Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AVP3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Avaiação Parcial: CEL0466_SM_201708013296 V.1 
	  
	Aluno(a): INGRID FERREIRA DE OLIVEIRA SALVA TERRA
	Matrícula: 201708013296 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	
	1a Questão (Ref.: 201708065511)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
	
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	2a Questão (Ref.: 201708045819)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
	
	cultura
	3a Questão (Ref.: 201708615311)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O mito, a religião, o senso comum e a ciência são formas de conhecer e de explicar o mundo e os seus fenômenos. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. A ciência, aos poucos, foi tomando para si as explicações e rompendo com o mito e com o senso comum. Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	indagação racional 
	
	experimentação
	
	senso comum
	
	observação
	
	método científico 
	4a Questão (Ref.: 201708615310)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil) Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços. 
Qual a ÚNICA opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
	
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	5a Questão (Ref.: 201708637228)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Entrou para a École Normale Supérieure, quando conheceu as obras de pensadores como Auguste Comte e Herbert Spencer, intelectuais que o influenciaram na busca por dotar a Sociologia de um caráter científico. Lançou As Regras do Método Sociológico. Via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social. 
Essas características pertencem ao pensador: 
	
	Émile Durkheim
	6a Questão (Ref.: 201708751704)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a Sociologia de Durkheim, podemos assinalar como correta apenas a seguinte colocação:
	
	A sociedade como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos.
	7a Questão (Ref.: 201708723947)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta. 
	
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	8a Questão (Ref.: 201708042275)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Em Atenas procurava-se formar espíritos delicados, prudentes e sutis, embebidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo; na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia (DURKHEIM, Émile apud PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 1999, p.112). A citação acima expressa: 
		
	
	O caráter social da educação e da prática educativa. 
	9a Questão (Ref.: 201708836094)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	3) Segundo karl Marx, em cada período histórico os diferentes modos de produção define as diferentes classes sociais, no feudalismo, Senhores Feudais x Servos; no capitalismo, Burguesia x Proletariado. Assim, de acordo com Marx, a história humana é:
	
	uma história de luta entre as classes sociais;
	10a Questão (Ref.: 201708637780)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Um operário numa determinada linha de montagem executa muito bem a sua função de encaixar amortecedores na carroceria do veículo, sem ter a menor ideia sobre o procedimento para construir, de modo completo, um automóvel. Este mecanismo é definido por Marx como: 
	
	Alienação

Outros materiais