Buscar

AV Fundamentos de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0274_AV_201308004801 » FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308004801 - ANELISE PEREIRA DE SOUZA
	Professor:
	CELIA REGINA TEIXEIRA
	Turma: 9019/AN
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 25/11/2016 18:15:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201308020097)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo tem dois filhos, Marcos de 17 anos e Flávio de 16 anos incompletos; gostaria então de saber se o segundo filho poderia participar como sócio de uma sociedade já que sua maior preocupação consiste justamente em tentar garantir o futuro dos herdeiros. Vamos ajudá-lo tomando por base a Teoria da Empresa e o NCC?
		
	
Resposta: Não seria possível esse filho ser sócio uma vez que ele não tem a idade permitida tendo por base a teoria da empresa.
	
Gabarito: Sim, segundo o art. 972 CC o menor de 16 anos de idade só poderá participar de sociedade se estiver devidamente representado por seus responsáveis legais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308233995)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Suponha que um consumidor tenha adquirido um telefone celular. Desde o momento de sua aquisição, o mesmo tem sido utilizado normalmente. Contudo, após 30 dias de uso, o mesmo apresentou problemas em seu visor, que se apresenta esfumaçado e praticamente impossibilita a visão das informações e a leitura de mensagens de texto. Esse fato caracteriza vício oculto? Por quê?
		
	
Resposta: Sim, porquê antes dos trinta dias não foi possível identificar esse problema/falha.
	
Gabarito: Caracteriza vício oculto, ou seja, aquele cuja identificação não poderia ocorrer no momento da aquisição da mercadoria, mas apenas no decorrer de seu uso.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308717344)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Kant, podemos conceito o Direito como sendo:
		
	
	"A individualidade de condições, segundo as quais, a vontade de um coexistir com a liberdade de outros, conforme com uma lei geral de servidão";
	
	"O conjunto de condições, segundo as quais, a vontade de cada um pode sobrepor o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral proferida pelo Estado";
	
	"A individualidade de condições, segundo as quais, a vontade de todos coexistir com o arbítrio de uns, conforme com uma lei geral de liberdade";
	 
	"O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade";
	 
	"O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de servidão";
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308715079)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta. De acordo com o Código Civil, considera-se empresário:
		
	
	O conjunto de bens utilizados pelo empresário no exercício de atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços.
	
	Aquele que exerce atividade intelectual de cunho artístico, científico ou literário.
	 
	Aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.
	
	O exercício de atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços.
	
	A atividade econômica organizada, exercida com habitualidade, profissionalidade e impessoalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308717400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trespasse de Estabelecimento Empresarial e Venda do ponto têm o mesmo significado?
		
	 
	Não. Venda do ponto significa a venda do imóvel e trespasse é a transferência do local onde o empresário realiza a sua atividade empresarial
	
	Sim, porque o trespasse é a venda do imóvel
	
	Sim, são sinônimos
	
	Sim, Porque a venda do ponto é a transferência do local onde o empresário realiza a sua atividade empresarial
	
	Sim, o efeito jurídico é o mesmo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308575336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, em relação aos direitos e deveres dos sócios:
		
	
	o direito de recesso significa a possibilidade de um sócio ter férias após o período de 12 meses de trabalho.
	
	apenas pessoas estranhas a sociedade poderão atuar como administrador de uma sociedade empresária. Sendo assim, sócios não podem ser administradores.
	
	a participação nos lucros não é um direito de todos os sócios, tendo em vista que é possível no contrato social, uma cláusula que exclua o sócio de participar dos lucros.
	
	os sócios devem integralizar o capital social apenas em contribuições em dinheiro, não sendo possível integralizar com bens móveis ou imóveis.
	 
	o contrato social não pode conter cláusula que exclua o sócio de participar das perdas referentes à sociedade empresária.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308719736)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que se pode entender por uma sociedade despersonificada?
		
	
	Aquela que possui seus atos constitutivos inscritos na Junta comercial
	
	Aquela que possui seus atos constitutivos inscritos no Cartório de Registro Civil
	
	Aquela conhecida como sociedade anônima ou por ações
	
	Aquela que possui um sócio oculto, que não aparece perante terceiros
	 
	Aquela que não possui seus atos constitutivos inscritos na Junta comercial
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308266628)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto a participação e responsabilidade dos sócios, assinale abaixo a alternativa correta:
		
	
	Nas sociedades limitadas temos uma dupla categoria de sócios: Comanditários e Comanditados.
	 
	Na sociedade limitada, a responsabilidade dos sócios está restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
	 
	A contribuição do sócio para o capital social, na sociedade limitada, pode consistir em prestação de serviços apenas.
	
	Nas sociedades limitadas a responsabilidade de todos os sócios é ilimitada.
	
	Na Sociedade Empresária Limitada os sócios terão sua responsabilidade proporcional ao valor das suas Ações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308573268)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quando ao modelo como:
		
	 
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata mercantil.
	
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata mercantil.
	 
	Livres: não existe um padrão definido para sua confecção, podendo ser emitidos de forma livre, observados os requisitos da lei. Exemplos: nota promissória e letra de câmbio. Vinculados: a lei atribuiu um padrão específico, não permitindo sua livre confecção. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Nominativos: títulos em que o emitente identifica o beneficiário, registrando-o em livro próprio. Exemplo: ações nominativas das S/A. À ordem: títulos passíveis de endosso, em branco (lança-se a assinatura semindicar a favor de quem se endossa) ou em preto (endosso com indicação do nome do beneficiário).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308573284)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como menciona na doutrina os contratos empresariais especificamente formam a relação jurídica dos empresários entre si, haja vista as demais relações apresentarem dispositivos legais próprios como as normas de consumidor, trabalhistas e tributárias. Possuindo as características de acordo com o seu tipo de pacto. Acontece que existem características são comuns a todos os contratos, tais como:
		
	 
	ser realizado entre no mínimo duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer;
	
	ser realizado unipessoal e comutativo: as partes conseguem prever como será executado (ex.: contrato de representação comercial);
	
	ser realizado unipessoal e as partes não conseguem prever, no início da contratação, como será executado (ex.: contrato de dívida de jogo).
	
	ser realizado unipessoal, e consensual: nasce da simples manifestação de vontade dos contratantes (ex.: o contrato de compra e venda mercantil, o qual estará perfeito e acabado logo que as partes acordem no preço, na coisa e nas condições);
	 
	ser realizado unipessoal, tem um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer;

Continue navegando