Buscar

QUIMICA 2º semestre unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) QUAIS AS TEORIAS QUE PROCURAM EXPLICAR A FORMAÇAO DO PETROLEO? TEORIA ORGANICA: ALTAS TEMPERATURAS E ALTAS PRESSOES RESULTANDO EM HIDROCARBONETOS. TEORIA BEGETAL: TEORIA DOS VEGETAIS MARINHOS.
2) QUAIS AS CATEGORIAS DOS OLEOS MINERAIS EM FUNÇAO DA ORIGEM DO PETROLEO CRU? PARAFINICOS, NAFTENICOS, AROMATICOS(NÃO LUBRIFICANTES)
3)QUAIS SÃO OS LUBRIFICANTES NÃO MINERAIS?CITE EXEMPLO? OLEOS GRAXOS, OLEO DE MAMONA. OLEOS COMPOSTOS: OLEOS PARA PERFURATRIZES. OLEOSSINTETICOS: ESTERES E SILICONES
4)O QUE É ATRITO SOLIDO? ATRITO É FORÇA CONTRARIA AO MOVIMENTO. O ATRITO SOLIDO OCORRE QUANDO EXISTE O CONTATO ENTRE DUAS SUPERFICIES SOLIDAS, SENDO DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS: DE DESLIZAMENTO: QUANDO HÁ CONTATO DIRETO ENTRE AS SUPERFICIES; DE ROLAMENTO: OCORRE ATRAVES DA ROTAÇAO DE CORPOS CILINDRICOS.
5) O QUE É ATRITO FLUIDO? OCORRE QUANDO HÁ UMA CAMADA DE FLUIDO SEPARANDO DUAS SUPERFICIES. ESSE FLUIDO CHAMA-SE LUBRIFICANTE.
6) AS SUBSTANCIAS LUBRIFICANTES SÃO CLASSIFICADOS EM FUNÇAO DO QUE? EM FUNÇAO DA ORIGEM ; VEGETAL, ANIMAL, MINERAL E SINTETICO.
7)QUAI AS FUNÇOES DO FLUIDO DE CORTE? REFRIGERAR A FERRAMENTA E A PEÇA. DIMINUIRO ATRITO FERRAMENTA- PEÇA , REDUZIR O DESGASTE FA FERRAMENTA; TRANSPORTAR O CAVACO.
8)QUAIS OS PRINCIPAIS FLUIDOS DE CORTE? AQUOSAS: SOLUÇOES QUIMICAS E SOLUVEIS; OLEOSAS: OLEOS MINERAIS , GRAXOS, COMPOSTOS EPE MULTIPLA APLICAÇAO.
9) POR QUE OS OLEOS EMULSIONAVEIS SE MISTURAM COM A AGUA? POSSUEM MOLECULAS FORMADAS POR 2 REGIOES DISTINTAS , UMA HIDROFOBA E UMA HIDROFILA.
10)COMO DEVE SER O PREPARO CORRETO DE UMA EMULSAO? DEVE APRESENTAR-SE DE FORMA ESTAVEL, EM PROPORÇOESDE 0,1 A 25% DO OLEO, SEM ADIÇAO DE QUALQUER OUTRO PRODUTO . DEVE ESTAR ISENTI DE ESPUMA COM 15 MIN, DE REPOUSO APÓS A PREPARAÇAO A TEMPERATURA AMBIENTE (25C) DEVE PERMANECER ESTAVEL DURANTE 24 HORAS NO MINIMO.
11) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS LUBRIFICANTES SOLIDOS? GRAFITE, MICA, TALCO, SULFATO DE PRAT, BORAX. ETC
12) QUAL É A FUNÇAO DOS OLEOS ISOLANTES NOS TRANSFORMADORES E DISJUNTORES? NÃO PERMITIR A FORMAÇAO DE ARCO VOLTAICO E DISSIPAR CALOR.
13) QUAL É A RELAÇAO ENTRE VISCOSIDADE E TEMPERATURA? QUANTO MAIOR A TEMPERATURA, MENOR É A VISCOSIDADE.
14)QUAL É A UNIDADE PARA VISCOSIDADE CINEMATICA? M2/S, STOKE(ST), CENTITOKE(CST)
15)O QUE É INDICE DE VISCOSIDADE? É UM VALOR QUE ESTABELECE A RELAÇAO ENTRE TEMPERATURA E VISCOSIDADE. QUANTO MAIS ALTO O INDICE DE VISCOSIDADE DE UM LUBRIFICANTE , MENOR SERA A VARIAÇAO DE SUA VISCOSIDADE AO SE VARIAR A TEMPERATURA.
16) QUAL A IMPORTANCIA DE CONHECER O PONTO FLUIDEZ? PARA QUE O OLEO NÃO CONGELE E DEIXE DE FLUIR. ISSO SE APLICA A LUBRIFICANTES QUE OPEREM A BAIXA TEMPERATURA.
17) QUAL A IMPORTANCIA DO PONTO FULGOR? AVALIAR A TEMPERATURA DE SERVIÇO QUE UM OLEO PODE SUPORTAR COM SEGURANÇA, EVITANDO INCENDIOS.
18)QUAL A IMPORTANCIA DO NUMERO DE NEUTRALIZAÇAO? AVALIAR A ACIDEZ E ALCALINIDADE DO OLEO, PODENDO –SE SABER SE O OLEO ESTA CONTAMINADO OU DETERIORADO.
19) QUAL O EFEITO DA OXIDAÇAO NOS OLEOS? FORMAÇAO DE VERNIZES E BORRA, QUE IMPEDEM A PROPAGAÇAO DE CALOR NOS MANCAIS, LEVANDO-OS A QUEBRA; IMPEDEM OS CANAIS POR ONDE O LUBRIFICANTE FLUI; AUMENTAM A VISCOSIDADE DO OLEO.
20)QUAL É O PRONCIPAL DANO CAUSADO PELOS LUBRIFICANTES AS BORRACHAS? CAUSAM O INCHAMENTO, RESSECAMENTO OU O AMORTECIMENTO, SE O OLEO FOR MUITO AROMATICO.

Continue navegando