Buscar

prev 1 AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503058219)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação ao denominado período de graça e à comprovação de tempo de serviço/contribuição no âmbito do RGPS, assinale a opção correta.
		
	
	Para fazer jus às vantagens garantidas em lei pelo período de graça, o segurado deve comprovar sua situação de desemprego por meio de registro em órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	Mantem a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, até 12 meses após o licenciamento, o indivíduo incorporado nas forças armadas para prestar serviço militar.
	 
	Para fins de reconhecimento de tempo de serviço, a sentença trabalhista será admitida como início de prova material quando corroborada pelo conjunto fático-probatório dos autos, ainda que o INSS não tenha integrado a lide.
	
	A comprovação do tempo de serviço mediante justificação administrativa só produz efeito quando embasada em início de prova material; não se admite prova exclusivamente testemunhal, mesmo na hipótese de força maior ou caso fortuito.
	
	É incabível ação declaratória para o mero reconhecimento te tempo de serviços para fins previdenciários.
	
	 2a Questão (Ref.: 201502457128)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O plano custeio da Previdência Social e os planos benefícios da Previdência Social previstos no capítulo da Ordem Social da Constituição Federal em vigor, foram regulamentados, respectivamente, pelas leis:
		
	
	n.ºs 8.212/91 e 8.113/91.
	
	n.ºs 8.213/91 e 8.212/91.
	 
	n.ºs 8.212/91 e 8.213/91.
	
	n.ºs 8.112/91 e 8.113/91.
	
	n.ºs 8.112/91 e 8.212/91.
	
	 3a Questão (Ref.: 201502457135)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Regime Próprio de Previdência Social visa assegurar benefícios e serviços aos:
		
	 
	Servidores públicos titulares de cargo efetivo.
	
	Todos os beneficiários deste regime, na sua maioria vinculadas à iniciativa privada.
	
	Trabalhadores avulsos.
	
	Segurado especial.
	
	Empregados CLT.
	
	 4a Questão (Ref.: 201502478688)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social - RGPS, marque a alternativa correta:
		
	 
	A aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos de serviço, em razão de trabalho em condições nocivas à saúde e a integridade física do segurado, além da prova do trabalho nessas condições, depende de contribuição previdenciária adicional a cargo do trabalhador.
	
	O segurado obrigatório, inscrito como contribuinte individual, tem direito a todas as prestações previdenciárias, com exceção da aposentadoria por idade.
	
	A partir da Emenda Constitucional n. 20, de 15.12.1998, não há mais o direito à aposentadoria proporcional por tempo de serviço, salvo o direito adquirido daqueles filiados antes da edição da referida emenda, desde que cumpram pedágio de tempo de serviço de 40% do tempo faltante e, ainda, comprovem idade mínima 48 e 53 anos de idade, para mulher e homem, respectivamente.
	
	São condições para a aposentadoria integral por tempo de contribuição: 30 e 35 anos de contribuição, para mulher e homem, respectivamente e; cumulativamente, idade mínima de 55 e 60 anos, para mulher e homem, respectivamente.
	
	A aposentadoria por invalidez é prestação previdenciária devida, no valor de 100% ou 125% do salário-de-benefício, pago de forma vitalícia, vedada a sua transformação em aposentadoria por idade, quando o segurado atingir os requisitos para este benefício.
	
	 5a Questão (Ref.: 201503126295)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que tange ao período de graça, marque a alternativa incorreta:
		
	
	A dona de casa perde a qualidade de segurada se deixar de contribuir para a Previdência Social por período superior a 06 meses;
	 
	O segurado facultativo mantem esta qualidade perante a Previdência Social se deixar de contribuir por período de até 12 meses;
	
	É mantida a qualidade de segurado durante todo o tempo que o trabalhador receber benefício previdenciário;
	
	É mantida a qualidade de segurado àquele que deixar de exercer atividade remunerada e deixar de contribuir perante o Regime Geral de Previdência Social, por período de até 12 (doze) meses;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502457232)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere aos beneficiários do Regime de Previdência Social na condição de dependente do segurado, é incorreto afirmar:
		
	 
	O cônjuge para ser considerado dependente, deve provar sua dependência econômica em face do segurado junto à Previdência Social.
	
	Perde a condição de dependente o filho que for emancipado, ainda que inválido, exceto, nesse caso, se a emancipação for decorrente de colação de grau científico em curso de ensino superior.
	
	A dependência econômica deve ser comprovada em se tratando de dependentes não preferenciais.
	
	O menor sob tutela somente poderá ser equiparado aos filhos do segurado mediante apresentação do termo de tutela.
	
	Inclui-se como dependente o irmão não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos, ou inválido que viva sob dependência econômica comprovada do segurado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502892123)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
		
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	 
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	Não, pois não há qualquer carência para esse benefício.
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 67 anos.
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 68. anos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502495670)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como se perde a qualidade de segurado?
		
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, sem a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	transcorrido o período de graça desde que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado.
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para seus dependentes.
	 
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201502495657)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Matheus aposentou-se, mas em razão de sua posentadoria não suprir as necessidades familiares, voltou ao mercado de trabalho. Neste caso, Matheus será segurado obrigatório?
		
	
	sim, desde que a atividadeexercida pelo aposentado seja abrangida pelo INAMPS.
	
	não, vez que aposentado não contribui de forma alguma.
	
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado não seja abrangida pelo RGPS.
	 
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado seja abrangida pelo RGPS.
	
	sim, desde que o aposentado haja de boa-fé.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502478569)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição Federal Brasileira, as contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidirão, dentre outras, sobre:
		
	
	A receita dos concursos de prognósticos, exceto a loteria instantânea ("raspadinha").
	
	A folha de salários pagos à pessoa física que lhe preste serviço exclusivamente com vínculo empregatício.
	 
	A folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.
	
	Todo e qualquer rendimento do trabalho com natureza salarial pagos à pessoa física que lhe preste serviço exclusivamente com vínculo empregatício.
	
	Os rendimentos do trabalho pagos ou creditados somente a título salarial à pessoa física que lhe preste serviço exclusivamente com vínculo empregatício.

Continue navegando