Buscar

Vida Saudável: Alimentação, Atividades Físicas e Saúde Mental

Prévia do material em texto

Vida Saudável
Ter uma vida saudável não é apenas estar com a saúde em dia, mas viver com qualidade em todos os aspectos. Além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, também é necessário cuidar da saúde mental e ficar livre do estresse. Para isso, saiba priorizar as coisas certas e organizar o seu tempo, pois é uma forma de fugir das tendências, ou seja, ter uma vida acelerada e negativa.
Ter uma vida saudável é o objetivo de muitas pessoas, mas existem elementos que atrapalham na qualidade de vida:
rotina;
práticas incorretas;
falta de tempo para organizar a vida;
maus hábitos alimentares;
ambição apenas em crescimento financeiro;
falta de relacionamentos saudáveis;
falta de tempo para relaxar e se cuidar;
indisposição para as atividades físicas;
estresse, etc.
Tudo isso influencia no modo de viver e o indivíduo cada vez mais se afasta do conceito de “vida saudável”.
Hábitos Saudáveis
Mulher Estilo Vida SaudávelEm uma vida saudável construímos um ambiente totalmente voltado para o bem estar de um indivíduo. Seja na alimentação, segurança, sexo, a paz interior, o lazer, o trabalho, a educação, etc. Todos esses aspectos devem estar em harmonia.
Para iniciar um estilo de vida saudável, coma alimentos naturais e reduza o consumo de gorduras e açúcares. Não pule as refeições e diminua o ingestão de alimentos calóricos, inclusive bebidas como o álcool e o refrigerante. O peso também é um dos elementos importantes para manter a boa saúde, por isso, cuide do aumento do peso e certifique-se que você está com o peso ideal. Calcule o seu IMC (Índice de Massa Corporal) e verifique se está acima ou abaixo do peso.
Procure fazer atividades físicas pelo menos 30 minutos todos os dias, como fazer uma caminhada, ir à academia, jogar futebol, etc. Procure ficar em movimento, pois isso evita o surgimento de hábitos sedentários. Outra opção de exercício físico é dentro de casa, ao lavar o carro, dançar, varrer, etc.
Hábitos que não contribuem para uma vida saudável
Existem atitudes ou hábitos que atrapalham na qualidade de vida. Dentre elas temos:
Obesidade – aumento demasiado da gordura corporal causando problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.
Tabagismo – o fumo é uma droga que também vicia. Assim, ao fumar você está ingerindo vários elementos tóxicos. Um exemplo disso é o cigarro, que possui dezenas de substâncias que afetam o corpo.
Alcoolismo – apesar de ser bastante consumido, assim como o cigarro, as bebidas alcoólicas também induzem ao vício e podem causar doenças como cirrose e hepatite. A ausência de bebida alcoólica ajuda a manter uma vida saudável.
Outras doenças que podem surgir são a diabetes mellitus, a pressão alta, que geralmente ocorre devido a uma situação de estresse ou por doenças hereditárias, dentre outras. Cuide de você, da saúde de sua família e também de sua comunidade. Com isso, estará contribuindo para um mundo melhor e se livrando de hábitos prejudiciais.
Estresse e Vida Saudável
Cobrança e compromissos na vida adulta e também na infância acabam gerando estresse.
Hoje, as crianças estão sempre atarefadas e não tem tempo de simplesmente “crescer”. Os jovens possuem a cobrança para passar no vestibular, arrumar emprego, passar em concursos públicos, etc. E, essa fase importante da vida deve ser levada de uma forma menos "estressada". É essa pressão que desde cedo tem prejudicado o modo de vida da sociedade.
O estresse é o principal fator de risco de muitas doenças, principalmente as cardiovasculares, que se agravam a medida que seu estado emocional entra em desequilíbrio, ou por relacionamentos desestruturados e por hábitos inadequados. É preciso saber lidar com as situações da vida sem causar alterações na saúde.
Uma vida saudável inclui muitos fatores, mas o fundamental é encontrar um equilíbrio. Ninguém vive só de trabalho, diversão ou amor. O tempo precisa ser organizado no relógio, dando prioridade às coisas necessárias e também para aquilo que te faz bem. Portanto:
⇒ Viva coisas diferentes;
⇒ Permita-se ter novas experiências;
⇒ Saia da rotina;
⇒ Dê valor a cada ato, oportunidade e pessoa.
Para viver bem, é preciso QUERER.
É preciso ter tempo para o lazer, bem-estar, trabalho, para dormir, comer, para se cuidar, para valorizar as relações pessoais...Enfim, tempo para tornar a sua vida saudável!
Saiba como conquistar esse estilo de vida, e se sinta realizado e feliz mesmo em meio a toda correria do dia a dia.
Pratique Exercícios Físicos
Alongamento Caminhada
A prática de exercícios é uma das principais ações para obter uma vida saudável, ou seja, a saúde só está realmente adequada com a frequência de atividades físicas.
A falta de exercícios causa o sedentarismo e diminui a atividade e qualidade dos órgãos. É mais importante ter uma rotina de exercícios, do que praticar horas, mas em períodos muito distantes. Não precisa ser necessariamente uma hora todos os dias, comece com tempos mais curtos e vá aumentando gradativamente, ou então alterne os dias. O ideal é ter regularidade. Nas atividades físicas, o corpo vai sendo estimulado, deixando-se suscetível a uma repetição, ou seja, se você só faz exercício uma vez por semana sua condição física não melhora, pois você não “obedece” a repetição que seu corpo precisa. Mas independente de todas as regras, não é agradável praticar um esporte simplesmente por obrigação. Portanto, escolha algo que goste e que te dê prazer. Todos os tipos de exercício ajudam no funcionamento regular do organismo. Para ter qualidade de vida, basta ter força de vontade.
Os exercícios proporcionam melhoria na circulação, nas funções cardíacas e pulmonares, redução do estresse, queima de calorias, alívio de tensões emocionais, aumento do autocontrole, da concentração, melhoria na qualidade do sono, prevenção do colesterol alto e diabetes, entre outros fatores importantes para a saúde.
 Exercícios para crianças, jovens e idosos
As crianças e os jovens já devem crescer praticando esportes, pois são fundamentais nessa fase de desenvolvimento do corpo. Além disso, é interessante incentivá-los para que desde cedo tomem gosto pelas atividades físicas e possam criar o hábito de praticá-las durante toda a vida.
Devido a tantas mudanças que ocorrem no organismo durante a 3ª idade, e pelo alto risco de contrair doenças, o exercício físico ganha mais importância para os idosos, pois servem como prevenção e ajudam a retardar o processo de envelhecimento.
Caminhada
A caminhada é um exercício aeróbico e por mais simples que seja, é a atividade física mais comum e uma das mais eficazes. Pode ser feita em qualquer lugar, sem custo algum e de acordo com as capacidades físicas de cada um. Mas para que seja feita de maneira correta, é preciso alguns cuidados:
Antes de iniciar, não esqueça de tomar água, pois o corpo precisa ser hidratado.
Alongue-se antes e depois da caminhada.
Cuidado com a postura inadequada, caminhe com as costas reta e o abdômen firme e contraído.
Pise da maneira correta (o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar no chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos).
Mantenha os ombros em linha reta.
Não tente ir além dos seus limites. Com um determinado tempo de prática, as condições físicas vão melhorando, podendo aumentar o tempo de exercícios, a intensidade e a velocidade. E quando se sentir preparado, comece a alternar a caminhada com a corrida.
Se possível, vá com uma companhia, converse e escolha locais agradáveis para caminhar, para que o bem-estar seja tanto físico, como mental.
Lazer e Bem-Estar
Lazer na PraiaO lazer também é responsável pela sua socialização, autoestima e bem-estar. Portanto, é uma das formas de obter uma vida saudável. Existem vários meios de lazer e diversão; o importante é aproveitar os momentos livres da forma que preferir. Nada de levar trabalho para casa nos dias de folga, nem de fazer as mesmas coisas sempre, todos precisam de novas experiências e diversões!
O lazer pode ocorrer em qualquer lugar, principalmente em casa. Portanto, estejasempre diferenciando os programas. Veja algumas dicas:
1. Campeonatos de jogos, sessões de filme antigos, organizar uma festa, churrascos, uma boa piscina, um jantarzinho, curtir uma boa música, observar a paisagem, ler um livro, exercer atividades ocupacionais ... Deixe a preguiça de lado e aproveite os momentos de folga!
2. Caso queira sair de casa, também há várias formas de aproveitar o dia, como ir boliche, clube, praças, cachorro-quente, etc.
3. Vá à praia, aproveite o sol, pratique esportes que gosta, dê uma caminhada no final da tarde para curtir a paisagem, saia para locais de sua preferência como festas, bares, cinema, teatro, parques de diversão, pontos turísticos, museus, etc.
4. Se quiser algo "mais natureza", vá às cachoeiras, acampe, faça piquenique, esportes radicais, luais, trilhas, hotel-fazenda, vá a parques ecológicos, ao zoológico...Use a criatividade!
5. Nos feriados e férias, procure algo novo. Vá para lugares que tenha vontade de conhecer. Às vezes, o custo é alto, mas pense, faça o orçamento e veja se não vale a pena sair um pouco da rotina. São momentos muito bons e que proporcionam ótimas lembranças! Conheça desde as praias do brasil às serras, do frio ao calor, culturas, países e pessoas diferentes.
O seu bem-estar não tem preço, saiba aproveitar o que a vida tem de melhor!
Como Administrar Seu Tempo e Ter uma Vida Saudável?
Para ter uma vida saudável, é preciso saber organizar seu tempo. De nada vale dormir mal, acordar atrasado e se estressar no trânsito, comer mal e logo depois voltar para a mesma atividade cansativa, ou simplesmente não ter tempo para si mesmo e para o seu bem-estar. O tempo é precioso! Se soubermos aproveitá-lo, é possível levar uma vida saudável e organizada.
Divida seu Tempo
Relógio
Primeiramente, é necessário dividir seu tempo entre as principais atividades do dia (trabalho, faculdade, cursinho, etc.), e entre o que é importante para você se sentir bem. Veja as dicas:
 1. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite para que todas as energias sejam repostas e para que o organismo trabalhe de forma correta. Dormir pouco e já acordar indisposto pode causar mal-humor, desânimo, preguiça, fazendo com que o restante do dia seja ainda mais cansativo.
 2. Acorde em um horário em que seja possível tomar o café da manhã sem pressa, pois é uma das refeições que seu corpo mais precisa para agir regularmente. Outro ponto importante é acordar com o tempo que se leva para chegar ao seu destino já calculado. Evite ter que sair correndo, com pressa, e se estressar no trânsito logo pela manhã.
 3. Tenha um tempo (em média de 40 minutos a 1 hora por dia) para praticar exercícios. Escolha o melhor horário de acordo com suas atividades. Aproveite esse momento e se concentre, evite preocupações e pensamentos negativos. Esforce-se e saiba a importância que a atividade física tem em uma vida saudável.
 4. A hora das refeições é extremamente importante e pode se tornar muito agradável. Evite comer rápido, sem pressa e sinta prazer ao comer. Desista da ideia de comer fazendo outra coisa ao mesmo tempo, pois esse intervalo é necessário. Prefira um local sem barulhos, fresco, que te agrade e procure comer ao lado de companhias agradáveis. É um momento ideal para conversar e reunir a família e amigos. E lembre-se: evite qualquer discussão ou estresse na hora das refeições.
 5. Reserve um tempo do dia para você! Aprenda a relaxar e a deixar toda a preocupação do trabalho para fora de casa. Faça algo que goste, leia um bom livro, assista a um filme, saia com os amigos, passeie... Dê valor a esses momentos, pois são necessários para o seu bem-estar.
 6. O tempo para investir e cuidar das relações pessoais é um dos mais importantes. Ninguém vive sozinho; grande parte da felicidade que você procura pode ser encontrada nos relacionamentos. Dê valor à família e aos amigos, jamais deixe de demonstrar o seu carinho, não deixe que os laços se percam e nem que a distância afaste. Invista todo o tempo possível em suas relações. Cuide das pessoas que convivem com você, para que a relação na caia na rotina e não desgaste, tenha sempre algo novo, relembre sempre o seu sentimento por elas, pois sem dúvidas são atitudes e momentos que contam muito para uma vida saudável.
 7. Tenha um tempo para se cuidar; é essencial estar bem consigo mesmo, se amar, se gostar e se sentir bonito! Sinta prazer ao se arrumar, não só para os outros mas também para você. Isso pode influenciar completamente na sua autoestima.
 8. Reserve um horário, se achar necessário, para praticar alguma atividade extra, como aulas de música, dança, yoga, ou para algo que queira aprender e que te faça bem.
Cada momento do seu dia tem grande importância. Então, organize seus horários e tenha uma vida saudável!

Continue navegando