Buscar

AV1 PESQUISA EM PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Pesquisa em psicologia
Acerca do método científico escolha a alternativa que não apresenta característica de um método científico. 
 
Análise. 
Afirmação. 
Hipótese. 
Observação
Marque a alternativa correta sobre quais são as dimensões da pesquisa observacional: 
 
 
Ambiental - Exploratória; Codificação - Não-codificação; Naturalista - Observante; Esquemática - Não- esquemática. 
 
Testagem da teoria - Exploratória; Experimental - Naturalista; Estruturada - Não-estruturada; Não-participante - Participante. 
 
Experimental - Naturalista; Ambiental - Exploratória; Codificação - Não-codificação; Não-participante - Participante. 
 
Laboratorial - não esquemática; Exploratória - Inativa; Não-codificada - Naturalista; Ativa - Não-participante. 
 
Testagem da teoria - Exploratória; Esquemática - Não-esquemática; Ativa - Inativa; Experimental – Naturalista
Luís Paulo é gestor de uma empresa de cosméticos e resolveu investigar o clima organizacional em sua empresa e para isso contratou uma consultoria que aplicou um questionário em seus 30 funcionários, bem como realizou uma entrevista semi-estruturada com cada um deles. A partir da descrição do relato da pesquisa identifique qual tipo de pesquisa foi realizada na empresa do Luís Paulo 
Pesquisa documental 
Pesquisa correlacional 
Pesquisa de campo 
Pesquisa experimental 
Pesquisa participante
Albert Bandura estudou por muito tempo a agressividade e um dos seus experimentos envolvia observar de forma sistemática o comportamento das crianças em sala de aula. Qual o tipo de pesquisa realizado por Bandura neste caso? 
Pesquisa documental 
Pesquisa correlacional 
Pesquisa experimental 
Pesquisa participante 
Pesquisa de campo
Uma pesquisa que seja realizada com o objetivo de examinar questões práticas e suas potenciais soluções é caracterizada como sendo uma pesquisa: 
Básica 
funcional 
Institucional 
Aplicada 
Universitária 
Nem todas as hipóteses são testáveis, por isso muitas das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores são descartadas. Para que uma hipótese seja considerada logicamente válida é importante que ela seja específica, esta característica se refere à: 
É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste a ser realizado. 
 Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo. 
 Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais. 
São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas. 
A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação. 
 
O método experimental reduz a ambigüidade na interpretação dos resultados encontrados em uma pesquisa uma vez que uma variável é manipulada e a outra é, então, medida. Simultaneamente este método busca eliminar a influência de todas as terceiras variáveis estranhas. Geralmente se consegue este controle mantendo-se todas as variáveis, exceto a variável manipulada, constantes. De que forma, em uma pesquisa experimental, consegue-se o controle das variáveis que não são mantidas constantes? 
Através do treinamento do pesquisador. 
Pela inserção de uma nova variável interveniente. 
Através da randomização. 
Através da exclusão de tais variáveis. 
Pela utilização de métodos estatísticos. 
Validade se refere à verdade e à representação correta da informação. As pesquisas podem ser descritas e avaliadas em termos de três tipos de validade, identifique abaixo aquela que se refere à VALIDADE DE CONSTRUCTO
Aumento nos valores da variável independente em função dos procedimentos experimentais adotados. 
Adequação de uma definição operacional de uma variável. A definição de uma variável reflete o verdadeiro significado teórico da mesma? 
Grau em que os resultados podem ser generalizados para outras populações ou situações. 
 Aumento nos valores da variável dependente em função dos procedimentos não-experimentais adotados. 
Capacidade para retirar conclusões sobre relações de causa e efeito dos dados levantados, permitindo inferências fortes
Uma psicobiografia é um tipo de estudo em que o pesquisador aplica a teoria psicológica para explicar a vida de um indivíduo, normalmente uma figura histórica importante. Este estudo é denominado: 
Estudo de caso 
Estudo experimental 
Pesquisa participante 
Observação naturalística 
Pesquisa ação 
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da seleção dos instrumentos em um delineamento de levantamento. 
Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los passíveis de observação e mensuração. 
De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, o mais freqüente é trabalhar com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando há uma seleção rigorosa os resultados obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possível pesquisar todos os elementos do universo. E, com o auxílio de procedimentos estatísticos, torna-se possível até mesmo calcular a margem de segurança dos resultados obtidos. 
 Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa. 
Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do levantamento. Não pode trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir. 
Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e exigir treinamento de pessoal. 
 
O processo de elaboração de hipóteses é de natureza criativa, entretanto a qualidade mais requerida do pesquisador para o levantamento de hipóteses é a experiência, podendo surgir de diversas fontes, dentre as quais podemos citar a UTILIZAÇÃO DE TEORIAS que se refere à: 
Demonstração da existência de ligações claras entre um conjunto mais amplo de conhecimentos das ciências. 
Estabelecimento assistemático de relações entre os fatos no dia a dia, que fornece indícios para os problemas propostos pela ciência. 
Hipóteses derivadas de palpites que, entretanto, não deixa claro as razões que as determinaram tornando difícil avaliar à priori a qualidade dessas hipóteses. 
À medida que uma hipótese se baseia em estudos anteriores e o estudo em que se insere a confirma, o resultado auxilia na demonstração de que a relação se repete regularmente. 
Descarte de hipóteses devido ao fato das mesmas não serem passíveis de testagem. 
Se alguém deseja estudar agressão precisamos saber exatamente o que se entende por este termo. Por exemplo, a agressãopode ser definida como (1) o número ou a duração de choques aplicados numa pessoa, (2) o número de vezes que a criança empurra um palhaço de brinquedo inflável, (3) o número de vezes que uma criança agride fisicamente outra durante o recreio, (4) as estatísticas de homicídio obtidas em registros de ocorrência policial, etc. A comunicação com outra pessoa fica mais fácil se concordarmos exatamente quanto ao significado usado para o termo agressão no contexto desta pesquisa. Este procedimento de determinação do significado de um termo é denominado: 
Definição operacional 
Randomização 
Distribuição aleatória 
Delimitação da pesquisa 
Controle de variáveis 
O processo de elaboração de hipóteses é de natureza criativa, entretanto a qualidade mais requerida do pesquisador para o levantamento de hipóteses é a experiência, podendo surgir de diversas fontes, dentre as quais podemos citar a OBSERVAÇÃO que se refere à: 
Hipóteses derivadas de palpites que, entretanto, não deixa claro as razões que as determinaram tornando difícil avaliar à priori a qualidade dessas hipóteses. 
Estabelecimento assistemático de relações entre os fatos no dia a dia, que fornece indícios para os problemas propostos pela ciência. 
Demonstração da existência de ligações claras entre um conjunto mais amplo de conhecimentos das ciências. 
Descarte de hipóteses devido ao fato das mesmas não serem passíveis de testagem. 
À medida que uma hipótese se baseia em estudos anteriores e o estudo em que se insere a confirma, o resultado auxilia na demonstração de que a relação se repete regularmente. 
 
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da operacionalização dos conceitos em um delineamento de levantamento.
Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do levantamento. Não pode trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir. 
 
Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los passíveis de observação e mensuração. 
Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e exigir treinamento de pessoal. 
Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa. 
De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, o mais freqüente é trabalhar com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando há uma seleção rigorosa os resultados obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possível pesquisar todos os elementos do universo. E, com o auxílio de procedimentos estatísticos, torna-se possível até mesmo calcular a margem de segurança dos resultados obtidos. 
 
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da seleção da amostra do delineamento de um levantamento. 
Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa. 
Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los passíveis de observação e mensuração. 
Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do levantamento. Não pode trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir. 
De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, o mais freqüente é trabalhar com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando há uma seleção rigorosa os resultados obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possível pesquisar todos os elementos do universo. E, com o auxílio de procedimentos estatísticos, torna-se possível até mesmo calcular a margem de segurança dos resultados obtidos. 
Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e exigir treinamento de pessoal. 
O processo de elaboração de hipóteses é de natureza criativa, entretanto a qualidade mais requerida do pesquisador para o levantamento de hipóteses é a experiência, podendo surgir de diversas fontes, dentre as quais podemos citar a INTUIÇÃO que se refere à: 
Descarte de hipóteses devido ao fato das mesmas não serem passíveis de testagem. 
À medida que uma hipótese se baseia em estudos anteriores e o estudo em que se insere a confirma, o resultado auxilia na demonstração de que a relação se repete regularmente. 
Hipóteses derivadas de palpites que, entretanto, não deixa claro as razões que as determinaram tornando difícil avaliar à priori a qualidade dessas hipóteses. 
Demonstração da existência de ligações claras entre um conjunto mais amplo de conhecimentos das ciências. 
Estabelecimento assistemático de relações entre os fatos no dia a dia, que fornece indícios para os problemas propostos pela ciência. 
Um grupo de profissionais de uma ONG decidiu criar um projeto de orientação às mulheres vítimas de violência e para elaboração deste projeto foi preciso levantar nas delegacias das mulheres quais os principais tipos de violência para saber assim que tipo de projeto seria mais adequado. A partir da descrição acima identifique o tipo de pesquisa. 
Pesquisa correlacional 
Pesquisa de campo 
Pesquisa participante 
Pesquisa documental 
Pesquisa experimental 
A elaboração de hipóteses é uma etapa importante da pesquisa em psicologia. Por conta da importância da mesma muitas hipóteses são descartadas por não possuirem o requisito mínimo para sua validação. São pontos importantes para a elaboração de hipóteses, EXCETO: 
É importante que se construam hipóteses que dispensem a utilização de técnicasde coletas a fim de deixar o processo mais ágil e econômico. 
Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo. 
 
A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação. 
Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais. 
São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas. 
Identifique, dentre as opções abaixo, as características do pré-teste em um delineamento de levantamento. 
Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do evantamento. Não pode trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir. 
Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa. 
Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e exigir treinamento de pessoal. 
Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los passíveis de observação e mensuração. 
De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, o mais freqüente é trabalhar com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando há uma seleção rigorosa os resultados obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possível pesquisar todos os elementos do universo. E, com o auxílio de procedimentos estatísticos, torna-se possível até mesmo calcular a margem de segurança dos resultados obtidos. 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201408322988) 
Pontos: 0,1 / 0,1 
Identifique, dentre as opções abaixo, as características da seleção dos instrumentos em um delineamento de 
levantamento. 
 
 
Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a 
entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de 
informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável 
a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne 
vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e 
exigir treinamento de pessoal. 
 
Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos 
ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação 
imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los 
passíveis de observação e mensuração. 
 
Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. 
Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do levantamento. Não pode 
trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos 
enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir. 
 
Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para 
realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma 
direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser 
redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa. 
 
De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna 
impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, o mais freqüente é trabalhar com uma 
pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando há uma seleção rigorosa os resultados 
obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possível 
pesquisar todos os elementos do universo. E, com o auxílio de procedimentos estatísticos, torna-se 
possível até mesmo calcular a margem de segurança dos resultados obtidos

Continue navegando