Buscar

fisioterapia na saúde da mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EUDES KELLE GOMES DE SOUZA
	       PONTA NEGRA
		
	Voltar
	 
	 
	
		
		
	   FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201409220011 V.1 
	Aluno(a): EUDES KELLE GOMES DE SOUZA
	Matrícula:  220011
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 02/09/2017 19:19:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409984097)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um grupo de 6 gestantes de baixo risco, sendentárias antes de engravidar, reúne-se semanalmente para praticar atividade física desde que tinham 15 semanas de idade gestacional. Atualmente, a idade gestacional delas varia de 23 a 27 semanas. Como elas não dispõem do acompanhamento de nenhum profissional de saúde para o exercício, confira abaixo se estão praticando corretamente ou não. (1 ponto) I- Todas realizam alongamentos apenas da musculatura de quadríceps femoral e peitoral, por 4 segundos. II- Três vezes por semana realizam caminhada por 50 minutos, num ritmo em que conseguem andar e falar, sem que ocorra batimento de asa de nariz. III- Elas acreditam que podem continuar fazendo a caminhada até o final da gravidez. IV- As gestantes fazem a caminhada com tênis e roupa bem aquecida, pois acreditam que seja bom suar bastante para manter o ganho de peso adequado.
		
	 
	Apenas os itens II e III são corretos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas o item I é falso.
	
	Apenas o item II é correto.
	
	Apenas o itens ímpares são corretos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409505756)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
	
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	 
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410007890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409917694)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
	 
	A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
	 
	No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
	 
	O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
	 
	No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409505638)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio relaxina.
	 
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, relaxina e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o parto normal.
	 
	Uma das principais atuações da progesterona na gravidez diz respeito à diminuição da tonicidade do peritônio.
	 
	O estrogênio é responsável pela retenção hídrica e flexibilidade das articulações pélvicas.

Continue navegando