Buscar

Resumo Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Marketing – Atividade que agrega valor ao produto ou serviço, sendo esse beneficio para todos os stakeholders, e também para os processos de sustentabilidade.
1 - Kotler (1998) é considerado um dos maiores nomes do marketing. Para ele, a definição de marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, comunicação e entrega de valor para o cliente.
2 – Podemos sintetizar o escopo do marketing como sendo: direcionar as atividades que envolvem a criação e distribuição de produtos em mercados identificados e aplicar a responsabilidade no relacionamento com o cliente antes, durante e depois o processo de compra.
3 - O termo consumo está relacionado ao consumidor: a pessoa que se sujeita a adquirir e utilizar o produto ou serviço de uma empresa. É a pessoa que motiva os esforços das empresas.
4 - Não basta apenas produzir o produto, seguem alguns itens que devem ser planejados pela empresa, de preferência antes mesmo de colocar o produto no mercado:
 Marca; Embalagem; Design; Rótulo; Tamanho; Variedade (mix); Padrões de qualidade; Serviços agregados; Termo de garantia; Condições de devolução.
5 – Preço - Essa variável do composto de marketing é o que possui mais dimensões estratégicas devido ao fato de que, através dessa variável, é definido qual o volume de venda e qual será a lucratividade da empresa.
6 - alguns itens que devem ser atentados no momento da decisão da estratégia de preço a ser adotada:
 O quanto de flexibilidade terá o preço; Em que nível os preços estarão em relação ao ciclo de vida do produto; Se haverá concessões, definir a quem e quando serão dadas; Como os custos de transporte serão tratados.
7 - Sobre a determinação da praça, Andrade (2012) destaca os seguintes pontos:
 Determinação do tipo de distribuição que a empresa irá realizar (direta ou indireta); Forma de exposição do produto (intensiva, seletiva ou exclusiva); Se haverá intermediários entre a empresa e o cliente, se sim, quais os facilitadores; Determinação de como será o processo administrativo e o gerenciamento da distribuição do produto físico; Determinação dos níveis de qualidade a serem disponibilizados para o cliente final (isso também é requisito do produto); Níveis de estrutura física que serão disponibilizados visando a distribuição e atendimento das necessidades do cliente.
8 - Sobre o P de Promoção, o último item do composto de marketing, Andrade (2012) o define como a comunicação da informação entre vendedor e comprador potencial ou outros do canal para influenciar atitudes e comportamentos dos consumidores e clientes em potencial.
9 - Entretanto, o mesmo autor diferencia Promoção, de promoção de venda e marketing promocional, conforme veremos a seguir: 
 Promoção: se você utilizar a palavra promoção de forma isolada (assim como sempre é utilizada no Brasil), ela faz referência apenas ao composto mercadológico ou mesmo como absorvendo atividades isoladas como: propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas e relações públicas.
 Promoção de vendas: é tida como o avanço natural da palavra promoção pura e simples, essa nova nomenclatura surgiu devido ao grande avanço das próprias operações mercantis e do próprio mercado consumidor como um todo. Não há mais espaço para o uso da palavra simples devido à complexidade que as operações passaram a ter. Surgiu a necessidade de se criar essa interdisciplinaridade da promoção (ANDRADE, 2012).
 Marketing promocional: é uma operação de planejamento estratégico ou tático combinado, unidos de forma sinérgica ou sincronizada. As ações de marketing acabam sendo compartilhadas ou executadas simultaneamente por mais disciplinas ou outras comunicações multidisciplinares de marketing (ANDRADE, 2012).
10 - O marketing também é dividido em três esferas:
 Marketing operacional: relativo às ações operacionais, normalmente é formado por um departamento que executa as atividades de forma operacional, é esse setor ou departamento que, entre outras atividades, cuida da produção de materiais, impressão de campanha publicitária. Não cabe a essa esfera a execução de planos de mercado ou estudos de novas implementações.
 Marketing tático: nesse nível de marketing dentro das empresas, há o envolvimento com o negócio da companhia, com decisões comerciais e políticas de pós-venda. Ou seja, está efetivamente ligado à área de vendas.
 Marketing estratégico: envolve estudar o mercado, propor linhas de ação para garantir a continuidade do negócio e a elaboração de planos mais amplos e mais longos para o marketing da companhia.
11 -Separa as empresas conforme seu direcionamento ou foco central. Veja agora quais são eles:
 Empresas focadas apenas na produção; Apenas no produto; Apenas nas vendas; No marketing; No ecossistema social.
12 - Ecossistema nada mais é que o conjunto de variáveis que tornam o local habitável para determinadas espécies. Essas variáveis são:
 Solo; Clima; Flora; Fauna de determinado local Inter-relação entre tais variáveis.
13 - Assim como o ecossistema natural, no qual as variáveis acabam se relacionando, o mesmo acontece no ambiente de marketing. Basta determinar que variáveis são essas. Andrade (2012) traz as seguintes: 
 Público-alvo; Segmentação do produto; Qualidade desejada; Preço esperado.
14 - Os aspectos que formam o macroambiente das organizações são o demográfico, o econômico, o natural, o tecnológico, o político e o cultural.
15 - É importante ressaltar que os aspectos do macroambiente não podem ser alterados pelas ações da empresa, e sim a empresa deve se adaptar a esses aspectos para que consiga ter um bom resultado nas suas operações.
16 - Os aspectos que formam o microambiente são empresa, departamentos da empresa, fornecedores, clientes, concorrentes, intermediários e públicos.
17 - O que é comportamento do consumidor?
Kotler e Armstrong (2003) definem comportamento do consumidor como a vontade que o cliente tem de adquirir determinado produto.
18 - E como é possível manter os clientes fiéis?
Atualmente, a grande tarefa do marketing é ser uma área ou atividade voltada ao marketing de relacionamento, criando, mantendo e aprimorando relacionamentos com clientes e partes interessadas.
19 - Níveis de relacionamento com o cliente são divididos em econômico, social, técnico e legal. 
20 - Os alicerces fundamentais para atrair o cliente são: propiciar ao cliente valor agregado no produto e serviço e procurar sempre a satisfação para o consumidor.
21 - primeiro passo na determinação da segmentação do mercado que a empresa pretende atuar é a divisão do mercado em partes menores, abrangendo compradores com necessidades, características e comportamentos diferentes, os quais podem necessitar de um mix ou mesmo produtos diferentes.
22 - Já a segunda etapa é a identificação do mercado; por fim, a terceira etapa é a busca pelo posicionamento de mercado, em que a empresa deve estabelecer uma posição competitiva no segmento que ela determinou como seu “local de público de atuação”. Os mercados são integrados por consumidores, e os consumidores se diferem entre si: cada um possui suas especificações próprias, e cabe a empresa ter a competência para estratificar corretamente esses grupos.
23 - A gestão de demanda é quando as empresas fazem a previsão do volume necessário de produção para atender ao cliente, seja este pessoa física ou pessoa jurídica.
24 - De acordo com Andrade (2012), existem três aspectos importantes que influenciam no momento de decisão do local de estabelecimento da empresa: estoque, transporte e cobertura.
25 - Logística Outbound, ou seja, a logística que cuida de toda parte de saída dos produtos da indústria para sua distribuição, por meio dos intermediários (atacadistas, varejistas, comércio eletrônico, exportação, entre outros).
26 - De forma sintetizada, os segmentos da cadeia de abastecimento podem ser assim classificados:
1. Suprimento (logística inbound) – é a entrada de insumos, matéria-prima, equipamentos, peças etc.
2. Produção – é a transformaçãodo processo produtivo (produção) em produtos acabados ou serviços.
3. Distribuição Física (logística outbound) – os canais de distribuição são os principais caminhos dos produtos, eles são representados por: atacadistas, varejistas; revendedores, distribuidores etc. Até que o produto chegue ao seu consumidor final.
27 -

Outros materiais