Buscar

DISCURSIVA MATÉRIA DIDATICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDATICA
Qual a transição histórica presenciada por Comênio na educação? 
Qual a organização do trabalho pedagógico proposto por Comênio? 
R 1:Assistiu a transição da interação particula r do professor e aluno para um sistema coletivo de ensino: um único professor para vários alunos, neste momento propõem um método para ensinar tudo a todos. 
R 2: Ele propõe uma organização do trabalho pedagógico centrado em um único 
professor, obedecendo-se a uma hierarquia de funções, na qual o professor é o “inspetor supremo”.
O que são técnicas de ensino? (60%) 
Dê exemplos de técnicas usadas em sala de aula. (40%) 
R: As técnicas são instâncias intermediárias, são os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em situações práticas. Exemplos de técnicas: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, aula expositiva, exercícios, demonstração didática.
Explique porque se considera a avaliação um elemento fundamental do processo educacional? 
R: a importância da avaliação se deve ao fato de o ensino ser considerado um processo que tem em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades para a mudança de comportamento de quem dele participa, assim, é por meio da avaliação que se pode verificar até que ponto o ensino tem alcançado os resultados pretendidos e ao mesmo tempo oferece subsídios para a alteração do processo, quando os objetivos não são alcançados. 
Com base nos conhecimentos adquiridos, cite os quatro elementos didáticos que compõem o planejamento docente. e descreva cada um deles
R: Elaboraçao de objetivos: Fundamentais para a seleção dos outros elementos didáticos. Devem ser estabelecidos em primeiro lugar. Seleçao dos conteúdos e ordenação destes: Deve ser de acordo com os objetivos e interessES da classe; sua seleção deve seguir um a sequência lógica, gradualidade na distribuição, continuidade e integração. Definição do método e a escolha das técnicas: Esta definição depende da abordagem de ensino que o professor usa como base, e tem como questão central a aquisiçao de conteúdos . Estabelecimento de critérios de avaliaçao e dos instrumentos a serem utilizados para tal: É um elemento fundamental do processo de ensino, pois é por meio dele que se pode verificar se o ensino esta alcançando seus objetivos
Descreva duas das principais características da “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento”. 
R: - Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais. 
- Enfatizam que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”. 
- Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar à alteração das relações sociais. 
-- Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento. 
- Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta.
Como ocorrem a seleção e a organização dos conteúdos escolares, tanto na teoria quanto na pratica?
R: na teoria ambiciona-se que o professor selecione os conteúdos ao organizar seu plano de ensino, entretanto na prática, existe uma distancia entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos, a quantidade de informações, geralmente, prejudica a qualidade. Tanto a distribuição e a dosagem dos conteúdos, são inadequados. 
quais são os principais aspectos criticados pelos professores com relação a os conteúdos impostos curricularmente a serem ministrados em sala de aula? Cite dois.deles :
R: A distância existente entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos; 
∙ A quantidade de informações geralmente prejudica a qualidade; 
∙ A distribuição, organização e a dosagem do conteúdo são inadequadas; 
∙ A defasagem do conteúdo em relação às necessidades e aos interesses dos alunos.
Descreva duas modalidades de a ula expositiva. (40%) 
Apresente ao menos uma caracter ística de cada u ma destas modalidades
Descreva duas modalidades de aula expositiva. (40%) 
Apresente ao menos uma característica de cada u ma destas modalidades
R: Exposição dialógica - Pressupõe a reelaboração do saber; se dá numa relação de intercambio entre professor e aluno. 
Exposição cognitiva - É permitida a participação ativa dos alunos, mas quem predomina é o professor. 
Exposição exegética - Apresenta-se o conteúdo em sua forma final, sem permitir questionamentos do aluno o professor realiza a exegese de um texto à turma. 
Exposição dogmática - O professor desenvolve seu raciocínio sem participação do aluno que deve assimila-lo. 
Explique quais as concepções de homem, escola e educação que caracterizam esta abordagem do ensino. 
Para esta abordagem de ensino:
R: O homem é considerado uma síntese de múltiplas determinações, sujeito histórico, situado num contexto cultural, que se afirma na ação-reflexão-ação. A escola é o espaço onde se desenvolve um processo de ação-reflexão-ação comprometido com ações transformadoras. A educação é um processo histórico, global e dialético de compreensão da realidade, tendo em vista a sua transformação.
Sobre o “aprender a fazer”, descreva quais as características deste momento educacional:
Qual o cerne do processo de ensino? 
Qual o papel do professor e do aluno? 
R: O planejamento elaborado por especialistas passa a ser o centro deste processo de ensino, submetendo a ele a pratica profissional do professor e o aluno. O professor é o executor do planejamento elaborado por especialistas, ele é o controlador, intermediário entre o planejamento e o aluno. Ele passa a ser um executor de tarefas, ele não participa nem do planejamento, nem da avaliação do seu trabalho. Já o aluno passa a ser um receptor que executa tarefas prescritas no planejamento, o importante é que saiba fazer bem. 
 
 Descreva duas das principais características da “pedagogia crítico-social dos conteúdos”, sistematizada por José Libâneo. 
R: cite ao menos duas destas características: Acentuam a importância de estimular uma consciência crítica e uma ação transformadora pela transmissão-assimilação ativa de conteúdos críticos, articulados aos interesses da maioria da população; A prática decorre da teoria, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria, assim a prática é guiada pela teoria, valorizam o pensamento sobre a ação. Sua base teórica advém da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani. Seu principal foco é a democratização da escola, buscando a permanência das classes trabalhadoras em sala.
Aponte duas características da avaliação na abordagem transmissão-assimilaçao:
R: é feita por meio de interrogatório orais, provas e trabalhos escritos; envolvendo uma vigilância rigorosa e constante sobre a disciplina do aluno.
 
Como ocorre na pratica, a construção dos objetivos de ensino:
R: na pratica o que se observa é que os professores pouco participam da elaboração dos objetivos de ensino. Este são previamente definidos no plano curricular ou no PPP da escola por uma equipe de especialistas, sem a participação direta do professor, que os recebe sob a forma de tarefa a ser cumprida.
Como são organizadas as formas e praticas de interação centradas na sistematização coletiva do conhecimento, de acordo com Martins:
R: as formas e praticas (métodos) de interação entre professores e alunos percorre o seguinte caminho:
Caracterização e problematica da pratica social, comum a professores e alunos;
Explicação da pratica: mediante um referencial teórico;
Compreensão da pratica: no nível da totalidade;
Elaboração de proposta: de intervenção na pratica, tendo em vista a sua transformação.
Como ocorre na pratica o processo de avaliação?
R: teoricamente são de competência do professor a escolha e a elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios tendo em vista o alcance dos objetivos.No entanto, o que encontramos na pratica é bem diferente. Os professores não elaboram nem participam da elaboração dos instrumentos de avaliação, pois estes já são definidos pela escola. Na pratica, a avaliação é um instrumento de controle, principalmente nas series iniciais, podendo também, garantir a obediência dos professores quanto às tarefas que lhe são delegadas. Assumindo assim a função de controle e não como um momento importante de acompanhamento e controle dos resultados do processo de ensino.
Descreva as principais características da formação de professores no período após o golpe de 64 quando se deu o 1° encontro nacional de professores de didática:
R: a formação de professores passa a fazer-se por meio de treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento cientifico, fundado na qualidade dos produtos. É um técnico que domina as aplicações do conhecimento cientifico produzido por outros e convertido em regras de atuação, devendo aprender conhecimentos que elaboram os cientistas básicos e aplicados. Correspondendo a um bom executor de tarefas.
A importância da didática para a educação é reconhecida historicamente. Como ela é entendida nos dias de hoje?
R: Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino. Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno). Nesta perspectiva a didática passa a abordar o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.
Explique como ocorrem a seleção e organização dos conteúdos escolares, tanto na teoria quanto na pratica:
R: na teoria, os conteúdos escolares é uma tarefa importante que o professor deve realizar ao organizar o seu plano de ensino. É ele quem seleciona, e apresenta o conteúdo ao aluno de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe. Seguindo os seguintes critérios; sequencia lógica, gradualidade, continuidade, integração. Porem na pratica isso não acontece, os professores das series iniciais não podem alterar nem selecionar os conteúdos. A organização, a distribuiçao e a dosagem do conteúdo, são inadequados. Segundo alguns professores, “ o conteúdo é tão extenso e tão preso a detalhes que se perdem as partes mais importantes.
Quais são as características da relação professor-aluno sob a perspectiva da abordagem de ensino que diz respeito à sistematização coletiva do conhecimento:
R; nesta abordagem a interação entre prof e aluno se da pela atuação do prof como mediador entre o saber sistematizado e a pratica social de ambos. O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo, portador de uma pratica social a ser problematizada e sistematizada coletivamente.
Explique os passos que organizam o ensino-aprendizagem baseado na pratica de interação centradas na transmissão e assimilação do conhecimento:
R: esse método de ensino encontra-se nos passos formais de Herbart, que percorrem o seguinte caminho: A-preparaçao do aluno; recordação da lição anterior, despertando o interesse. B-apresentaçao; do conteúdo a ser assimilado pelo aluno (aula expositiva). C-assimilaçao; do novo conteúdo por meio da comparação com o já conhecido. D-generalizaçao; por parte do aluno, que deve identificar todos os fenômenos explicados, pelos conteúdos recém-adquiridos. E-aplicaçao; por meio de exercícios de aplicação em diferentes situações.

Continue navegando