Buscar

simulados saude coletiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulados saude coletiva
1a Questão Algumas questões relacionadas à alimentação e nutrição no Brasil são bastante complexas, pois, de um lado, observam-se situações de extrema carência nutricional e, de outro, a evolução epidêmica da obesidade. Avaliações recentes demonstram que a obesidade na população brasileira está se tornando mais frequente do que a própria desnutrição infantil. Esse processo de mudança é conhecido como:
Segurança nutricional
Vigilância Nutricional
Transição nutricional
Evolução nutricional
Vigilância Alimentar
2a Questão O objetivo da atuação do nutricionista em saúde pública é:
Promover programas de recreação
Determinar índices populacionais
Prevenir doenças infectoparasitárias (DIP)
Promover práticas alimentares saudáveis com vistas à melhoria da qualidade de vida da população e à prevenção de morbidades
Avaliar qualidade das notificações de morbidades
3a Questão É correto afirmar-se sobre as características atuais da estrutura da população brasileira:
No processo de transição demográfica, vem aumentando a participação da população de jovens e reduzindo-se a de idosos no conjunto total da população.
De 1992 para 2001, a participação dos menores de 10 anos na população total vem aumentando de 18,7% para 22,1%.
A atual estrutura da população brasileira apresenta aumento das taxas de natalidade e de mortalidade e redução da expectativa de vida.
No processo de transição demográfica, vem se reduzindo a participação da população jovem e aumentando a de idosos no conjunto total da população.
No Brasil, o crescimento vegetativo ou natural continua apresentando índices muito baixos, típicos de países desenvolvidos.
4a Questão Considerando o histórico da atenção primária à saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
A OMS preconiza o fornecimento de medicamentos essenciais como parte da APS.
A prevenção de doenças endêmicas locais e o tratamento adequado de doenças e lesões comuns são componentes da APS.
A meta ¿Saúde para todos no ano 2000¿ foi um marco para a atenção primária.
Seus princípios foram enunciados numa conferência realizada em Alma Ata, na antiga URSS
A educação em saúde e o saneamento ambiental só se incorporaram à APS com a Conferência de Promoção da Saúde, em Ottawa, Canadá, em 1986.
5a Questão Na saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo promover conhecimento contínuo sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Analise as asserções abaixo sobre o SISVAN e responda corretamente: I - É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício. PORQUE II - A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
1a Questão Segundo o Art. 2º da Resolução CFN Nº 380/2005 que define as áreas de atuação do nutricionista é consideraçda como ações da Saúde Coletiva as atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária. Um dos objetivos da atuação do nutricionista em saúde pública é:
Determinar índices populacionais
Promover práticas alimentares saudáveis com vistas à melhoria da qualidade de vida da população e à prevenção de morbidades
Prevenir doenças infectoparasitárias (DIP)
Promover programas de recreação
Avaliar qualidade das notificações de morbidades
2a Questão A anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência de anemias carenciais, como folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente, o ferro é, entre todos, o mais importante. Aponte a alternativa que contém estratégias de combate relacionadas a este mineral:
Aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro e notificação compulsória de casos
Fortificação de alimentos e aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro.
Suplementação de ferro nas populações carentes e mudança no ponto de corte para classificação da anemia ferropriva.
Fortificação de alimentos e estimulo ao consumo de leite de vaca
Suplementação de cloreto de ferro
3a Questão A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) tem como objetivo mensurar as estruturas de consumo, dos gastos e dos rendimentos das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos doméstico. Além disso, visa verificar características associadas às despesas e rendimentos dos domicílios e famílias, viabilizando o desenvolvimento de estudos sobre a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais e nas áreas urbanas e rurais, a extensão do endividamento familiar, bem como gerar bases de dados e estudos sobre o perfil nutricional da população, entre outros. Baseando-se nisto, marque a alternativa verdadeira.
Os inquéritos populacionais são definidos como pesquisas de base populacional, abrangendo uma amostra representativa da população sob vigilância e permitem a obtenção de uma informação generalista e totalitária da situação de saúde do grupo incluindo a temática de alimentação e nutrição.
Nos últimos 20 anos, houve aumento no consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas, de bebidas açucaradas e preparações ricas em sódio, contribuindo para o aumento do sobrepeso e da obesidade da população.
Ocorreram mudanças no comportamento das famílias brasileiras em relação ao local das refeições, promovendo a diminuição das despesas com refeições fora de casa, tanto na área rural como na urbana.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares que possui múltiplas aplicações, contudo não contribui para subsidiar o estabelecimento de prioridades na área social com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, incluídas as políticas públicas temáticas nos campos da nutrição, orientação alimentar e de produção e distribuição de alimentos.
A alteração do perfil da dieta da população brasileira contribuiu para o aumento da prevalência de eutrofia, diabetes e anemia.
4a Questão A prevenção específica da endemia bocígena no Brasil é feita por meio da:
Distribuição e aplicação do hormônio tireoideano
Iodatação do sal de cozinha
Expansão dos programas de detecção
Fluoretação de água de abastecimento público
Iodatação dos cereais de uso mais frequente pela população
5a Questão O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) se destina à suplementação preventiva de todas as crianças de 6 a 18 meses com sulfato ferroso e prevê a orientação adequada da alimentação complementar, pelo seu importante papel no suprimento de ferro durante a infância.
Sobre essa suplementação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A biodisponibilidade de ferro permite a absorção de 50% do mineral presente no leite materno, enquanto a absorção do ferro no leite de vaca, que possui quantidades semelhantes, é de 10%. 
( ) O ferro heme, presente nas carnes e vísceras, tem maior biodisponibilidade, embora esteja exposto a fatores inibidores, como fitatos e taninos, que diminuem sua absorção. 
( ) O ferro não-heme, contido nos cereais, leguminosas e hortaliças, é absorvido de 2 a 10% pelo organismo e pode ter suas
taxas de absorção aumentadas ou diminuídas na presença de determinados alimentos.
( ) A recomendação de ferro para crianças de seis a 12 meses é de 11 mg/dia, daí a necessidade de oferecer alimentos à criança com maior quantidade de ferro heme e suco de fruta natural, após o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não-heme. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V - F - V - V
V - V - V - V
V - V - F - F
F - V - V - F
F - F - F – V
1a Questão Entende-se por alimentação saudável, direito humano a um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos, respeitando os princípios da variedade, da moderação e do equilíbrio. Com base nos princípios da alimentação saudável, a Portaria nº 193 de 05 de dezembro de 2006 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece os parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de seiscentas a oitocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao valor energético total de duas mil calorias por dia.
As empresas beneficiárias deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional periódica desses trabalhadores.
Os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores.
Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche), podendo substituí-las por doces e sucos de frutas nas refeições principais e menores respectivamente.
As refeições menores (desjejum e lanche) deverão conter de trezentas a quatrocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao valor energético total de duas mil calorias por dia.
2a Questão A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de ________, integra os esforços do Estado brasileiro, que por meio de um conjunto de políticas públicas propõe _______________, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Ao completar-se dez anos de publicação da PNAN, deu-se início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e _______________, de forma a consolidar-se como uma _______________ para os novos desafios a serem enfrentados no campo da alimentação e nutrição no _______________. Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho acima:
2009 - respeitar - diretrizes - referência - Sistema Único de Saúde.
2009 - acompanhar - diretrizes - nova proposta - NASF.
1999 - respeitar - diretrizes - referência - Sistema Único de Saúde.
1999 - acompanhar - leis - referencia - NASF.
2009 - respeitar - leis - nova proposta - Sistema Único de Saúde.
3a Questão Considerando os procedimentos para avaliação do perfil alimentar e nutricional para registro no SISVAN, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Crianças.	( ) Avaliar os hábitos alimentares, a disponibilidade e variedade de alimentos na família e o recebimento de benefícios provenientes de programas de transferência de renda e outros tipos de auxílio (cesta básica, leite etc.).
2. Adolescentes.	( ) Considerar a perda da capacidade/autonomia para preparar os alimentos e para se alimentar.
3. Adultos.	( ) Identificar o estágio de maturação sexual por meio da avaliação do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
4. Gestantes	( ) Avaliar resultados de exames clínicos e bioquímicos, incluindo hemoglobina sérica, para investigação de anemia ferropriva e a prescrição de suplementos.
5. Idosos.	( ) Avaliar a alimentação nos ambientes domicílio e escola e as possíveis influências nas suas escolhas alimentares.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
5 - 1 - 2 - 4 -3
3 - 5 - 2 - 4 - 1
3 - 4 - 1 - 5 - 2
4 - 3 - 1 - 5 - 2
2 - 3 - 4 - 5 - 1
4a Questão Uma das diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) refere-se à promoção da Alimentação Adequada e Saudável. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA (*AOCP, 2015).
A implantação dessa diretriz da PNAN fundamenta-se nas dimensões de incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde
As ações de promoção da saúde constituem formas mais amplas de intervenção sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e sem participação popular.
O conjunto das ações de PAAS, aliado às demais ações de promoção da saúde, contribui com a ampliação do escopo das ações de saúde.
Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente
A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) é considerada uma das vertentes da Promoção à Saúde.
5a Questão Sobre a diretriz de Vigilância Alimentar e Nutricional, da PNAN é correto afirmar que:
F Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)é descrição contínua e a predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes.
F O SISVAN é operado a partir da atenção terciária à saúde, tem como objetivo principal monitorar o padrão alimentar e o estado nutricional de crianças e gestantes atendidos pelo SUS.
V A Vigilância Alimentar e Nutricional subsidiará o planejamento da atenção nutricional e das ações relacionadas à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável e à qualidade e regulação dos alimentos, nas esferas de gestão do SUS.
F Vigilância alimentar e Nutricional é um banco de dados que visa a descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes.
F As alternativas A e C estão corretas
1a Questão De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, os Conselhos de Saúde são representados pelos:
representantes do governo, profissionais de Saúde e representantes das secretarias de Saúde.
usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais de Saúde e representantes dos sindicatos de Saúde.
representantes dos sindicados de Saúde, das secretarias de Saúde e do governo.
representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de Saúde e usuários.
profissionais de Saúde, prestadores de serviço e representantes dos sindicatos de Saúde.
2a Questão Estudo acerca da tendência histórica de redução da desnutrição no Brasil, entre 1974 e 2007, conclui que o desenvolvimento socioeconômico, unido a políticas públicas favoráveis à equidade, encaminharam para um quadro de melhorias na condição de vida e na redução da desnutrição infantil. (MONTEIRO, C.A.M; BENICIO, M.H.D.; CONDE, W.L.; KONNO,S. et.al., 2010). Avalie as seguintes afirmações: 
I. Promover a saúde e a alimentação adequada e saudável; fortalecer os instrumentos de controle social, de vigilância nutricional e de fiscalização de alimentos; monitorar a propaganda e rotulagem são medidas capazes de contribuir para a continuação da evolução favorável do cenário apresentado no texto acima.
II. Entende-se por alimentação saudável aquela que é de fácil acesso, em quantidade suficiente e de modo permanente, conforme explicitado no direito humano à alimentação adequada segundo o qual todas as pessoas devem estar livres da fome.
III. A vulnerabilidade à fome ou a exposição à insegurança alimentar e nutricional torna-se mais aguda quando a análise se baseia nos indicadores indiretos do estado nutricional, uma vez que assim se abrange um
contingente mais amplo e diversificado da população em situação de risco. IV. Aquilo que se come e bebe não é somente uma questão de escolha individual. A pobreza, a exclusão social e a qualidade da informação disponível frustram, ou pelo menos restringem, a escolha de uma alimentação adequada e saudável. É correto apenas o que se afirma em:
II e III
I, III e IV
I, II e IV
I e II
III e IV
3a Questão O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existentes em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Com a finalidade de cuidar e promover a saúde da população brasileira foram definidos como objetivos do SUS os seguintes: I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; II - O controle de bens de consumo que não têm relação com a saúde; III - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos; IV - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas; V - A assistência às escolas públicas através da alimentação escolar. Estão corretos apenas os itens:
I e II
I, II e IV
II e IV
I, III e IV
I e V
4a Questão (PUC-PR/2010-Nutricionista) O Ministério do Trabalho por meio da Portaria Interministerial nº 66, de 25 de Agosto de 2006, alterou os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador. Com relação a essas alterações, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
O percentual de proteínas, lipídeos e carboidratos recomendado nas grandes refeições é respectivamente de 25%, 30% e 50%.
As principais refeições devem conter de 600 a 800 kcals (30-40%) do VET diário e as pequenas refeições de 300 a 400 Kcals (15 a 20%) do VET diário, sendo que nos dois casos é permitido um acréscimo de até 400 Kcals (20% das calorias).
Podem ser responsáveis técnicos pelo programa de alimentação do trabalhador nutricionistas e engenheiros de alimentos.
A realização de educação nutricional tem caráter optativo nas unidades de alimentação e nutrição .
Os percentuais de proteína, carboidratos e lipídios devem ser medidos a partir de um valor energético diário estimado de 2400 kcal.
5a Questão - A Lei nº 11.947, de junho de 2009, define as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. De acordo com a lei citada, assinale a alternativa que N'AO é correspondente a uma diretriz do PNAE: * (INAZ do Pará, 2015)
Apoio ao desenvolvimento sustentável com incentivos para aquisição de gêneros alimentícios diversificados produzidos fora do estado, que reside à escola, dando preferência aqueles alimentos provindos de grandes agricultores, pois dessa forma garantimos a qualidade do alimento
A participação da comunidade no controle social no acompanhamento de ações realizadas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada, por meio dos conselhos de alimentação escolar
O direito à alimentação escolar garantindo também a segurança alimentar e nutricional dos alunos com acesso de forma igualitária, respeitando a diferença biológica entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
A universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública de educação básica.
A educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizado que perpassa pelo currículo escolar abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
1a Questão Em relação aos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA 
É integrante do sistema brasileiro de proteção social e compõe, junto com o Sistema de Previdência Social e o Sistema Único de Assistência Social, o tripé da seguridade social, estabelecido na Constituição. 
As organizações privadas de saúde participam da oferta de serviços ao SUS, em caráter complementar, quando demandadas em função da insuficiência na disponibilidade de serviços públicos. 
Esses princípios são um produto da reforma sanitária brasileira originado do movimento sanitário, processo político que mobilizou a sociedade brasileira para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistemas, serviços e práticas de saúde. 
Há descentralização político-administrativa com ênfase na municipalização da gestão dos serviços e das ações de saúde. 
A sua base jurídico-legal defende uma concepção de saúde relacionada à ausência de doenças e à higidez física e mental, embora o movimento sanitário entenda a saúde numa concepção ampliada 
2a Questão As características da transição nutricional brasileira a partir das análise s dos est udos de avaliação nutricional de maior cobertura revela m que: 
O declínio da desnutrição em crianças e adultos foi acompa nhado por uma ev olução favorável no quadro de carências n utricionais específicas. 
Houve modifi cações no per fil nutricional da popula ção, cara cterizadas pela redução da prevalência de desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. 
As a nemias diminuem suas prevalências ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalência da desnutrição, estabele cendo -se um antagonismo de tendênci as temporais entre desnutrição e anemias. 
As prevalências de des nutrição energétic o-proteica (D EP) em crianças menores de 5 anos de idade são indicativas de um comp ortamento claramen te epidêmico do problema. 
Ao mesmo tempo em que aumenta um ritmo acelerado a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos, aumenta a prevalê ncia de sobrepeso, de obesida de e de carências nutricionais específicas
1a Questão As diretrizes que integram a Política Nacional de Alime ntação e Nutrição (PNAN) indicam as lin has de ações para o alcance do se u propósito, capaze s de modificar os determinantes de sa úde e promover a saúde da população, sendo con solidadas em 9 diferentes dire trizes. Aponte a alternativa qu e traz a opção ERRADA em relação às Diretrizes: 
Controle e Regulação dos Alimentos e Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição;
Organização da Atenção Nutricional e Promoção da Alime ntação Adequada e Saudável; 
Vigilância Alimentar e Nutricional e Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição; 
Participação e Controle Social e Qualificação da Força de Trabalho; 
Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutri cional e Combate ao Trabalho Escravo Infantil.
4a Questão Em relação aos princípi os da Estratégia Saúde da Família, assinale a alternat iva correta. 
A atuação das equipes de S aúde da Família deve ser pla nejada, visando ao alcan ce de resultados mais eficazes, de acordo c om as especialidades dos pro fissionais disponíveis no municípi o. 
As ações de saúde opera cionalizadas pelas equipes de Saúde da Família devem re sultar de programações pactuadas com a comunidade e devem ser baseadas no diagnóstico situacio nal do território. 
O diagnóstico situacional d e saúde deve servir à organização do tra balho das necessidades de saúde da população pela lógi ca da demanda espontânea. 
O foco principal das ações de saúde operacionalizadas pela Estratégia Saúde da Família deve se r o indivíduo em todas as s uas especificidades. 
A Atenção Básica está co ntida na Estratégia Saúde da Fam ília e visa reorganizá-la
5a Questão Em 15 de setembro d e 2006, a promulgação da Lei nº 11.346 (LOSAN), que criou o SISAN, reforçou o di reito à ali mentação como um di reito humano e soci al básico (Art. 2º), al ém de fortalecer as cond ições para a exigibilidade e a justiciabilid ade do direito humano à alimentação adequada (DHAA). Ac erca do assunto, assinal e a alternati va INCORRET A. 
A Polí tica Nacional de Desenvolvi mento Sustentável
(Decr eto 6.040/07) prevê sua articulação e i ntegração com o SISAN. 
A LOSAN prevê a i ntegração e a articulação dos di ferentes ní veis de gove rnos e a sociedade civil na formulação e no mon itoramento das pol íticas públicas que prom ovam a segurança ali mentar e nutricional (SAN). 
No âmbito do S ISAN, são contempl adas ações de educação ali mentar e nutricional. 
O SISAN deve conta r com CONSEA´ s legiti mados em todas as t rês esferas de gove rno. 
A LOSAN defi ne que cabe ao i ndivídu o o exercício de resp eitar, proteg er e prover o seu DHAA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais