Buscar

Gestao Conhecimento - Administração da qualidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA. ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Yan Lamenha Raposo
Maceió
2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA. ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
 Yan Lamenha Raposo
Trabalho sobre Gestão do Conhecimento nas organizações, apresentado como ponto para AB2 da matéria Seminário Integrador 8, do Curso de Administração da FEAC/UFAL
sob a orientação do Prof. José Senivaldo Liberato
Maceió
2017
INTRODUÇÃO
Em um ambiente altamente competitivo, com uma série de transformações que levam empresas, muitas vezes, à falência, o conhecimento tem sido considerado a única fonte de vantagem competitiva sustentável.
Atualmente a condição de uma organização bem-sucedida não se limita mais à questão econômica, mas vai além disso. A empresa bem-sucedida é aquela que sabe lidar com o conhecimento que possui, sabe adquirir mais conhecimento, sabe criá-lo e transmiti-lo, enfim, é a empresa que aprende constantemente.
O produto não é mais um diferencial para a empresa competir no mercado. Dentro de um contexto globalizado, a empresa que tem um determinado produto como vantagem competitiva dificilmente o terá daqui a três anos. O conhecimento, o qual é fruto do processo da aprendizagem organizacional, tornou- se a fonte de valor para a organização. Os ativos intangíveis são considerados como fonte de valor competitivo
Já a cultura organizacional é um sistema de valores e crenças compartilhados que influenciam o comportamento do trabalhador. Muitas são as forças que moldam a cultura de uma organização. Geralmente sua origem está nos valores, na prática administrativa e na personalidade de seu fundador ou fundadores. A cultura organizacional pode ser influenciada pela presença de fortes líderes.
Um aspecto importante é que a cultura organizacional é fortemente ligada a cultura da sociedade na qual a empresa está inserida. As multinacionais, por exemplo, têm que adequar a empresa de acordo com cada país. O McDonald’s dos Estados Unidos é diferente do McDonald’s do Brasil, que é um país tropical e com características diferentes do país norte-americano.
A atenção dada a cultura organizacional é de extrema importância para seu crescimento e desempenho. Muitos comportamentos são compreendidos na medida em que os elementos da cultura organizacional são percebidos.
DESENVOLVIMENTO
A informação de qualidade, ou seja, aquela considerada relevante, precisa e consistente, possui um valor significativo para a organização. O acesso a informações certas aumenta a probabilidade de sucesso na tomada de decisões.
Em meados da década de 90, Daniel MOODY e Peter WALSH fizeram uma análise sobre a “informação” e relacionaram algumas leis que definem o comportamento da organização:
1ª lei: a informação é compartilhável;
2ª lei: o valor da informação aumenta com o uso;
3ª lei: a informação é perecível;
4ª lei: o valor da informação aumenta com a precisão;
5ª lei: o valor da informação aumenta quando há combinação de informações;
6ª lei: mais informação não é necessariamente melhor;
7ª lei: a informação se multiplica.
Pré-requisitos para o uso da informação:
saber que ela existe;
saber onde ela está armazenada;
ter acesso a ela;
saber como utilizá-la.
No que tange a participação da Tecnologia da Informação no processo de informação, pode-se afirmar que com o avanço da tecnologia, as informações e os conhecimentos hoje têm sido transferidos com maior rapidez e maior eficiência.
Os avanços tecnológicos como computadores, rede de comunicação, software, além da globalização, a integração e o crescimento dos negócios, são aspectos que têm evoluído a cada dia, contribuindo com a velocidade de transmissão das informações e dos conhecimentos antes difíceis de serem acessados.
Em estudo realizado no pólo tecnológico de São Carlos, foi constatado que a tecnologia é importante para o desenvolvimento de produtos de base tecnológica, mas ela por si só não garante o êxito do produto no mercado.
É necessário ressaltar aqui que a Gestão do Conhecimento é muito mais que tecnologia, mas a tecnologia faz parte da Gestão do Conhecimento, ou seja, ela é uma importante contribuição no processo de aquisição, compartilhamento e criação do conhecimento organizacional. Pode-se considerar como uma das ferramentas essenciais para que haja uma Gestão do Conhecimento cada vez mais eficaz.
A função da Tecnologia da Informação (TI) na Gestão do Conhecimento é aumentar a velocidade na transferência do conhecimento. Ou seja, o conhecimento de uma pessoa ou grupo pode estar disponível para outras pessoas dentro da organização. O mais importante é, entretanto, a velocidade com que o conhecimento e informações chegam às pessoas.
O ideal na Gestão do Conhecimento é combiná-la com métodos de TI orientados para que as pessoas possam criar um ambiente dinâmico de difusão do conhecimento.
CONCLUSÃO
Quando falamos de gestão do conhecimento, podemos fazer referência ao escritor Peter Senge, que é líder de uma das correntes mais aceitas, a dos adeptos das conhecidas “leaning organizations”. Para estes, o estudo da gestão do conhecimento deve ser baseada em cinco disciplinas: pensamento sistêmico(o mundo como uma rede de relacionamentos), domínio pessoal(capacidade de seguir seus valores), modelos mentais( hábitos e crenças diários), visão compartilhada e aprendizagem em grupo.
Independente da corrente ou fonte de estudo, o mais importante é atentar para realidade de que o diferencial está contido na valorização do capital intelectual e consequentemente do capital humano dentro das organizações. Fechar os olhos para este fato é fazer um pacto com a insegurança dentro de um mercado tão competitivo e altamente seletivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASTER. Segurança para empresas: tudo o que você precisa saber. Disponível em: <http://www.aster.com.br/blog/seguranca-patrimonial/seguranca-para-empresas-tudo-o-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em: 30 out. 2017.
ENDEAVOR. A importância da cultura organizacional para a sua empresa. Disponível em: <https://endeavor.org.br/importancia-cultura-organizacional-para-empresa/>. Acesso em: 28 out. 2017.
ENFOQUE PALESTRANTES. A essência da gestão do conhecimento: aprendendo sempre. Disponível em: <http://www.enfoquepalestrantes.com.br/a-essencia-da-gestao-do-conhecimento/>. Acesso em: 30 out. 2017.
OLIVEIRA, Djalma De Pinho Rebouças De. Sistemas organizações e metódos - uma abordagem gerencial. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
PROFSERGIO. Leis da informação. Disponível em: <www.profsergio.net/leisdainform.doc>. Acesso em: 29 out. 2017.

Continue navegando

Outros materiais