Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO aula 2 v2

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
 2a aula
	Exercício: CEL0466_EX_A2_201708013296_V2 
	Matrícula: 201708013296
	Aluno(a): INGRID FERREIRA DE OLIVEIRA SALVA TERRA
	
	1a Questão (Ref.: 201708639591)
	Fórum de Dúvidas (19)       Saiba (6) 
	
	Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, e duvidando de tudo, chegou a uma famosa afirmação: "Penso, logo existo". 
Assinale a alternativa que corresponde ao método usado por Descartes: 
	
	dúvida metódica
	2a Questão (Ref.: 201708636946)
	Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba (1 de 6) 
	
	Qual pensador definia a sociologia como a física social:
	
	Auguste Comte.
	3a Questão (Ref.: 201708589082)
	Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba (6) 
	
	Fundou a Sociologia, rompeu com a tradição de sua família monarquista e católica, transformando-se em um republicano com ideias liberais, Ele desenvolveu atividades políticas e literárias que lhe permitiram elaborar uma proposta para solucionar os problemas da sociedade de sua época. Viveu no período imediatamente posterior à Revolução Francesa, preocupou-se em organizar a sociedade que, em sua opinião, estava caótica. Essas características de referem a: 
	
	August Comte
	4a Questão (Ref.: 201708773916)
	Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba (6) 
	
	Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
		
	
	Renascimento
	5a Questão (Ref.: 201708615310)
	Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba (6) 
	
	CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil) Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços. 
Qual a ÚNICA opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
	
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	6a Questão (Ref.: 201708587731)
	Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba (6) 
	
	No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Entre essa forma de pensar é CORRETO citar: 
I. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
II. A autoridade deveria ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
III. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
	
	Todas estão corretas
	7a Questão (Ref.: 201708639567)
	Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba (1 de 6) 
	
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais. 
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos. 
Assinale a alternativa correta:
	
	As alternativas I e II estão corretas
	8a Questão (Ref.: 201708639605)
	Fórum de Dúvidas (19)       Saiba (1 de 6) 
	
	O nascimento da Sociologia acontece como conseqüência, em alguma medida, da chamada Revolução Científica. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas que promoveram essa revolução. A disputa entre o racionalismo e o empirismo marcou o pensamento científico dessa época. 
Sobre o empirismo e o racionalismo podemos dizer:
 I. O Empirismo defende que a experiência sensível é a única fonte fidedigna de conhecimento. 
II. O Racionalismo defende que nossas percepções nos enganam, e somente a razão pura pode produzir conhecimento seguro. 
III. No Empirismo a investigação científica baseia-se na observação e na experimentação para decidir o que é verdadeiro. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as alternativas estão corretas

Continue navegando