Buscar

Conveitos para a Compeençao da vida social

Prévia do material em texto

Conceitos básicos para a compreensão da vida social
“O homem é por natureza um animal social” (Aristóteles)
A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem a necessidade dos seus semelhantes para sobreviver, propagar e perpetuar a espécie e para realizar –se plenamente como pessoa.
O isolamento social é a ausência de contatos sociais. Existem mecanismos que reforçam o isolamento social, dentre eles estão as atitudes de ordem social e as de ordem individual.
O Isolamento social por atitudes de ordem social são: raça, religião, sexo, etc.
O isolamento social por atitudes de ordem individual são: características da personalidade do indivíduo tais como: timidez, preconceito, desconfiança, etc.
A sociabilidade é a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida através do processo de socialização = o indivíduo se integra no grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do grupo; participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, valores e costumes, o individuo está se socializando.
Sugestão de filmes que caracterizam esses processos:
- Sociedade X órgãos públicos
- Deuses e generais
- Jardineiro Fiel
Sobre o processo de Socialização, temos:
- Nel
- Melhores dias de nossas vida
- Cão de briga
Contatos sociais: é o ponto de partida para viver em uma sociedade. Exemplo: aula – professor em contato com o aluno; cliente e vendedor em uma loja, dois irmãos conversando.
Socialização: processo pelo qual os indivíduos aprendem sua cultura, adotando e/ou abandonando uma série de papéis e tomando consciência de si próprios enquanto interagem com os outros.
Socialização primária (ou contato social primário): aquisição de habilidades básicas necessárias para viver em sociedade na infância. A família é o principal agente da socialização primária.
“são contatos pessoais, diretos, face a face, e que tem uma base emocional, pois as pessoas neles envolvidas compartilham suas experiências individuais”.
Exemplo: pais e filhos.
Socialização secundária: ocorre fora da família, seus principais agentes são a escola e os grupos primários.
“são contatos sociais secundários, aqueles impessoais, calculados, formais, são mais ou menos para atingir um objetivo (para um determinado fim)”.
Exemplo: o contato do passageiro com o cobrador do ônibus (apenas para pagar a passagem). São também considerados contatos secundários, os contatos mantidos através de cartas, telefones, email, facebook, etc.
Características:
Uma pessoa que tem sua vida baseada em contatos primários. Ex: Lavrador (possui a personalidade mais forte)
Outra pessoa com vida baseada em contatos secundários. Ex: Executivo.
Com a industrialização e a consequente urbanização, diminuíram os grupos de contatos primários, pois a cidade é a área que mais há grupos nos quais predominam os contatos secundários.
Comunicação: A comunicação é essencial para que ocorra uma formação da sociedade. A comunicação é vital para o homem enquanto ser social.
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.
Exercícios:
Maria Angélica está internada há 10 dias, observa que 3 vezes por dia a enfermeira lhe traz comprimidos em um copinho. Então aborda a enfermeira e indaga quais são esses remédios e para que eles servem?
Existe um contato social?
Sobre a socialização, esta se refere à primária ou secundária? Por que?
Eduardo foi pai aos 16 anos, hoje com 23 anos inicia uma conversa com seu filho Júnior sobre a sexualidade, emprego, finanças e laços familiares.
Existe um contato social?
Sobre a socialização, esta se refere à primária ou secundária? Por que?
Quais foram as influências da industrialização e da crescente urbanização sobre os contatos sociais?
Defina comunicação. Qual sua importância?

Continue navegando