Buscar

Aula 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 12: Mecanismos de Solução de Controvérsias Internacionais
Conceito: Segundo a Corte de Haia considera-se conflito ou litígio internacional todo "desacordo sobre certo ponto de direito ou de fato", toda "contradição ou oposição de teses jurídicas de interesses entre dois Estados“. (1925)
O fato da guerra ter se transformado em ato de repúdio para a sociedade internacional fez com que fosse desconsiderada enquanto meio para solução de controvérsias internacionais.
Conflito Internacional
Esta convenção pretende prevenir a utilização do uso da força pelos Estados.
Assim, o Direito Internacional oferece vários meios de solução de controvérsias, tais como:
Negociações diretas, congressos e conferências, mediação, bons ofícios, consulta, arbitragem, solução judiciária, comissões de inquérito e conciliação, comissões mistas, retorsão, represália, embargo, boicotagem, bloqueio pacífico e ruptura das relações internacionais.
Convenção para Solução dos Conflitos Internacionais
Foram elaboradas por meio de costume internacional.
São meios pacíficos de solução de controvérsias:
_ Meios diplomáticos (meio pacífico)
_Meios políticos (meio pacífico)
_Meios jurisdicionais (meio pacífico)
_Meios coercitivos (uso da força)
MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS
Meios Diplomáticos:
Congresso ou conferência: se dá quando “a matéria ou assunto em litígio interessa a diversos Estados, ou quando se tem em vista a solução de um conjunto de questões sobre as quais existem divergências”. 
Bons ofícios: consiste na tentativa de possibilitar negociações entre as partes interessadas ou de reatar as negociações que foram rompidas. Sendo assim, o terceiro Estado limitar-se-á a aproximar os Estados litigantes como um simples intermediário - não participa diretamente -, buscando levar os Estados a entrarem em negociação, ao contrário da mediação.
Fundamento jurídico: tratado interamericano sobre bons ofícios (1936)
MEIOS PACÍFICOS
"Lula voltou a se encontrar com o presidente palestino no fim de junho, quando os dois participavam da cúpula da União Africana, na Guiné Equatorial. Além de assegurar o apoio brasileiro à iniciativa na ONU em setembro, o ex-presidente ofereceu seus "bons ofícios" para trazer ao barco pró-palestino mais países em desenvolvimento." (Roberto Simon, Jornal O Estado de São Paulo, 24/07/2011). Partindo do contexto exposto, o que quer dizer o termo "bom ofício"? Com base na notícia acima, responda: 1) Qual o mecanismo de solução de conflitos a que se refere a matéria? Qual seu conceito, características e fudamento? 2) No qua se distingue da mediação? 3) O ex-presidente Lula estava habilitado para promover este ato internacional?
 
Meios Diplomáticos:
 Negociação: É atividade diplomática, ocorre quando os Estados solucionam a controvérsia por meio da discussão direta de governo a governo. Neste caso, não há a intervenção de terceiros para a solução da contenda e normalmente é um pressuposto para a celebração de um tratado. Ex.: negociação para delimitar o território - Brasil e Bolívia (Tratado de Petrópolis de 1903, referente ao Estado do Acre).
MEIOS PACÍFICOS
Meios Diplomáticos:
Mediação: é “ato pelo qual um país ou vários Estados, seja a pedido das partes em litígio, seja por sua própria iniciativa, aceitam livremente, seja por consequência de estipulações anteriores, se fazerem intermediários oficiais de uma negociação com a finalidade de resolver pacificamente um litígio, que surgiu entre 2 ou mais Estados.”
Consulta (OEA – capítulo V): consiste na troca de opiniões entre dois ou mais governos, interessados direta ou indiretamente num litígio internacional, com vistas a alcançar a solução pacífica deste.” (Accioly). 
MEIOS PACÍFICOS
Meios Diplomáticos:
Conciliação: A conciliação é o meio para solução de controvérsias considerado mais solene do que os anteriores, onde um terceiro Estado (estranho ao conflito) propõe às partes envolvidas uma solução que procure levar em consideração interesses de ambas.
É assim muito parecida com a mediação, caracterizada por maior aparato formal, e consagrada por sua previsão em bom numero de tratados, alguns recentes e de capital importância como a Convenção de Viena sobre o direito dos tratados (1969) e a Convenção das Nações Unidas sobre o direito do mar (1982), Caracteriza esta variante o fato de ser coletivo seu exercício: não há um conciliador singular, mas uma comissão de conciliação, integrada por representantes dos Estados em conflito e elementos neutros, em número total ímpar. Tomam-se decisões por maioria, desde aquelas pertinentes ao procedimento até a decisão final e essencial, qual seja o relatório em que a comissão propõe um deslinde para o conflito. Este, a exemplo do parecer do mediador, só será observado quando ambas o entendam conveniente,
MEIOS PACÍFICOS
Meios Jurídicos:
São meios jurídicos (não jurisdicional):
Investigação: segundo Celso Mello, consiste, quando do aparecimento de um litígio, em submetê-lo a comissários investigadores, cuja única missão é estabelecer a materialidade dos fatos, mas sem se pronunciarem sobre as responsabilidades.
Conciliação: É um procedimento facultativo de negociação, conduzido por uma comissão de conciliadores, escolhidos pelos Estados envolvidos, que indicarão o direito aplicável ao caso e os fatos apurados na investigação.
Meios jurídicos judiciários (soluções pacíficas  jurisdicionais): 
São as decisões das Cortes Internacionais com competência jurisdicional. Suas decisões são obrigatórias.
MEIOS PACÍFICOS
Quanto aos tribunais internacionais e os meios jurisdicionais de solução pacífica de litígios pode-se considerar como correta a seguinte afirmação:
A) Aqueles exercidos quando existe litígio de certa gravidade e são resolvidos pelos órgãos políticos ou organizações, sem a existência de um compromisso de fato.
B) Aqueles exercidos quando existe litígio de certa gravidade e são resolvidos pelos Estados, sem a existência de um compromisso de fato.
C) Meios onde as decisões são obrigatórias e seu não cumprimento configura um ilícito internacional, onde a busca da solução do conflito se faz conforme o direito vigente.
D) Meios pelos quais há negociação direta entre as partes ou intervenção de terceiros, sem o escopo de obrigar as partes à sua decisão.
E) Meios pelos quais há negociação direta entre as partes, mas que sua decisão não é cogente.
Gabarito: c
Os Meios Diplomáticos de resolução de conflitos são:
A) Aqueles onde os órgãos políticos ou organizações tomam para si a solução do conflito, vez que eles demandam desconforto no cenário internacional.
B) Meios onde se resolvem os desacordos mediante negociação direta entre as partes ou intervenção de terceiros, sem o escopo de obrigar as partes ao seu parecer.
C) Meios onde há um compromisso de fato e as decisões são obrigatórias e seu descumprimento configura um ilícito internacional.
D) Meios onde não há um compromisso de fato e as decisões são obrigatórias e seu descumprimento configura um ilícito internacional.
E) Aqueles onde os Estados tomam para si a solução do conflito, vez que eles demandam desconforto no cenário internacional.
GABARITO: LETRA B.
Arbitragem
Meio de solução pacífica de controvérsias utilizada para resolução de conflitos de âmbito nacional ou internacional, sendo ela uma via jurisdicional (reconhecida pelo Estado). 
Fundamentos:
- Corte Permanente de Arbitragem
_ Protocolo de Genebra de 1923
- Código de Bustamante (1928)
-  Convenção de Nova York de 1958 (mais de 130 países) - ONU
-  Convenção Interamericana sobre Arbitragem Comercial Internacional de 1975.
-  Convenção Interamericana sobre eficácia extraterritorial das sentenças e laudos arbitrais estrangeiros (1979)
-  Protocolo de Las Lenãs (1992)
MEIOS PACÍFICOS
Diferenças entre Laudo Arbitral e Sentenças de Tribunais internacionais: 
Os meios jurisdicionais no plano internacional comportam a solução judiciária e a arbitral, que se distinguem no seu aspecto formal.
O tribunal arbitral é constituído pelas partes litigantes para resolver o litígio e desaparece com ele, enquanto os tribunais judiciários são anteriores ao litígio e subsistem à sua solução, bem como os seus componentes não são escolhidos pelas partes litigantes.
MEIOS PACÍFICOS
Arbitragem
O compromisso arbitral, pactuado entre as partes é o que define a modalidade de composição, seus poderes, os procedimentos, o direito aplicável, a possibilidade de recurso e o mais importante, firma o compromisso de que as partes cumprirão a decisão proferida.
Arbitragem Internacional à UNCITRAL (United Nations Commission on International Trade Law ), lei modelo, art. 1º, 3.
MEIOS PACÍFICOS
Arbitragem
Qual a diferença entre cláusula arbitral (compromissória) e compromisso arbitral?
A diferença é que a Cláusula arbitral é inserida no contrato firmado pelas partes para substituir a cláusula de eleição do foro, seria antes do litígio, constituindo espécie de cláusula compromisso. Já o Compromisso Arbitral é firmado pelas partes após o litígio.
MEIOS PACÍFICOS
 São meios diplomáticos de solução de conflitos em Direito Internacional Público:
a) A arbitragem, a negociação direta, os congressos e conferências e a retorsão.
b) A arbitragem, a negociação direta, os congressos e conferências e o bloqueio pacífico.
c) A negociação direta, os congressos e conferências, os bons ofícios, a mediação e o sistema consultivo.
d) A negociação direta, os congressos e conferências, os bons ofícios, a mediação, a arbitragem e o sistema consultivo.
e) A negociação direta, os congressos e conferências, os bons ofícios, a mediação, as comissões mistas, a arbitragem e o sistema consultivo.
Gabarito: letra c
Pedido de vista do ministro Raul Araújo interrompeu o julgamento, pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de processo que discute se caberá ao Poder Judiciário ou à arbitragem resolver a disputa travada pelas empresas Graal Participações Ltda. e Kieppe Participações e Administração Ltda. em torno de ações da Odebrecht Investimentos S/A (Odbinv). 
A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, já havia dado seu voto no sentido de extinguir a ação de execução específica de cláusula arbitral proposta pela Graal contra a Kieppe, acionista controladora da Odbinv. Para ela, a cláusula arbitral passível de execução forçada precisa estar expressa no contrato em caráter exclusivo e compulsório. A simples menção à arbitragem como uma das possibilidades para solução de conflitos não obriga as partes a se submeterem a esse procedimento. 
A Graal pretendia submeter a disputa à arbitragem, porém a Kieppe alegou que o acordo não previa cláusula arbitral exclusiva e defendeu que a controvérsia fosse decidida judicialmente. 
Pedido de vista interrompe julgamento de disputa de ações na Odebrecht
Questão 24:
O litígio que envolve Estados e organizações internacionais, podendo ser de natureza econômica, política ou meramente jurídica, é conceituado como controvérsia internacional.
Acerca dos meios diplomáticos para soluções pacíficas de controvérsias, assinale a alternativa correta:
A) A negociação é um mecanismo que conta com o envolvimento de um terceiro, cuja função é propor uma solução pacífica para o conflito entre as partes.
B) Os bons ofícios caracterizam um terceiro que colabora com a solução de controvérsia podendo ser um Estado, um organismo internacional ou uma autoridade.
C) A mediação caracteriza-se pelo envolvimento de um terceiro, que somente pode ser pessoa natural.
D) A conciliação é muito semelhante à mediação. Entretanto, caracteriza-se pela possibilidade de atuar como mediador pessoa natural, Estado ou organismo internacional.
OAB-XVI EXAME DE ORDEM
Questão 24:
LETRA B.
OAB-XVI EXAME DE ORDEM
Retorsão:
“Quando o Estado ofendido aplica ao Estado ofensor as mesmas medidas ou os mesmos processos que este empregou ou emprega contra ele” (H. Acciolly)
-       O ato do ofensor é pouco amistoso, mas não é proibido pelo Direito, porém causa prejuízo.
-       Atos de soberania de um Estado que podem colocar outro Estado em posição desvantajosa.
MEIOS COERCITIVOS
06/01/2007 - 16h07 http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/01/06/ult35u51037.jhtm
Moscou ameaça Minsk com medidas de retorsão
MOSCOU, 6 jan (AFP) - A Rússia ameaçou neste sábado tomar medidas de represália contra a Belarus se a ex-república soviética insistir na instauração de uma taxa sobre o petróleo russo que transita por seu território na direção da Europa.
"O cenário pode evoluir para um desfecho pacífico se conseguirmos convencer nosso parceiros de que tal taxa não se justifica", declarou o vice-ministro russo do Desenvolvimento Econômico e do Comércio, Andrei Charonov, citado pelas agências russas, ao término de um encontro com o embaixador da Belarus em Moscou.
"Caso contrário, teremos que buscar medidas apropriadas referentes às nossas relações comerciais, que obrigarão nossos parceiros bielo-russos a analisar seriamente a situação na qual eles colocaram a Rússia e as companhias russas que têm contratos de entrega de petróleo com a Europa", acrescentou.
"Como a Bielarus não vende petróleo, vamos examinar os outros tipos de produtos" que ela exporta, prosseguiu Charonov, frisando que a Rússia é "um grande importador de mercadorias da Bielorus" e que "as duas economias são interdependentes".
MEIOS COERCITIVOS
Represálias
‘São medidas coercitivas mais ou menos violentas, contrárias a certas regras ordinárias do direito das gentes, empregadas por um Estado contra o outro, que viola ou violou o seu direito ou de seus nacionais.(Rezek)
- São medidas coercitivas, derrogatórias das regras ordinárias do direito internacional, tomadas por um Estado em consequencia de atos ilícitos praticados, em seu prejuízo, por outro Estado e destinadas a impor a estes por meio de um dano, o respeito do direito. (Guerra, p. 414)
- Segundo Rezek, ambos os atos são reprováveis quando:
- Excedem a gravidade do fato a que pretendem responder
- Lesam incidentalmente o direito de terceiros
- Atingem pessoas ou bens protegidos contra represálias pelas normas de direito humanitário (enfermos, náufragos e integrantes do pessoal de socorro)
MEIOS COERCITIVOS
DIFERENÇA ENTRE REPRESÁLIA E RETORSÃO:
A retorsão é motivada por um ato que o direito não proíbe ao Estado estrangeiro, mas que causa prejuízo ao Estado que decide realizar a retorsão.
A represália é motivada por uma violação ao direito.
MEIOS COERCITIVOS
Israel amplia colônias em represália a novo governo palestino
http://noticias.r7.com/internacional/israel-amplia-colonias-em-represalia-a-novo-governo-palestino-05062014
Jerusalém, 5 jun 2014 .- O ministro de Habitação de Israel, Uri Ariel, abriu um novo edital para a construção de 1.500 casas em Jerusalém Oriental e no resto da Cisjordânia ocupada, em represália à formação do novo governo de unidade palestino, informou nesta quinta-feira o jornal local "Haaretz" em sua edição digital. Além disso, autorizou a construção de 400 novas casas em Ramat Shlomo, um dos bairros de Jerusalém Oriental, região que os palestinos reivindicam como capital de seu futuro estado independente. "Alegra-me a decisão de dar uma resposta sionista apropriada ao estabelecimento de um gabinete palestino terrorista", explicou na noite desta quarta-feir o ministro, membro do partido ultranacionalista e pró-colono, Habayit Hayehdi (Casa judia). A decisão foi criticada pela ministra de Justiça israelense e ex-chefe negociadora, Tzipi Livni, que a qualificou de "outro erro político que só fará com que nossa campanha contra o apoio internacional (ao movimento islamita) Hamas seja mais difícil". EFE jm/ma
Israel amplia colônias em represália a novo governo palestino
Embargo:
Consiste no seqüestro, em plena paz, de navios e cargas de nacionais, de um Estado estrangeiro, ancorados em portos ou em águas territoriais do Estado que adota este meio coercitivo (H. Accioly)
-     É forma especial
de represália.
-    Pouco utilizado pois geralmente leva à guerra.
MEIOS COERCITIVOS
 Bloqueio: 
Visa impedir, por meio de força armada, as comunicações com os portos ou costa de um país ao qual se pretende obrigar a proceder de determinado modo.
Artigo 42 (Carta da ONU). No caso de o Conselho de Segurança considerar que as medidas previstas no Artigo 41 seriam ou demonstraram que são inadequadas, poderá levar a efeito, por meio de forças aéreas, navais ou terrestres, a ação que julgar necessária para manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais. Tal ação poderá compreender demonstrações, bloqueios e outras operações, por parte das forças aéreas, navais ou terrestres dos Membros das Nações Unidas.
MEIOS COERCITIVOS
Boicote:
É a interrupção de relações comerciais com um Estado considerado ofensor dos nacionais ou dos interesses de outro Estado.
Rompimento das Relações Diplomáticas:
Quando não existe mais diálogo entre as partes, há a entrega dos passaportes ao embaixador do Estado e a solicitação de retirada de todo o corpo diplomático, podendo resultar, inclusive em conflito.
MEIOS COERCITIVOS
Caso Concreto
Em 2007, após a tomada do poder em Gaza pelo Hamas, grupo islâmico radical, Israel e o Egito passaram a isolar – manu militari - econômica e comercialmente a faixa de Gaza.  As fronteiras  foram  totalmente fechadas, só sendo permitidos carregamentos com suprimentos humanitários, que são fiscalizados minuciosamente. Israel alega que as medidas foram tomadas com a finalidade de enfraquecer o poder do Hamas. Em 2010, as medidas  foram abrandadas com a abertura da fronteira de Rafah pelo Egito, mas a passagem só está franqueada a circulação de pessoas e não de mercadorias.
Com relação à medida coercitiva tomada por Israel e Egito, responda:
1)      Trata-se de qual medida coercitiva, representativa do uso da força contra Gaza? Explique e justifique
2)      Esta medida é aceita pelo Direito Internacional? 
3)      E se  houvesse impedimento de entrada de suprimentos humanitários? Explique, justifique e fundamente.
Sugestão de gabarito: 
1) Bloqueio: Visa impedir, por meio de força armada, as comunicações com os portos ou as costas de um país ao qual se pretende obrigar a proceder de determinado modo.
2)Sim. Art. 42 da Carta da ONU 
3)Não, pois estaria violando norma imperativa de DDHH, em especial as Convenções de Genebra de 1949.
CASO CONCRETO:
1ª QUESTÃO OBJETIVA
O modo jurídico de solução de controvérsias pelo qual os Estados delimitam o objeto da mesma, escolhem os juízes, determinam as fontes do direito que podem ser utilizadas no processo e se comprometem a cumprir a decisão, mediante acordo, é a (33º Exame da OAB, questão 96)
A) mediação.
B) negociação diplomática.
C) conciliação.
D) arbitragem.
CASO CONCRETO:
1ª QUESTÃO OBJETIVA
Sugestão de gabarito: letra D, do próprio conceito de arbitragem. A letra a está errada, pois na mediação um país ou vários Estados, seja a pedido das partes em litígio, seja por sua própria iniciativa, aceitam livremente, seja por consequência de estipulações anteriores, se fazerem intermediários oficiais de uma negociação. A letra B está errada, pois na negociação diplomática não há juízes e não se decide por intermédio da aplicação do direito escolhido pelas partes. A letra c está errada, pois É um procedimento facultativo de negociação, conduzido por uma comissão de conciliadores, escolhidos pelos Estados envolvidos, que indicarão o direito aplicável ao caso e os fatos apurados na investigação. 
CASO CONCRETO:
2ª QUESTÃO OBJETIVA
Um contrato internacional entre um exportador brasileiro de laranjas e o comprador americano, previu que em caso de litígio fosse utilizada a arbitragem, realizada pela Câmara de Comércio Internacional. O exportador brasileiro fez a remessa das laranjas, mas estas não atingiram a qualidade estabelecida no contrato. O comprador entrou com uma ação no Brasil para discutir  o cumprimento do contrato. O juiz decidiu: Exame de Ordem Unificado 2010.3, questão 94)
(A) extinguir o feito sem julgamento de mérito, em face da cláusula arbitral.
(B) deferir o pedido, na forma requerida.
(C) indeferir o pedido porque o local do cumprimento do contrato é nos Estados Unidos.
(D) deferir o pedido, em razão da competência concorrente da justiça brasileira.
CASO CONCRETO:
2ª QUESTÃO OBJETIVA
Sugestão de gabarito: Letra A.  A Lei nº 9.307/96, prevê a arbitragem facultativa, isto é, as partes elegem a arbitragem num contrato se quiserem. Mas, a partir do momento que escolhem a arbitragem, estarão obrigadas a cumprir o estabelecido no contrato, não podendo propor ação judicial. Art. 267, VII coma redação dada pela lei 9307/96.
CASO CONCRETO:
3ª Questão objetiva
Julgue os itens a seguir C(certo) ou E(errado), relativos aos meios  jurisdicionais  de solução pacífica dos conflitos internacionais.
1-      Tanto os acórdãos da Corte Internacional de Justiça quanto as sentenças arbitrais são definitivos e obrigatórios.
2-      A jurisdição internacional, quer  judiciária, quer não judiciária, só é exercida para equacionar conflitos entre Estados quando estes se comprometem previamente em acatar a decisão a ser proferida.
3-      Diferentemente dos acórdãos dos tribunais internacionais, as sentenças arbitrais  poderão ser impugnadas sob a alegação de serem errôneas ou contrárias à eqüidade.
4-      Tanto as sentenças arbitrais quanto os acórdãos dos tribunais internacionais têm força executória direta.
CASO CONCRETO:
Sugestão de gabarito: A assertiva 1 está certa quanto as decisões da CIJ, com fundamento no art. 59 e 60 do Estatuto e quanto as sentenças arbitrais, no art. 35 da lei modelo da UNCITRAL. A assertiva 2 está certa, quanto a judiciária, pela cláusula de jurisdição facultativa e quanto a não judiciária (arbitral), pela cláusula compromissória (cheia ou vazia). A assertiva 3 está  errada, como prevê o art. 34 da Lei modelo. A assertiva 4 está errada, pois precisam passar pela autoridade estatal. No caso das decisões dos Tribunais, tem que ser incorporadas e quanto as arbitrais, homologadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais