec. adiposo). 
Aumento da Termogênese (eleva a taxa metabólica ( aumenta a produção de calor): 
Hormônio tireoidiano – tiroxina eleva a taxa das reações químicas (↑secreção)
Hormônio masculino (testosterona) 
Hormônio do crescimento 
Febre 
Diminuição da Termogênese (diminui a taxa metabólica ( diminui a produção de calor): 
Sono – redução do tônus da musculatura esquelética e diminuição de atividade do SNC
Desnutrição – pequena quantidade de substâncias alimentares nas células.
Energia utilizada
Atividades físicas – exercício intenso aumenta a energia utilizada
Processamento de alimentos – TM aumenta (+- 4%) após a refeição pelas reações associadas à digestão, absorção de armazenamento dos alimentos (“efeito termogênico dos alimentos”). A ação dinâmica específica das proteínas é o efeito das ptns sobre a TM (aumenta-a em até 30%)
Termogênese (não provocada por calafrios) – ativação do SNS, que libera norepinefrina e epinefrina, aumenta a TM. Em certos tipos de tecido adiposo, como a gordura marrom, há muita mitocôndria e pequenos glóbulos de gordura. O processo de fosforilação oxidativa é desacoplado, assim a mitocôndria produz mto calor, mas nenhum ATP. (muitas células marrons no neonato). Essa termogênese também pode servir como um tampão contra a obesidade: a atividade simpática está aumentada em pessoas que tem excesso persistente de ingesta calórica. Isso é mediado pela leptina, que ativa os neurônios da pró-opiomelanocortina no hipotálamo, o que aumenta a termogênese e limita o excesso de ganho ponderal.

Continue navegando