Buscar

RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 2 CITOPATOLOGIA CLÍNICA

Prévia do material em texto

RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 2 CITOPATOLOGIA CLÍNICA
Indica um processo infeccioso de vias altas, seja pielonefrite, nefrite, etc.
Se, ao examinarmos o sedimento, for encontrado maior número de hemácias na primeira micção, a localização da hemorragia está na uretra e se a hematúria verifica-se na segunda porção, provavelmente o local da hemorragia está na bexiga. Se com as hemácias forem encontrados cilindros hemáticos e outros, a hemorragia está localizada em vias renais mais altas. 
Células Epiteliais podem estar aumentadas em várias infecções do aparelho urogenital,: podem ser liberadas como: Raras – 0 a 5 p/c; Algumas – 5 a 10 p/c; Muitas – 10 a15 p/c; Numerosas – acima de 15 p/c.
O cilindro hialino é o único que não possui nenhum elemento no seu interior, é tão claro que chega a ser confundido com o campo em que se encontra.
Uratos amorfos, oxalato de cálcio, ácido úrico, além de leucina, tirosina, cistina, e ácido hipúrico. 
Urinas Alcalinas
Uratos são cristais de urina ácida, apresenta-se geralmente em forma de granulações; Fosfatos são cristais de urina alcalina, apresenta-se como poeira amorfa amarelada ou acinzentada. São representados por cruzes (+ a ++++).
Oxalato de cálcio e ácido úrico podem apresentar-se em varias formas e tamanhos, o primeiro possui forma mais comum de octaedro (envelope de carta), o segundo apresenta-se mais comumente em forma de losango. A presença desses cristais no sedimento pode ser indicada por campo (até 50) ou 
por cruzes, quando encontrados acima de 50 por campo ( + a ++++).
O muco encontrado na maioria das urinas é formado pela precipitação de mucoproteínas, aparece em forma de rede, dando uma idéia de teia de aranha, podendo estar ausente ou presente no sedimento. Deve ser representado em cruzes (+ a ++++). Pode estar aumentado nas uretrites.
Elementos orgânicos: Hemácias, leucócitos, células epiteliais, cilindros
Elementos inorgânicos: Bactérias, cristais, leveduras e artefatos.
A presença de bactérias no sedimento urinário é liberada por cruzes (+ a ++++).
Presença de leveduras, presença de espermatozoides, parasitas, e cristais medicamentosos (sulfas).

Continue navegando