Buscar

Questões BDQ de Ciências políticas 1.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201703250184 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 11/11/2017 11:28:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703940531)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No contexto da Europa da Era Moderna, a tese do Direito Divino dos Reis de Jacques Bossuet está associada à:
		
	 
	Monarquia Absolutista.
	
	República Presidencialista.
	
	República Parlamentarista.
	
	Ditadura do Proletariado.
	
	Monarquia Constitucional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703351101)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É necessário identificar as insuficiências ou inadequações do Estado-nação para tentar prever que tipo de transformação ocorrerá na sua estrutura e no seu funcionamento por força do processo em curso de globalização. A forma Estado-nação atual admite:
		
	
	convivência muito bem articulada com a globalização, que não lhe retira poder, garantido seus pressupostas originais fundados no contratualismo de Hobbes.
	 
	a democracia política, representativa e formal, mas coloca obstáculos ou retarda a velocidade do processo de democratização na direção da democratização da sociedade e da adoção de modos de regulação mais participativos e mais substantivos.
	
	que vai mesmo desaparecer na transição histórica atualmente em curso, senão que será transformado. E nem é certo se tal transformação será necessariamente democratizante, globalizante e pós-modernizante
	
	pelos fluxos globais de capital, comércio e informação não sofre o solapamento de sua legitimidade por identidades singulares que não se reconhecem na cidadania abstrata de uma democracia cada vez menos retórica, e a serviço de uma maioria globalizada.
	
	que esteja modificando seus melhores valores de democracia e cidadania universais (o que é muito questionável, de vez que democracia e cidadania existem, a rigor, apenas ¿para dentro¿ no Estado-nação industrial) admitindo o fascismo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704040775)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Porém, existem algumas divergências entre eles: 1. _____________ acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. 2. _____________ parte do princípio de que o Estado existe não porque o homem é o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. 3. _____________ considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. Defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta que preenche as lacunas nos textos acima:
		
	
	Rousseau - Hobbes - Locke
	
	Locke - Hobbes - Rousseau
	
	Hobbes - Rousseau - Locke
	
	Rousseau - Locke - Hobbes
	 
	Hobbes - Locke - Rousseau
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703484862)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às características essenciais à existência de uma comunidade política como Estado Moderno, características estas presentes na teoria weberiana, é correto afirmar que:
		
	
	O exercício do poder da comunidade política se exerce tão somente pela via do consenso que os cidadãos expressam no desejo de quererem viver em sociedade.
	 
	A aplicação do poder da comunidade política, nos limites de seu território, deve sempre ser legítima, legitimidade esta que precisa estar em consonância com a ordem jurídica vigente neste território.
	 
	A comunidade política deve exercer o monopólio do poder sobre todas as pessoas que se encontrem nos limites de seu território , na verdade, somente sobre as pessoas nascidas nos domínios do território da comunidade política.
	
	As funções da administração militar devem ser desempenhadas em estrita consonância com as decisões dos comandantes das organizações militares e dos comandantes de tropa.
	
	A administração e ordem jurídica devem se modificar exclusivamente através vontade dos governantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703985999)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aristóteles, Cícero, Tomás de Aquino e Ranelletti são representantes da teoria naturalista da origem da sociedade, que se contrapõe à teoria contratualista. Sobre a corrente naturalista, é correto o que se lê abaixo, exceto:
		
	
	O homem é naturalmente um animal político.
	 
	O homem se associa por um instinto natural, com a finalidade de suprir suas necessidades básicas.
	
	O homem singular, completamente isolado da sociedade, não se encontra na realidade da vida.
	
	Mesmo provido de todos os bens materiais suficientes à sua sobrevivência, o ser humano continua a necessitar do convívio com os semelhantes.
	
	O homem é, por natureza, animal social e político, vivendo em multidão ainda mais que todos os outros animais.

Continue navegando