Buscar

ABORDAGEM HUMANISTA.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM HUMANISTA
ABORDAGEM HUMANISTA
A abordagem humanista engloba vários teóricos insatisfeitos com as abordagens predominantes nos EEUU, quais sejam Behaviorismo e a Psicanálise. Embora seus teóricos tenham atribuídos vários nomes, como Psicologia Existencial ou Fenomenológica e exibam um conteúdo um pouco diferente ,possuem elementos comuns que são as suposições:
ABORDAGEM HUMANISTA
1- Antes de tudo está a crença de que o comportamento deve ser entendido em termos da experiência subjetiva do indivíduo( incluindo o modo como a pessoa enxerga o mundo – ponto de vista fenomenológico)
2- O comportamento não é restrito somente a sua experiência passada ou às circunstâncias atuais.
ABORDAGEM HUMANISTA
Tais suposições contrastam com aquelas das demais abordagens, em especial o Behaviorismo e a Psicanálise que compartilham duas características básicas, quais sejam: acreditam no determinismo e veem pouco valor explanatório na experiência subjetiva.
Em contraste , os humanistas acreditam que os indivíduos são capazes de responder baseados em sua avaliação subjetiva de uma situação, i.é, 
ABORDAGEM HUMANISTA
Podem fazer escolhas (“livre-arbítrio”).
A importância da experiência subjetiva é desvalorizada pelas abordagens anteriores, posto que para eles a explicação do comportamento termina dependendo não da pessoa que está exibindo o comportamento, mas da avaliação de um observador.
Os humanistas rejeitam tais suposições e afirmam que o comportamento pode ser estudado cientificamente.
ABORDAGEM HUMANISTA
Os humanistas argumentam que não há razão para se rejeitar a experiência subjetiva em favor da observação de uma terceira pessoa, posto que ninguém é objetivo.
Carl Rogers defende tal ponto de vista argumentando que qualquer evento ou observação sobre a qual dois observadores possam estar de acordo é uma observação válida , mesmo que cada um reaja a partir de sua própria subjetividade.
ABORDAGEM HUMANISTA
Este processo de concordância Rogers chamou de verificação intersubjetiva e é visto como a base de toda ciência e de todos os relacionamentos humanos. Como a ciência depende do acordo entre observadores, a verificação intersubjetiva não é diferente de outros métodos.
Uma terceira característica da abordagem humanista, emergente das duas suposições é a ênfase no significado.
ABORDAGEM HUMANISTA
O significado diz respeito ao propósito ou valor que uma pessoa adiciona as suas ações e a sua experiência.
A psicologia tem evitado discutir a importância do significado em relação ao comportamento. 
Acredita-se que uma razão para a psicologia ignorar o significado tem a ver com os julgamentos de valor e, a ciência tem sido encarada como “isenta de valor”. O que escolhemos estudar e as consequências do que aprendemos, tem implicações morais.
ABORDAGEM HUMANISTA
Outra preocupação surge quando se fala sobre o significado em termos do “propósito” do comportamento. Embora propósito possa implicar um tipo de causa, pode-se estar referindo a fatores que estão distantes de qualquer fator imediatamente observável. Neste caso o significado não pode ser diretamente observável , sendo inferido de forma incompleta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais