Buscar

RESUMO CAPITULO 8 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPITULO 8 – INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
O capitulo 8, “Introdução a Macroeconômico” do livro “fundamentos de economia” traz a relação dos estudos econômicos com meio social geral, por meio de observação de uma economia regional ou nacional confrontada com o indivíduo, esclarecendo assim o seu campo de estudo especifico, sendo esse primeiro contato com o leitor apenas de caráter introdutório.
	Em um segundo momento foi exposto a importância das políticas públicas de macroeconomia, que estão diretamente relacionados ao crescimento econômico, taxa de desemprego, distribuição de renda, taxa de inflação e de certa forma inclusive balanço de pagamentos. As questões relacionadas a inflação e taxa de desemprego estão diretamente relacionados, dada as suas naturezas, já os problemas relacionados a distribuição de renda e crescimento econômico, tendem a caracterizarem como envolventes a longo prazo.
	Para o alcance dos objetivos anteriormente listados deve ser desenvolvida diferentes ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de políticas eficazes. Dentro desse eixo estão por exemplo políticas cambiais, políticas comerciais e políticas de renda. 
Política cambial está relacionada a como o Estado operacionaliza a taxa de cambio (preço da moeda estrangeira), e partindo desse pretexto é que se chega aos termos, Taxa fixa de cambio (O Banco Central determina o valor da taxa de cambio independentemente de oferta ou demanda), Taxa flutuante de cambio (A taxa de cambio varia conforme a oferta e demanda do mercado) e “Taxa flutuante suja”(A taxa de cambio pode variar de acordo a oferta e a demanda, dentro de um limite estipulado pelo Banco Central). 
As políticas comerciais por sua vez, estão atreladas ao incitamento a exportações e encorajamento ou desestímulo das importações, (dependendo da situação atual do país) utilizando-se dos fiscos (IPI, CMS etc.) de creditícios (Taxa de juros subsidiadas) além de regimes de controle de importações.
	Já as Políticas de rendas, é a mais pura intervenção direta do governo na formação de renda, como o estabelecimento de salários, alugueis, congelamento de preços, entre outros mecanismos, que tem o objetivo final de combate à inflação (normalmente).

Outros materiais