Buscar

direito civil 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513840516)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB MG 2005) No sistema do Código Civil brasileiro, não é direito real:
		
	 
	o condomínio.
	
	o penhor.
	
	a propriedade.
	
	a servidão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513173178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 21 122º Exame OAB-SP) Assinale a alternativa falsa.
		
	
	A posse trabalho, para atender ao princípio da função social da propriedade, reduz o prazo da usucapião extraordinária de 15 para 10 anos e o da ordinária, de 10 para 5 anos, em se tratando de bem imóvel.
	
	O mandatário, ao aceitar o encargo, passará a ter o direito de pedir ao mandante que adiante a importância das despesas necessárias à execução do mandato.
	 
	Se a mistura de coisas pertencentes a pessoas diversas for involuntária, sendo uma delas a principal, cada proprietário continuará a ter o domínio sobre o mesmo bem que lhe pertencia antes da mistura.
	
	O portador de demência arteriosclerótica é considerado, havendo interdição, como absolutamente incapaz, devendo ser representado por um curador.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513842679)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(XIII EXAME UNIFICADO DA OAB 2014) Ary celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Laurindo e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte à sua mudança, Ary foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Ary tentou, sem sucesso, entrar em contato com o vendedor, para que este arcasse com os mencionados valores. De acordo com as regras concernentes ao direito obrigacional, assinale a opção correta.
		
	 
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação propter rem, entendida como aquela que está a cargo daquele que possui o direito real sobre a coisa e, comprovadamente, imitido na posse do imóvel adquirido.
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação com eficácia real, uma vez que Ary ainda não possui direito real sobre a coisa.
	
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação subsidiária, já que o vendedor não foi encontrado, cabendo ação in rem verso, quando este for localizado.
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois cabe ao vendedor solver todos os débitos que gravem o imóvel até o momento da tradição, entregando-o livre e desembargado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513858187)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 21 119º Exame OAB-SP) Por deliberação de 2/3 em assembléia condominial de prédio residencial, o síndico ajuizou ação contra condômino, por perturbação do sossego, visando interditar-lhe o acesso ao edifício. A medida intentada é
		
	
	ilegal, por falta de decisão unânime dos condôminos.
	
	legal, por constituir contravenção penal.
	 
	ilegal, porque as transgressões a deveres dos condôminos são passíveis apenas de sanções pecuniárias.
	
	Nenhuma das opções
	
	legal, pois que a decisão da Assembléia é soberana no regime das relações de condomínio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513842702)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/AP) Na alienação fiduciária em garantia,
		
	 
	o fiduciante transfere ao fiduciário a propriedade resolúvel do bem oferecido em garantia.
	
	o fiduciante transfere ao fiduciário a nua propriedade e conserva o direito real de uso do bem oferecido em garantia da dívida.
	
	o fiduciário transfere ao fiduciante a propriedade resolúvel do bem oferecido em garantia.
	
	o fiduciário automaticamente adquire a propriedade plena do bem oferecido em garantia, se a dívida não for paga no vencimento.
	
	o fiduciante transfere ao fiduciário a propriedade perpétua do bem oferecido em garantia.

Continue navegando