Buscar

casos internacional 1 a 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 1
Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, as convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita
A afirmativa está incorreta, visto que as convenções internacionais devem sempre ser estabelecidas por escrito, visando a segurança jurídica desses tratados.
Semana 2
A República de Utopia e o Reino de Lilliput são dois Estados nacionais vizinhos cuja relação tornou-se conflituosa nos últimos anos devido à existência de sérios indícios de que Lilliput estaria prestes a desenvolver tecnologia suficiente para a fabricação de armamentos nucleares, fato que Utopia entendia como uma ameaça direta a sua segurança. Após várias tentativas frustradas de fazer cessar o programa nuclear lilliputiano, a República de Utopia promoveu uma invasão armada a Lilliput em dezembro de 2001 e
Os costumes são fontes formais primarias do DIP, são atos retratados pelo estado sobre determinado assunto (elemento objetivo) que é considerado pratica obrigatória no meio jurídico (elemento subjetivo). Apesar de serem de observação obrigatória, o estado recém-criado deve protestar contra o costume existente, se manifestando a fim de que não seja aplicado. O protesto tem quer ser feito com certa frequência, não basta um protesto apenas. Objetor persistente, ciclicamente vai externalizando a sua contrariedade a norma costumeira. O fato de ter sido criado antes do costume é um argumento frágil para protestar, deve aceitar ou protestar com um bom argumento.
Semana 3
Caso Concreto 1
O litígio se dá entre Portugal e Índia. O primeiro Estado aparelhou perante a Corte Internacional de Justiça procedimento judicial internacional contra o Estado indiano, relativo a certos direitos de passagem pelo território deste último Estado de súditos portugueses (militares e civis), assim como de estrangeiros autorizados por Portugal com a intenção de dirigir-se a pontos encravados situados perto de Damão, para acesso aos encraves de Dadra e Nagar-Aveli. 
1) De acordo com entendimento da Corte Internacional de Justiça, qual a fonte de direito internacional Público é aplicável a fim de dar solução ao litígio?
Seria aplicável ao caso o costume regional
2) Como ela é definida?
Definida como fontes formais primarias do DIP, são atos retratados pelo estado sobre determinado assunto que é considerado pratica obrigatória no meio jurídico pelo elemento subjetivo ou imaterial.
3) Qual o elemento que a torna norma jurídica?
O elemento subjetivo ou imaterial.
Caso concreto 2
Analise o texto abaixo retirado do voto de A.A. Cançado Trindade, proferido na Corte Interamericana de Direito Humanos no caso da Comunidade Indígena Sawhoyamaxa versus Paraguay: “...No universo do Direito Internacional dos Direitos Humanos, é o indivíduo quem alega ter seus direitos violados, quem alega sofrer os danos, quem tem que cumprir com o requisito do prévio esgotamento dos recursos internos, quem participa ativamente da eventual solução amistosa, e quem é o beneficiário (ele ou seus familiares) de eventuais reparações e indenizações. 
O individuo está inserido no Estado em que vive e o Estado o representa.
Torna-se provido de personalidade jurídica internacional o individuo que tiver violação grave de direito fundamental e para ter capacidade jurídica internacional, é necessário que a vítima tenha exaurido as instancias jurisdicionais do seu país sem obter sucesso.
QUESTÃO OBEJTIVA Segundo o Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do di reito internacional as convenções internacionais,
d. o costume internacional, os princípios gerais de direito, as decisões judiciárias e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem.
Semana 4
Ex-dirigente de federação sul-americana de futebol, após deixar o cargo que exercia em seu país de origem, sabedor de que existe uma investigação em curso na Colômbia, opta por fixar residência no Brasil, pelo fato de ser estrangeiro casado com brasileira, com a qual tem dois filhos pequenos. Pode ser extraditado, pois trata-se de crime comum cometido antes da naturalização e o individuo não é brasileiro nativo, conforme art 5°, LI, CF/88 e sumula 421 STF.
para que seja extraditado, deve-se observar os requisitos:
1 reciprocidade
2 Competência absoluta do estado requerente
3 Existência de processo penal
4 dupla incriminação
5 inexistência de extinção de punibilidade
6 equivalência das penas
7 identidade da tipificação
Semana 5
Tendo em vista o interesse comum de Brasil e Paraguai em realizar o aproveitamento hidroelétrico dos recursos hídricos do rio Paraná, pertencentes em condomínio aos dois países desde e inclusive o salto Grande de Sete Quedas ou salto de Guairá até a foz do rio Iguaçu, foi aprovado o Tratado de Itaipu, em 26 de abril de 1973, criando a entidade binacional Itaipu, 
O decreto legislativo72.707/73, tratado de Itaipu estipula que não há direito de propriedade ou jurisdição sobre o território um do outro. Estabelece também a igualdade nas contribuições negociais entre as federações.
Semana 6
Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, após a verificação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temática, uma vez firmados, os tratados relativos ao MERCOSUL
Errado, pois todos os tratados para serem incorporados precisam de autorização do congresso (ratificação) para produzir exigibilidade, não sendo automática sua incorporação, conforme art 84, VI, e 49, I, da CF/88.
Semana 7
Presentes em todos os continentes, as organizações não governamentais (ONGs) desempenham importante papel na defesa de causas de interesse comum da humanidade. Assim, não obstante suas peculiaridades jurídicas, o Greenpeace, além de ter atuado como parte nas negociações do Protocolo de Quioto, firmou e ratificou o referido tratado. Julgue a afirmação e fundamente sua resposta.
Organizações não governamentais não possuem personalidade jurídica no direito internacional, Apenas Estados, organismos internacionais e coletividades não-estatais como a santa sé, pessoa jurídica do Vaticano pode firmar tratados.
Contudo, as ONG’s podem pode atuar internacionalmente e participar dos debates trazendo informações técnicas sobre o tema do tratado.

Outros materiais