Buscar

ZOOINVERTEBRADOS 2 Filo Tardigrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Zoologia de Invertebrados
Professor: Mariana Garcia
Curso: Ciências Biológicas - Bacharelado 
Período: 3º Semestre 
2 Aula Teórica: Filo Tardigrada 
1.0 Filo Tardigrada
1.1. Caracteríticas Gerais 
• 1.0 Filo Tardigrada:
Do latim: tardus, lento + gradus, passo;
- Tardigrada é um grupo de animais microscópicos (0,05 a 1,5 mm) altamente especializados, comumente chamados de ursos-d'água, que constituem um filo independente.
- Movem-se lentamente, rastejando e utilizando os ganchos 
nas extremidades de suas pernas para fixar-se ao substrato. Apresentam
 uma distribuição bem diversificada, sendo encontrados numa grande 
variedade de nichos terrestres, de água doce, e ambientes marinhos 
por todo o mundo, variando de abismos no fundo do mar às montanhas 
mais altas. 
- A maioria dos tardígrados alimenta-se do conteúdo de células vegetais, enquanto outros alimentam-se de algas e talvez de detritos, e alguns são predadores de nemátodos e de outros tardigrados.
- São caracterizados por possuírem um corpo robusto subdividido em cinco segmentos, o primeiro correspondente à zona cefálica, os restantes, cada um com um par de pés não articulados, chamados lobópodes, constituem o tronco. Cada um dos oito pés termina em dedos, discos adesivos ou garras.
O corpo é coberto por uma cutícula.O crescimento, tal como nos Artrópodes, dá-se por mudas (ecdysis).
Há evidências de que os Tardígrados são animais eutélicos, nome dado aos organismos em que, durante o crescimento, não há multiplicação do número de células, mas antes um aumento do volume de cada uma delas. Apresentam sistema nervoso com órgãos sensíveis à luz e outras estruturas sensoriais; sistema excretor, músculos desenvolvidos, e um aparelho digestivo completo com uma região buco-faríngea sugadora única e muitíssimo complexa. Não têm aparelho respiratório nem sistema circulatório. A cavidade do corpo (hemocélio) está preenchida por um fluido no qual se movimentam células especiais, os glóbulos cavitares,que desempenham funções respiratórias, circulatórias e, eventualmente, também excretoras. 
- Predominantemente dióicos (poucos são hermafroditas), com uma única gônada sacular (testículo ou ovário) acima do intestino. As fêmeas, frequentemente, são mais numerosas, e em alguns gêneros (p.ex., Echiniscus), desconhecem-se machos. O acasalamento e a postura, de 1 a 30 ovos (dependendo da espécie), ocorrem no momento da muda. Dependendo das condições ambientais, os tardígrados aquáticos podem colocar ovos de casca fina quando as condições são favoráveis e ovos de casca mais espessa quando as condições não são favoráveis. O desenvolvimento é direto e rápido (aproximadamente 14 dias), com clivagem holoblástica sem padrão espiral ou radial típico. Podem ocorrer até 12 mudas durante a vida do animal, o qual se estima de 3 a 30 meses.
- Realizam criptobiose, ou seja são capazes de reduzir drasticamente o metabolismo, mantendo-se num estado de dormência (anabiose) que pode chegar a uma situação em que não se detectam sinais de atividade metabólica, durante períodos de tempo em que as condições ambientais lhes são desfavoráveis.
Desta forma podem sobreviver à secura extrema, a temperaturas da ordem de -270º C, também são capazes de resistir a altas concentrações de substâncias tóxicas (álcool absoluto, por exemplo), ao vácuo a altas radiações, etc.
- O filo é dividido em duas classes importantes: Heterotardigrada e Eutardigrada. 
As duas classes principais são separadas por caráteres taxonômicos das garras e/ou discos adesivos, cutícula, apêndices cefálicos, aparelho de bucal, e estruturas reprodutivas. 
A classe Heterotardigrada é caracterizada pela presença de céfalo, tronco e apêndices; gonoporo separado do ânus; ausência de túbulos de Malpighi; placóides consistindo de três elementos, estruturas de cutícula. 
Em contraste, a classe Eutardigrada tem papilas cefálicas só em Apochela (não-homóloga aos apêndices cefálicos em Heterotardigrada); gonóporo e ânus combinados formando uma cloaca; presença de túbulos de Malpighi; placóides consistindo em três jogos de estruturas espessas cuticulares.
Até o momento, cientistas encontraram 1000 espécies do filo e cada descoberta é mais empolgante do que a outra.

Outros materiais