Buscar

Avaliando Aprendizado 1

Prévia do material em texto

Sobre o comportamento alimentar e educação nutricional de crianças, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	A utilização de jogos e brincadeiras como veículos de mensagens nas ações educativas em nutrição são recomendados para essa fase.
	
	
	No caso de inapetência do pré-escolar, estratégias como a televisão e o aviãozinho nas refeições são recomendadas, devido à possibilidade de distraírem a criança e fazerem que ela coma sem perceber o que está fazendo.
	
	
	A criança que come toda a comida na hora do almoço merece um doce como premiação.
	
	
	A cozinha experimental não é uma estratégia educativa indicada para crianças.
	
	
	A neofobia é um transtorno alimentício que não é comum nessa fase.
		O campo de atuação do nutricionista no exercício da educação alimentar e nutricional tem como objetivo principal
	
	
	
	
	
	Promover a saúde dos indivíduos pela introdução de práticas alimentares mais adequadas.
	
	
	Comunicar rapidamente as informações a grande número de pessoas.
	
	
	Atingir os grupos mais vulneráveis
	
	
	Definir a situação-problema
	
	
	Atingir indivíduos de todas as classes sociais
		Analise as frases abaixo.
1) Hábito pode ser definido como sendo um ato, uso e costume, ou um padrão de reação adquirido por freqüente repetição da atividade (aprendizagem). Assim, os alimentos ou tipo de alimentação que os indivíduos consomem rotineiramente e repetidamente no seu cotidiano caracterizam o seu hábito ou comportamento alimentar.
2) A familiaridade com os alimentos é o primeiro passo para a criança aprender sobre o gosto dos alimentos. O acesso e a disponibilidade dos alimentos são fatores fundamentais no desenvolvimento do hábito alimentar
3) A refeição familiar é o contexto social no qual a criança tem oportunidade de comer com os irmãos, amigos e adultos que lhe servem de modelo e que dão atenção a sua alimentação, ora elogiando-a e encorajando-a a comer, ora chamando a atenção do seu comportamento à mesa, o que levará ao desenvolvimento de seu hábito alimentar.
4) As crianças que são pressionadas e/ou coagidas a comer um determinado alimento, que os pais acreditam ser bom para elas, em geral diminuem a sua preferência por este alimento ou sabor.
5) Os pais podem influenciar no controle interno da criança para a fome e saciedade. Por exemplo, quando a criança fala que não deseja mais comer, porque está satisfeita, e os pais dizem "termine o que está no prato", fica claro para a criança a mensagem de que a sua sensação interna de saciedade não é relevante para a quantidade de comida que ela precisa consumir.
Em relação as influências da família sobre a formação do hábito alimentar pode-se  afirmar que estão corretas:
	
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas 1, 3 e 4
	
	
	Apenas as afirmativas 1, 2 e 3
	
	
	Todas as afirmativas
	
	
	Apenas as afirmativas 3, 4 e 5
	
	
	Apenas as afirmativas 2, 3 e 4
		Sobre a história da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	Na década de 1970, a partir de pesquisas científicas, verificou-se que o maior impedimento para a alimentação adequada era a falta de conhecimento.
	
	
	Iniciou-se no Brasil na década de 1930, por se perceber a necessidade de orientação da classe trabalhadora quanto à sua alimentação, sem qualquer apelo de ordem política.
	
	
	Na década de 1960, as publicações referentes à Educação Nutricional incluíam livros específicos, que realçavam a importância dessa prática.
	
	
	No período pós-guerra, houve um aumento do estímulo ao consumo de soja no Brasil, pois, devido às pesquisas que embasaram a alimentação dos militares, a importância de tal leguminosa para a saúde humana ficou evidente.
	
	
	A partir da década de 1970, como a Educação nutricional passou a ser vista como uma forma de ensinar aos pobres a ¿apertar o cinto sem doer¿, de forma que perdeu espaço na saúde pública.
		O padrão alimentar atual do brasileiro é influenciado por uma série de fatores econômicos, culturais, socias, financeiros. Sobre as característica desse padrão atual e os fatores que influenciam, marque o item falso.
	
	
	
	
	
	Os alimentos de alta densidade energética como lanches rápidos tem um valor mais acessível do que alimentos mais saudáveis.
	
	
	O povo brasileiro é muito impermeável a outras culturas, ou seja, hábitos de outros países.
	
	
	As pessoas necessitam fazer refeições mais fora de casa do que no seu domicílio.
	
	
	Cada vez mais ocorre uma crescente individualização dos rituais alimentares
	
	
	Existe hoje uma escassez de tempo para o preparo de alimentos, forçando as pessoas a optarem por produtos mais práticos.

Continue navegando