Buscar

rtm1 AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0913_SM_201403437629 V.1 
	Aluno(a): MARIA TANDIGLEY DE MELO LIMA SANTOS
	Matrícula: 201403437629
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 29/03/2017 00:42:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404438416)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupações além da própria técnica escolhida.
		
	
	 
	
	3a Questão (Ref.: 201404438400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
		
	
	Em condições inflamatórias agudas, o toque passa a ser terapêutico quando facilita o aumento do metabolismo local e a vasodiltação.
	
	Edemas residuais dificultam toques terapêuticos profundos, necessários à resposta inflamatória, já que provocam hiperalgesia e alterações de humor e comportamento.
	
	Nas lesões cutâneas abertas, utilizamos o toque de forma a prevenir aglomerados de fibroblastos, também denominados como queloides.
	
	Pacientes somáticos tendem a demonstrar quadros fisiológicos compensatórios, conscientes, que só cedem terapeuticamente a toques não terapêuticos.
	 
	Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404438433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
		
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404497770)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre os efeitos fisiológicos da terapia manual nos mais diversos tecidos do corpo, assinale a correta:
		
	
	Na pele, temos vários efeitos, mas a produção de colágeno pela terapia manual é praticamente nula, pois existe necessidade de aumento de temperatura para estimular essa proteína;
	
	A terapia manual em tecidos moles pode aumentar a densificação dos mesmos, favorecendo a prevenção de processos como as artroses;
	 
	Nenhuma acima é correta.
	
	O ácido láctico, principal catabólito dos músculos, não sofre efeito das técnicas de terapia manual, sendo uma limitação para a aplicação nos esportes;
	 
	Nas membranas recíprocas, podemos ter efeito na melhora da circulação de líquidos que protegem o SNC;

Outros materiais