Buscar

Aula 09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular
Letícia Fonseca 
Castro
Aula 9
*
Apresentação da aula
Neste capítulo será possível refletir sobre os principais pontos que caracterizam a identidade do professor que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
Poderemos compreender como os professores desta modalidade educacional devem pensar e organizar sua prática pedagógica e sua postura no cotidiano escolar.
*
*
Especificidades do professor da EJA
 Os profissionais comprometidos com a pluralidade e com respeito à diversidade das culturas apresentadas pelos jovens e adultos precisam participar de uma formação continuada permanente, para poder ir de encontro às especificidades de cada educando na EJA.
Arroyo (2006) "se esse perfil de educação de jovens e adultos não for bem conhecido, dificilmente estaremos formando um educador desses jovens e adultos" (p. 22).
*
*
Em busca do próprio perfil
Da mesma maneira, o professor da EJA deve buscar por si próprio traçar seu perfil na busca de ampliar suas habilidades e competências especificas para desenvolver uma boa prática pedagógica em seu trabalho, garantindo sua formação contínua também por meio de uma busca pessoal e particular.
*
*
http://memoriaeja.blogspot.com.br/
*
Algumas características peculiares à EJA, relacionadas às vivências dos alunos e outras questões de ordem emocional, interferem diretamente na postura e ação pedagógica do professor de adultos e jovens.
Estes alunos são sujeitos de 
direito que têm responsabilidades 
sociais e familiares e tem já 
formados seus valores éticos 
e morais através de experiências
e da realidade cultural em que 
estão inseridos.
*
Freire (1996, p. 30),
“Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos. (...) Por que não estabelecer uma “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?”.
*
*
Identidade do professor
Dentre as habilidades e outras atribuições que compõem o perfil do professor de jovens e adultos está o compromisso em mostrar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida das pessoas, permitindo que ela possa reescrever sua história, motivando por tanto o aluno a buscar o seu crescimento pessoal e profissional.
*
*
 A construção de uma proposta de trabalho que reconheça as especificidades do público da EJA perpassa diversos aspectos como, por exemplo:
A diversidade de educandos com características de vida específicas;
A preocupação com a organização geral escolar que acolha a realidade desse público;
*
*
Propostas curriculares que vão ao encontro das necessidades e interesses dos alunos;
A disponibilidade de recursos didáticos que atendam e desenvolvam as potencialidades desses sujeitos; 
Iniciativas de formação inicial e continuada aos educadores que trabalham com a EJA especificamente;
Implementação de políticas compensatórias de alimentação e transporte que favoreçam a permanência dos educandos.
*
*
Referências
ARROYO, M. G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: Seminário Nacional Sobre Formação do Educador de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 
  
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
*
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular
Letícia Fonseca 
Castro
Atividade 9
*
*
Reflexão...
Defina quais os principais pontos para um perfil profissional coerente com as necessidades da EJA atual.
*
Foi possível perceber que é fundamental na prática pedagógica preservar as particularidades que envolvem a EJA, destacando as relações dialógicas entre educador e educando e tomando como ponto de partida para a ação pedagógica o respeito pelo conhecimento prévio e vivências do educando.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais